Menu
domingo, 17 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Câmara prega união de forças por melhor serviço de telefonia móvel e internet

24 abril 2018 - 14h29Assessoria de imprensa

A precariedade dos serviços de telefonia móvel e de internet em Corumbá foi amplamente debatida na sessão de ontem, segunda-feira (23), da Câmara Municipal de Vereadores, que já prepara uma audiência pública com a participação de autoridades ligadas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como de representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade, inclusive dos órgãos responsáveis pelo sistema, entre eles a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), e o PROCON.

O tema foi levantado pelo vereador Chicão Vianna que, ao fazer uso da tribuna, sugeriu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as responsabilidades e buscar uma solução definitiva para o problema.

“É inadmissível que a população de Corumbá e região fique ‘ilhada’ digitalmente, principalmente nos dias atuais que os órgãos públicos, o comércio, instituições privadas e consumidores estão conectados à rede mundial de computadores, e dependem dela para marcar uma consulta, comprar um alimento, vender um produto, cadastrar clientes, dentre outras infinitas funcionalidades existentes”, afirmou.

O vereador, como exemplo, citou problema ocorrido recentemente, na última sexta-feira, que foi alvo de muitas críticas na mídia social, inclusive por parte do vereador e presidente do Poder Legislativo, Evander Vendramini, que fez uma postagem em sua página, citando que as operadoras de telefonia “vendem um ótimo produto e entregam, quando entregam, uma porcaria”.

A ideia inicial de Chicão era a instalação de uma CPI. “Precisamos unir forças por meio da cooperação entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, para investigar os motivos da precariedade no serviço de telefonia fixa e móvel na região, e, consequentemente, de internet”, sugeriu o edil.

Ele lembrou que os serviços são essenciais à região e que todas as operadoras de serviço móvel “dependem de uma única empresa de telefonia fixa atuante na região. A população não pode ficar a mercê de um serviço de má qualidade, que nos tem deixados ‘ilhados’ digitalmente, isolados do mundo”, reforçou.

Apoio total

A preocupação de Chicão ganhou apoio de todos os demais vereadores corumbaenses. Evander Vendramini, por exemplo, lembrou que a responsabilidade pela concessão dos serviços é da ANATEL. “Por isso mesmo temos de chamar a atenção, cobrar da nossa bancada federal, dos oito deputados e dos três senadores, uma posição em relação a este problema que já se tornou frequente na nossa região”, afirmou.

A realização de uma audiência pública foi apoiada por todos, inclusive por Chicão que não descarta a CPI, mais tarde. E nesta audiência, os vereadores vão cobrar as presenças de toda a bancada federal, das autoridades dos três poderes, empresários, representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade, bem como da ANATEL, PROCON e das empresas que operam o sistema na cidade.

“Vamos convidar os nossos parlamentares, os responsáveis pelos serviços de telefonia móvel e internet na região, e outras autoridades envolvidas na questão, para participar dessa audiência, e aproveitar para convidá-los a se conectar com o mundo, via internet móvel, para que eles possam sentir na pele, os problemas que enfrentamos em Corumbá, diariamente”, completou Evander.

Os vereadores Manoel Rodrigues, Façanha, Baianinho, Bira, Bertini, Yussef Salla, André da Farmácia, Luciano Costa, Gaúcho da Pró-Art, Cristóvão Contador, Tadeu Vieira e Gabriel de Oliveira, também se posicionaram favoravelmente e querem uma solução para o problema que tem trazido sensíveis prejuízos à população corumbaense. Domingos Albaneze Neto, mesmo ausente da sessão devido a problemas de saúde na família, também se posicionou favorável.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMPREGO
Eldorado Brasil oferece mais de 800 vagas para início imediato
Em Mato Grosso do Sul, são ofertadas novas posições para atuar nas unidades de Água Clara, Inocência e Selvíria
Coronavírus
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
CONCURSO DA PF
Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas
POLICIAL
Com facada no coração, rapaz é deixado em frente padaria em cidade MS
SERVIÇOS
Em período chuvoso, saiba como receber alertas da Defesa Civil por SMS
PROCESSO SELETIVO
Sebrae abre processos seletivos com vagas na Capital e interior
São dois editais, sendo um para Pessoas com Deficiência. Salários chegam a R$ 4.802,92
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Povo das Águas atende ribeirinhos da parte alta do rio Paraguai a partir do dia 19
TURISMO
Turismo de MS espera vacinação e já planeja duas campanhas para fomentar o setor
SAÚDE
Decreto reabre crédito de R$ 1,6 bi para aquisição de vacinas
CONCURSO PÚBLICO
Edição extra do Diário Oficial traz editais do processo seletivo para contratação de médico

Mais Lidas

POLICIAL
Com facada no coração, rapaz é deixado em frente padaria em cidade MS
CONCURSO DA PF
Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas
Coronavírus
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
GERAL
INSS: prazo para recorrer de auxílio-doença negado termina hoje