Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Campanha de doação de sangue acontece nos dias 09 e 10 em Corumbá

06 junho 2017 - 10h48Assessoria PMC

O Núcleo Hemoterápico de Corumbá promove, nos dias 09 e 10 de junho, campanha de doação de sangue e sangue para medula. Os interessados podem realizar a doação das 07h30 às 12 horas e das 13 horas às 17 horas de sexta-feira, 09 de junho. Já no sábado, 10 de junho, o serviço será apenas pela manhã, das 07 horas às 11 horas. O doador deve levar obrigatoriamente documento oficial com foto. Se tiver 16 ou 17 anos, deve ter autorização do responsável. A última campanha feita pelo Núcleo aconteceu em dezembro do ano passado e cerca de 200 pessoas contribuíram com doações.

Miriam Philbois, chefe do Núcleo Hemoterápico de Corumbá, informou que as doações de sangue podem ser realizadas por pessoas de 16 a 65 anos de idade. No entanto, se for a primeira vez, a idade limite é 60 anos. É importante que o doador esteja bem alimentado, não fazendo jejum antes da coleta que tem duração média de 10 minutos. Após o almoço, é necessário esperar cerca de duas horas para efetuar a doação de sangue. A quantidade coletada é de 450 ml e amostras de sangue para os exames obrigatórios por lei. Todo material utilizado é individual e descartável. O doador deve pesar ao menos 55 quilos.

De acordo com a Rede Hemosul-MS, para doar sangue para medula, os voluntários precisam ter entre 18 e 55 anos, e são retirados 5ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do INCA – Instituto Nacional do Câncer. Os dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se der compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada.

Se for compatível, o doador de medula é avisado e então passa por exames para constatar que está em boas condições de saúde. O procedimento dura aproximadamente 90 minutos e é aplicada uma anestesia para que o processo seja sem dor. As células de medula são tiradas do osso da bacia e não da espinha, portanto, não tem risco para a coluna. Do outro lado, o paciente tem a sua medula doente destruída e recebe as células de medula saudável do doador. A parte da medula retirada do doador se recupera sozinha em no máximo quinze dias.

Quem tomou vacinas recentemente não pode doar

A vacinação que leva o indivíduo a ficar mais tempo sem doar é a da raiva, recebida em razão de mordida animal (1 ano). Vacinas fabricadas de vírus ou bactérias atenuados, como a do Sarampo; Pólio Oral (Sabin); Febre Tifóide Oral; Caxumba (Parotidite); Febre amarela e BCG necessitam de 3 semanas de intervalo para a doação. As vacinas contra o vírus da Rubéola e da Catapora (Varicela) exigem um intervalo mínimo de 4 semanas. Aquelas decorrentes de vírus ou bactérias mortas como a do Tétano; Cólera; Pólio (Salk); Difteria; Febre Tifóide e Paratifóide (injetável); Meningite; Coqueluche; Hepatite A; Peste, Pneumococo; Leptospirose; Brucelose; Haemophillus influenzae; Antraz e Doença de Lyme exigem um período mínimo de 48 horas para doar. A contra o vírus da Hepatite B (recombinante) exige um intervalo mínimo de 7 dias e a do vírus da Gripe (Influenza), 4 semanas.

Serviço: O Núcleo Hemoterápico de Corumbá funciona na rua Colombo, nº 1250, entre a 15 de Novembro e a 7 de Setembro, no Centro. O telefone para contato é (67) 3232-2470.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas