O Jardim da Independência, na Praça Central de Corumbá, foi palco para o evento de lançamento do Carnaval 2025 de Corumbá, na noite desta quinta-feira, 14 de fevereiro, com a presença do governador Eduardo Riedel, acompanhado do prefeito Dr. Gabriel e do deputado estadual Paulo Duarte. Em uma grande festa, no ritmo das marchinhas e com a participação de ritmistas das escolas de samba, passistas e foliões dos tradicionais cordões e blocos, Ridel destacou a importância do Carnaval Cultural de Corumbá.
"Com certeza vai ser uma grande festa, com apoio do Estado, pela iniciativa da prefeitura e da classe política que se uniu. O carnaval é um movimento, uma expressão popular, que gera economia, renda, emprego, oportunidade para as pessoas", afirmou Riedel.
A preparação para a folia corumbaense movimenta as escolas de samba, que a cada ano levam aproximadamente 35 mil pessoas para a avenida.
"São dez mil pessoas desfilando e 25 mil assistindo. O pessoal participa, os foliões esperam os desfiles. As escolas são extremamente tradicionais, a gente monta o maior carnaval do Estado, do Centro-Oeste, e faz um grande espetáculo", disse Vitor Rafael, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá.
Governador destacou a importãncia do Carnaval para a cultura, turismo e economia da cidade e do estado. Foto: Saul SchrammOs blocos e cordões também reúnem a população em busca de diversão e cultura. Um dos grupos mais tradicionais é o Bloco dos Palhaços. Iniciado em 1989, o bloco reúne principalmente famílias e crianças, como uma opção de diversão para os pequenos foliões.
"O bloco começou com um único palhaço, depois profissionalizamos e hoje a gente faz a maquiagem e o figurino para todos que queiram participar. Corumbá é uma cidade que tem muitos blocos, e as pessoas aproveitam tudo do carnaval, é muito significativo", afirmou uma das fundadoras do bloco, Bianca Machado.
Uma das figuras mais representativas do carnaval de Corumbá, Maria Lúcia Rocha, a Morocha, 80 anos, participou do lançamento e falou sobre a importância da festa para a população. “O carnaval é da cidade, e por isso todos temos a obrigação de ajudar. Eu gosto da folia, é um prazer participar”.
Foliões do tradicional bloco dos Palhaços animaram o público. Foto: Saul Schramm"O carnaval precisa ser visto como investimento. E a festa deste ano só foi possível com o apoio do Governo do Estado e dos parlamentares que garantiram recursos, para esta festa cultural importante para Corumbá", afirmou o prefeito Gabriel de Oliveira.
O lançamento do Carnaval de Corumbá reuniu os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Marcelo Miranda (Setesc), a senadora Soraya Thronicke, o deputado federal Geraldo Resende, os deputados estaduais Gerson Claro (presidente da Alems), Mara Caseiro, Pedrossian Neto e Paulo Duarte, além de outras autoridades estaduais e municipais. *Com informações da Agência de Notícias do Governo do Estado.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário

Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista

Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados

Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá

Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá

Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro

Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã



Bateria Furacão da Major Gama deu o tom na festa que anuncia o maior Carnaval do centro-oeste. (Foto: Saul Schramm)

