Menu
domingo, 24 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Carnaval de Corumbá 2021 está oficialmente cancelado

11 fevereiro 2021 - 11h52Mariana Conte

O tradicional carnaval de Corumbá e considerado o maior da Região Centro Oeste está oficialmente cancelado para o ano de 2021, a decisão foi divulgada pela Prefeitura Municipal nesta quinta-feira, 11 de fevereiro durante coletiva de imprensa.

Devido aos casos de Covid-19 que ainda crescem a cada dia no município, causando a morte de alguns infectados e sem a imunização com a vacina de grande parte da população, o prefeito Marcelo Iunes anunciou que a festa ficará para o ano que vem.

Para o carnaval de 2022 será realizado um planejamento com realização de qualificações para os profissionais do samba ao longo do segundo semestre.

O assessor executivo da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Sandro Asseff  detalhou a reciclagem e a qualificação dos profissionais do carnaval. “A partir do segundo semestre vamos iniciar ações, primeiro com carnavalescos realizando a Caravana do Carnaval. Vamos levar os carnavalescos para o Rio de Janeiro em agosto para conhecerem todo o processo produtivo e criativo na Cidade do Samba. No retorno, eles vão capacitar nossa mão de obra”, disse. Serão promovidos cursos presenciais e virtuais de adereços/costura/reaproveitamento; mestre-sala e porta-bandeira; bateria; passista e coreografia para comissão de frente e ala coreografada.

O planejamento da Prefeitura de Corumbá estabelece que a Fundação da Cultura retome a partir de novembro a realização das Rodas de Samba. Há também, no segundo semestre, a projeção da celebração do convênio com a Liesco, Liblocc e União dos Cordões para que as agremiações carnavalescas possam iniciar a preparação para 2022. “Pretendemos, com  base na imunização da população, redução de óbitos e diminuição de casos, fazer o pré-lançamento do carnaval 2022 no aniversario de Corumbá em setembro, com  um grande espetáculo de carnaval e um  show com as agremiações carnavalescas da nossa cidade”, disse Sandro Asseff. Ainda este ano o Município inicia o estudo de uma área para a construção de barracões.

“Temos que olhar para o futuro ao pautarmos as ações visando carnaval de 2022. Estamos recuando para avançar com saúde. Este ano de 2021 vai ser importante para valorizarmos ainda mais as mentes pensantes do nosso carnaval”, completou o assessor executivo.

Presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), Victor Raphael, participou da coletiva e reforçou apoio da entidade à decisão de não realizar o carnaval este ano. “Nos entristece não ter o carnaval, mas claro que as entidades têm responsabilidade social. Imagina realizar o carnaval e daqui 20 dias termos um hospital superlotado com pacientes de covid. É o momento de pensarmos o carnaval e o que a Administração fará em 2021 vai discutir melhorias para aprimorar o nosso carnaval. É Importantíssimo darmos essa ciência à população que temos a responsabilidade de apoiar a decisão da Prefeitura e fazer apelo às pessoas que gostam do carnaval, para que não façam aglomeração este ano. Evitem aglomeração. Agradeço ao prefeito por estes atos que vão muito além do carnaval”, finalizou o dirigente da Liga.

No final da coletiva o Prefeito pediu a população para evitar aglomeração e fazer festa. “Peço a toda população que evite aglomeração, fazer festa. Sei que é difícil, mas evite. Use máscara, álcool gel, para que não levemos esse vírus para nossas casas. Vamos pensar no próximo. O maior bem será sempre a saúde de nossos familiares. Pedimos com carinho que pensem em seus familiares. Você cidadão corumbaense do bem ligue para Prefeitura se souber de alguma festa clandestina. Nossa segurança vai ser reforçada. Com todos juntos vamos conseguir sair dessa pandemia e ter dias melhores o mais breve possível”, concluiu o chefe do Executivo corumbaense.

Com informações da Prefeitura Municipal de Corumbá

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flagrante
Dois turistas são multados em R$ 1,8 mil por pesca predatória no rio Miranda
Alerta
Últimos dias para inscrições em editais da Funarte
Imunização
Quem pode se vacinar contra Covid neste fim de semana
1 hora a menos
Agepan defende o retorno do horário de verão para economia de energia em MS
74 vagas
Concurso público da Sanesul recebe inscrições até 11 de novembro
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19
Orientação
O que fazer para prevenir problemas durante e após temporais
CNH MS Social
Programa de habilitação gratuita já tramita na Assembleia Legislativa
Tempo
Chuva ganha força a partir deste sábado e pode trazer nova tempestade para MS
Precaução
Tradicional Procissão Fluvial é cancelada devido previsão de mal tempo

Mais Lidas

Causa não definida
Motorista de ônibus fretado com 42 passageiros perde o controle e colide na mureta da ponte
Dom Bosco
Homem baleado pede socorro em escola, mas não resiste e morre
Desdobramento
Embarcação que naufragou e fez sete vítimas no rio Paraguai não era de transporte turístico
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19