De 12 a 16 de maio, Corumbá e Ladário serão palco da terceira edição da Semana Nacional do Registre-se, iniciativa promovida pela Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A ação busca ampliar o acesso à documentação civil básica, como certidão de nascimento, CPF e carteira de identidade, com atenção especial voltada às comunidades indígenas.
Este ano, a campanha traz orientações específicas para o atendimento de povos originários, conforme o Provimento nº 331 do TJMS. Entre as garantias está a liberdade na escolha do nome, a possibilidade de inserir referências à etnia, povo ou clã como sobrenome, além do uso da língua indígena nos registros, se solicitado. O Registre-se também facilita a emissão de certidões mesmo na ausência da Declaração de Nascido Vivo, permitindo o uso de testemunhos ou documentos complementares, como registros de pré-natal ou vacinação. Quando não for possível comprovar o nascimento por esses meios, o caso poderá ser encaminhado à Justiça.
A campanha também permite que indígenas maiores de idade façam a modificação do prenome e incluam elementos de identidade étnica no sobrenome. Essas alterações serão anotadas nos registros, preservando o nome original por segurança jurídica. Em situações que exigirem ação judicial, está garantido o acesso gratuito à Justiça. O atendimento pode ser realizado com o auxílio de tradutores ou pessoas de confiança, caso o indígena não compreenda a língua portuguesa.
Confira os pontos de atendimento e os serviços disponíveis:
Cartório do Pantanal (2º Serviço Notarial e de Registro Civil de Corumbá)
Rua Delamare, nº 1194, Centro – Corumbá/MS
Atendimento de 12 a 16 de maio
Horário: das 8h às 17h
Serviços: registro tardio de nascimento, emissão de segunda via de certidões e solicitação de certidões de outras comarcas pela CRC
Contato: (67) 99964-1891 | [email protected]
Serviço Notarial e de Registro Civil das Pessoas Naturais de Ladário
Avenida 14 de Março, nº 301, Centro – Ladário/MS
Atendimento de 12 a 16 de maio
Horário: das 8h às 11h e das 13h às 17h
Serviços: registro de nascimento fora do prazo legal, emissão de segundas vias, orientação jurídica sobre registro civil, documentação para indígenas e quilombolas
Contato: (67) 98114-7940 | [email protected]
Unidade Regional de Perícia e Identificação de Corumbá (URPI)
Rua Major Gama, nº 290, Centro – Corumbá/MS
Atendimento de 12 a 16 de maio
Horário: das 8h15 às 11h45 e das 13h15 às 16h45 (recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência)
Serviço: emissão de carteira de identidade (RG)
Contato: (67) 3234-9905 | [email protected]
A ausência de documentos pessoais básicos compromete o acesso a direitos fundamentais, como saúde, educação e habitação. A Semana Nacional do Registre-se tem como missão enfrentar esse problema, promovendo cidadania, inclusão social e dignidade às populações que historicamente enfrentam dificuldades para acessar serviços públicos essenciais.*Com informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário

Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista

Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados

Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá

Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá

Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro

Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã



Atendimentos serão realizados de 12 a 16 de maio, garantindo acesso à cidadania em Corumbá e Ladário. (Foto: Marcelo Cassal/Agência Brasil)


