Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Campanha 16 Dias de Ativismo foi aberta nesta sexta-feira em Corumbá

26 novembro 2016 - 10h19Redação

Corumbá abriu nesta sexta-feira, 25, a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. As atividades estão a cargo da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e serão coordenadas pela Gerência de Políticas para a Mulher e pelo Centro de Referência de Atendimento a Mulher em Situação de Violência (CRAM), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

A campanha vai até o dia 10 de dezembro e visa fortalecer o diálogo entre as autoridades e a sociedade, em busca do rompimento das situações de violência com que as mulheres vivem no seu dia-a-dia.

A campanha foi aberta com uma panfletagem na Rua Frei Mariano esquina com a Treze de Junho. Já no dia 29 acontece uma Roda de Conversa ”Violência contra a Mulher Negra”, às 08 horas, no auditório do IPHAN, com as presenças da Defensora Pública Camila Frausino; Ednir de Paulo (do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Presidente do IMNEGRA), e Creuza da Matta, professora de História e Geografia).

No dia 09 de dezembro, das 08 às 11 horas, está marcado o Encontro da Rede de Atendimento à Mulher no Plenário do Júri do Fórum da Comarca de Corumbá, com participação do Defensor de Atendimento à Mulher Edimilson Barbosa Ávila; secretária Roseane Limoeiro, de Educação, e da major Katiane Almeida, da Policia Militar.

A campanha

Realizada desde 1991, em 180 países, a campanha busca estabelecer um elo simbólico entre violência contra as mulheres e direitos humanos, enfatizando o fortalecimento da autoestima da mulher e seu empoderamento como condições para romper com as situações de violência. Por essa razão, no Brasil, a campanha adota como slogan “Uma vida sem violência é um direito das mulheres!”.

16 Dias

Os movimentos feministas e de mulheres escolheram o período compreendido entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, como marco da campanha, justamente devido às quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos, inseridas nestes 16 dias.

A abertura da campanha acontece nesta sexta-feira, 25, data em que é celebrado o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres. Já o encerramento, em 10 de dezembro, marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Durante este período, a campanha lembra o Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, bem com o Dia do Massacre de Mulheres de Montreal, que fundamenta a Campanha Mundial do Laço Branco: “Homens pelo fim da violência contra a mulher”, que acontece no dia 06 de dezembro.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá
Hoje
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 72 milhões
Economia
Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Reconhecimento
Qualidade técnica do Lacen de Mato Grosso do Sul é destaque na Anvisa
Agenda
Ministra Marina Silva vem a MS assinar termo de cooperação de proteção ao Pantanal
Meio Ambiente
Bombeiros atuam de maneira integrada para prevenir incêndios florestais no Pantanal
Tempo
Com probabilidade de chuvas, quinta também tem previsão de sol e nebulosidade em MS
Corumbá registra 22°C pela manhã e 30°C nos horários mais quentes do dia
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Trânsito
Vereador pede estacionamento exclusivo para motos na Rua Porto Carrero

Mais Lidas

Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital