Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Campanha nas redes sociais custou quase R$ 2 milhões em Mato Grosso do Sul

18 novembro 2020 - 12h25Eduardo Miranda, Correio do Estado

Os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em Mato Grosso do Sul gastaram quase R$ 2 milhões nas redes sociais Facebook e Instagram nestas eleições. Com exatidão, o Facebook, dono das duas redes sociais, recebeu R$ 1.984.533,00 referentes a impulsionamentos contratados pelos candidatos do Estado.  

Entre os nove campeões de gastos neste pleito, somente um dos candidatos, o prefeito Marcos Trad (PSD), reeleito para mais quatro anos de mandato em Campo Grande, obteve êxito nas urnas.

O restante, mesmo os candidatos a vereador que apostaram na divulgação de vídeos e cards nas redes sociais, não conseguiu transformar o engajamento comprado em votos.  

O campeão de gastos com publicações patrocinadas no Facebook e no Instagram foi o vereador Vinicius Siqueira (PSL), candidato a prefeito de Campo Grande que terminou a campanha na quarta posição, com 34.066 votos (8,20%).  

Dos R$ 764,5 mil que Siqueira arrecadou para estas eleições, 98,1% vieram Fundo Eleitoral. De posse do dinheiro, ele investiu R$ 189.354,00 em impulsionamento nas redes controladas pelo Facebook no período compreendido entre 4 de agosto e 14 de novembro.  

Na última semana de campanha, Siqueira gastou R$ 59,5 mil. O candidato do PSL também foi o único a utilizar mais de uma conta (rótulos) para impulsionar suas postagens.  

No sábado, por exemplo, para alcançar até 400 mil contas de Facebook no Estado, Siqueira gastou R$ 9 mil em uma postagem, na qual informava que o voto no procurador Sérgio Harfouche seria considerado nulo.  

O vice-campeão de gastos no Facebook foi o engenheiro Marcelo Bluma (PV), também candidato a prefeito da Capital. Ele investiu R$ 131 mil em impulsionamento.  

Nas urnas, obteve 2.657 votos (0,64%), volume superior somente ao do empresário Paulo Matos (PSC), que obteve 1.884 votos (0,45%) e investiu R$ 54,9 mil em impulsionamento de suas publicações.  

O prefeito reeleito, Marcos Trad (PSD), foi o oitavo com maior quantidade de gastos: ele investiu R$ 28.552 em impulsionamento. Com quase 100 mil seguidores, Trad é o que tem maior alcance orgânico (sem precisar pagar) no Facebook, mais de três vezes do que o total de seguidores de Siqueira.

Vereador

A lista dos campeões de gastos também conta com um candidato a vereador: Ciro Fidelis (PSL), que conquistou 684 votos e não conseguiu se eleger.  

Ciro era apoiado pelo deputado federal Loester Trutis (PSL), que chegou a se candidatar a prefeito e parou de investir em impulsionamento depois que teve sua candidatura indeferida.  

A lista dos que mais apostaram nas redes tem apenas um candidato que não é de Campo Grande: Mauro Thronicke (PSL), irmão da senadora Soraya Thronicke (PSL). Ele gastou R$ 33,1 mil em impulsionamentos.

Os nove candidatos que mais gastaram nestas eleições:  

Vinicius Siqueira (PSL): R$ 189.354,00

Marcelo Bluma (PV): R$ 131.081,00

Paulo Matos (PSC): R$ 54.999,00

Marcelo Miglioli (SD): R$ 37.000,00

Mauro Thronicke (PSL) - candidato a prefeito em Dourados: R$ 33.130,00

Marcio Fernandes (MDB): R$ 32.886,0

Ciro Fidelis (PSL) - candidato a vereador Campo Grande: R$ 30.000,00

Marquinhos Trad (PSD): R$ 28.552

Loester Trutis (PSL): R$ 27.042

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira