Menu
quinta, 28 de outubro de 2021
Cassems - Melhores e Maiores - Edição 2021
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Câmara vai homenagear heróis que lutam para combater as chamas no Pantanal

08 outubro 2021 - 10h14Redação

A Câmara Municipal vai prestar uma homenagem a todos os heróis que estão na luta diária para combater as queimadas no Pantanal, na tentativa de evitar um desastre maior no bioma da maior planície alagada do planeta, e que tem causados sérios prejuízos à sociedade como um todo. 

A iniciativa partiu do presidente do Poder Legislativo corumbaense, Roberto Gomes Façanha, e abraçada por todos os demais vereadores que assinaram com ele um requerimento aprovado na Casa de Leis, que prevê outorga de Moções de Congratulações todos os envolvimentos nesta operação, desencadeada no primeiro semestre. 

“O trabalho está sendo árduo. É cansativo. Más, em nenhum momento as equipes envolvidas desanimaram. Praticamente não tiveram tempo nem de descansar quando os focos retornaram à nossa região. É um trabalho diário de combate às queimadas no Pantanal Sul-Mato-Grossense, em especial na região de Corumbá, para buscar minimizar o sofrimento de todos”, ressaltou Façanha. 

O vereador lembrou que, após o desastre ambiental de 2020, o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul ampliou as ações de prevenção e combate com o desenvolvimento da Operação EFESTO, tendo à frente, na linha de combate, as mais altas autoridades do Governo, especialmente do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e, aqui em Corumbá, o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar. 

“Nos últimos meses, mais de 600 militares se revezaram na nossa região em ações que foram desde formação de brigadistas voluntários nas fazendas, nas colônias, dentro desse imenso Pantanal. Os cursos foram ministrados pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar que repassaram técnicas de combates a incêndios ao voluntários”, continuou. 

“Além disso, com o aumento dos focos de queimadas, os bombeiros foram a campo para um  trabalho árduo, para combater as chamas. Junto com eles, destacamos as presenças marcantes da Brigada PrevFogo do Ibama, que também tem se desdobrado nas ações, bem como a Brigada Voluntária do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) que atua mais na região norte do Município, e outros brigadistas voluntários formados antes do início dos incêndios”, citou. 

Façanha disse que não se pode esquecer do trabalho desenvolvido pelas aeronaves contratadas pelo Governo do Estado. “Para se ter uma ideia, em um único dia, tivemos oito aeronaves combatendo queimadas no Pantanal. E todas contam com apoio das equipes do Corpo de Bombeiros e dos funcionários da Infraero, principalmente no que se refere a abastecimento das aeronaves, com água e combustível”. 

Todos serão homenageados pelo Legislativo corumbaense, assim como a Marinha do Brasil, que formou uma brigada dentro de suas fileiras no 6º Distrito Naval de Ladário, e também tem contribuído na luta, transportando brigadistas até às regiões com focos de incêndio. 

Foi lembrada também a equipe da Polícia Militar Ambiental de Corumbá que tem atuado na fiscalização, como forma de punir os responsáveis pelos incêndios criminosos. 

A homenagem foi aprovada por unanimidade e a Mesa Diretora deverá marcar a data da realização de uma Sessão Solene como forma de enaltecer e valorizar cada vez mais o trabalho de todos os integrantes das equipes que estão na luta contra as queimadas que tanto prejuízo tem causado ao bioma pantaneiro e à sociedade. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sexta e Sábado
Bairros Cervejaria e Guatós recebem mutirão da dengue
Consumidor
Carne bovina deve ficar mais barata com suspensão das exportações para a China
Alerta
Aneel inicia processo para reajuste e Energisa pode cobrar R$ 463 milhões de consumidores em MS
Apoio
Bia Cavassa destina R$ 150 mil para projeto direcionado a população LGBTQIA+ de MS
Ronda Policial
Evadido é capturado com trouxinhas de pasta base no bairro Aeroporto
Últimos dias de Pesca Aberta
Operação Dia de Finados da PMA intensifica fiscalização à pesca predatória
Bombeiros
Queda de árvore danifica muro e telhado de casa no bairro Universitário
Segurança
Vereador busca informações sobre condições atuais do Arthur Marinho
Reconhecimento
Câmara de Corumbá homenageia servidores públicos pelo seu dia
Operação Hefesto
Novos focos de incêndio são identificados em pelo menos três regiões

Mais Lidas

Qualificação
Senac Corumbá abre inscrições para cursos nas áreas da informática, saúde e beleza
Apelo Popular
MPT-MS vai investigar assédio moral de gerente que humilha funcionário em Carrefour da Capital
Inicio do Defeso
Última semana para pesca nos rios de Mato Grosso do Sul
Formalização
Corumbá lança campanha de incentivo ao cadastro de profissionais do setor de turismo