Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Câmara vai homenagear heróis que lutam para combater as chamas no Pantanal

08 outubro 2021 - 10h14Redação

A Câmara Municipal vai prestar uma homenagem a todos os heróis que estão na luta diária para combater as queimadas no Pantanal, na tentativa de evitar um desastre maior no bioma da maior planície alagada do planeta, e que tem causados sérios prejuízos à sociedade como um todo. 

A iniciativa partiu do presidente do Poder Legislativo corumbaense, Roberto Gomes Façanha, e abraçada por todos os demais vereadores que assinaram com ele um requerimento aprovado na Casa de Leis, que prevê outorga de Moções de Congratulações todos os envolvimentos nesta operação, desencadeada no primeiro semestre. 

“O trabalho está sendo árduo. É cansativo. Más, em nenhum momento as equipes envolvidas desanimaram. Praticamente não tiveram tempo nem de descansar quando os focos retornaram à nossa região. É um trabalho diário de combate às queimadas no Pantanal Sul-Mato-Grossense, em especial na região de Corumbá, para buscar minimizar o sofrimento de todos”, ressaltou Façanha. 

O vereador lembrou que, após o desastre ambiental de 2020, o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul ampliou as ações de prevenção e combate com o desenvolvimento da Operação EFESTO, tendo à frente, na linha de combate, as mais altas autoridades do Governo, especialmente do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e, aqui em Corumbá, o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar. 

“Nos últimos meses, mais de 600 militares se revezaram na nossa região em ações que foram desde formação de brigadistas voluntários nas fazendas, nas colônias, dentro desse imenso Pantanal. Os cursos foram ministrados pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar que repassaram técnicas de combates a incêndios ao voluntários”, continuou. 

“Além disso, com o aumento dos focos de queimadas, os bombeiros foram a campo para um  trabalho árduo, para combater as chamas. Junto com eles, destacamos as presenças marcantes da Brigada PrevFogo do Ibama, que também tem se desdobrado nas ações, bem como a Brigada Voluntária do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) que atua mais na região norte do Município, e outros brigadistas voluntários formados antes do início dos incêndios”, citou. 

Façanha disse que não se pode esquecer do trabalho desenvolvido pelas aeronaves contratadas pelo Governo do Estado. “Para se ter uma ideia, em um único dia, tivemos oito aeronaves combatendo queimadas no Pantanal. E todas contam com apoio das equipes do Corpo de Bombeiros e dos funcionários da Infraero, principalmente no que se refere a abastecimento das aeronaves, com água e combustível”. 

Todos serão homenageados pelo Legislativo corumbaense, assim como a Marinha do Brasil, que formou uma brigada dentro de suas fileiras no 6º Distrito Naval de Ladário, e também tem contribuído na luta, transportando brigadistas até às regiões com focos de incêndio. 

Foi lembrada também a equipe da Polícia Militar Ambiental de Corumbá que tem atuado na fiscalização, como forma de punir os responsáveis pelos incêndios criminosos. 

A homenagem foi aprovada por unanimidade e a Mesa Diretora deverá marcar a data da realização de uma Sessão Solene como forma de enaltecer e valorizar cada vez mais o trabalho de todos os integrantes das equipes que estão na luta contra as queimadas que tanto prejuízo tem causado ao bioma pantaneiro e à sociedade. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Motorista que morreu em batida com ônibus na BR-262 estava a caminho de fazenda para buscar filhos
Geral
Empresário alvo de operação contra fraudes em licitações recorre ao TJMS e tem liberdade negada
Geral
Seca baixa nível do Rio Paraguai e paralisa exportações de minério em Mato Grosso do Sul
Geral
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%
Geral
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue
Tempo
Sexta-feira amanhece com 24 graus em Corumbá
A temperatura máxima pode chegar a 33°
Geral
Balanço de combate ao furto de energia registra mais de 7 mil irregularidades em 2023 no MS
Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira