Menu
segunda, 20 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Câmara entrega título e homenageia personalidades por serviços prestados à região

01 maio 2019 - 09h26Câmara de Corumbá

Sessão Solene na noite de ontem, terça-feira, 30 de abril, marcou homenagens a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade, com reflexos direto na melhoria da qualidade de vida da população corumbaense. O ato aconteceu no plenário da Casa do Barão de Vila Maria e foi comandado pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Roberto Gomes Façanha.

A cerimônia contou com as presenças de inúmeras autoridades, como o prefeito Marcelo Iunes; presidente da OAB de Corumbá, Roberto Ajala Lins, um dos homenageados da noite; da delegada Tatiana Zyngier e Silva, da Delegacia de Atendimento à Mulher, bem como dos vereadores Tadeu Vieira, Manoel Rodrigues, Domingos Albaneze Neto, Cristóvão Contador, João Mário e André da Farmácia.

Além da entrega de moções de congratulações a ilustres personalidades, por meio de indicação dos vereadores corumbaenses, a Câmara prestou também uma homenagem à médica ginecologista Maria da Penha Pereira Philbois, que recebeu o título de Cidadã Corumbaense, por indicação do vereador Domingos Albaneze Neto.

Maria da Penha Pereira Philbois é natural do Rio de Janeiro, filha de Américo Pereira e Noêmia Cezar Pereira. Chegou a Corumbá em julho de 1984. É casada com Luiz Philbois, mãe de dois filhos, Daniela e Gabriel, e possui um grande serviço prestado na área da medicina na Cidade Branca e região.

Moções

Além do título de Cidadã Corumbaense, a entrega de moções de congratulações marcou também a Sessão Solene na Câmara. Na oportunidade, o vereador Domingos Albaneze Neto procedeu a entrega de comendas a integrantes da Cia. de Dança do Pantanal, criada em 2017, e que este ano conquistou o prêmio de melhor grupo de dança no Concurso Internacional de Bailado do Porto, em Portugal.

O grupo é composto por cinco bailarinos corumbaenses, uma paulista e dois argentinos, além de três maestros e uma diretora artística. Brenda Lopes Ribeiro, Nayara Conceição Aponte, Nubia Silva dos Santos, Izabelle Fernandes Paiva, Kelven Alex Lopes de Jesus, Paloma Mariel Fernandez, Kauan da Cunha Coelho, Agustin Salcedo, Márcia Rolon, Rolando Cândia, Mayda Riveiro e Wellington Júlio.

Também foram homenageadas as servidoras públicas do Município Ruth Marciano Esnarriaga e Maria Auxiliadora Cestari Baruki Neves, pelos relevantes serviços prestados à população corumbaense. As moções foram entregues pelo vereador João Mário.

Já o vereador Tadeu Vieira foi o responsável pela homenagem aos servidores do Tribunal Regional Eleitoral pelos relevantes serviços prestados a comunidade: Anselmo Gonçalves Nina Junior, Clione dos Santos Vieira, Eduarda de Sá Lucena e Guilherme Almeida Pereira.

O presidente da Câmara, Roberto Façanha, prestou homenagens ao diretor do Campus Pantanal da UFMS, professor Aguinaldo Silva; ao coordenador do Curso de Direito, professor César Tavares, e também ao presidente da 1º Subseção da OAB/MS e ex-coordenador do Curso de Direito do CPAN/UFMS, Roberto Ajala Lins, pelo fato do Curso de Direto ter recebido o Selo de Qualidade "OAB Recomenda".

Esporte e Segurança

O setor esportivo também foi destacado na Casa do Barão de Vila Maria. Na sessão, os vereadores André da Farmácia e Manoel Rodrigues prestaram homenagem ao professor e ao aluno da APAE de Corumbá, Luiz Paulo Freitas Ribeiro e Pedro Henrique Brandão de Jesus, pela conquista do Grand Prix Internacional de Judô.

Os dois também homenagearam a delegada titular de Atendimento à Mulher, Tatiana Zyngier e Silva, pelos serviços prestados à frente da Delegacia da Mulher na região de Corumbá.

Saúde Pantaneira

Outro destaque na noite foi a entrega de moções aos integrantes da Expedição Alma Pantaneira – Médicos do Pantanal, que levam mais saúde para a população pantaneira, saindo de Corumbá com destino a Cuiabá, no Mato Grosso, percorrendo aproximadamente 1.800 km.

A equipe é composta por médicos, dentista, farmacêutica, médico veterinário, além de equipe de apoio. Os homenageados foram homenageados pelos vereadores Domingos Albaneze Neto e Manoel Rodrigues.

Foram homenageados Adriano Faro, Alfredo Sulzer, Aline Rohr, Carlos Golfeto, Diogo Staut Albaneze, Eduardo Arcas Fernandes, Elisclay Helian e Silva, Fábio Lopes Mandu, Flávia Caroline de Oliveira Leal, Gabriel Gabino, Geraldo Albaneze, 3° sargento Jadson Bejarano da Silva, José Luís Pereira (Mikimba), 3° sargento Lucas Tomé do Nascimento, Luís Vieira de Matos, Olavo da Silva, Paulo César Abud Filho, Rodrigo Torres Laranjeiras, Rodrygo Chekerdemian Sanchik Túlio, Waldeck de Souza, Waldir Staut Albaneze e o soldado Willian da Silva Victório.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Queimadas
Bombeiros abrem aceiro na vegetação seca para deter incêndios do Pantanal
Balanço
Em três dias, operação Fronteiras e Divisas apreendeu R$ 12 milhões em drogas
Alerta
Com umidade do ar registrando 10%, cidades de MS voltam a ficar em alerta
Preconceito não!
Jogo da Diversidade acontece hoje com cobertura ao vivo do Capital do Pantanal
Flagrante na fronteira
PMA desmonta acampamento mas caçadores escapam para o Paraguai
Programação
Criançada aprende a usar cores primárias na oficina do Sesc deste sábado
Retomada
UEMS lança Guia de Retorno de Atividades Presenciais
Salve Vidas
Para repor estoques de O-, O+ e A+ Hemosul da capital abre o dia todo neste sábado
Tempo
Sábado de sol, calor e tempo seco em todo Estado
Tentativa de Homicídio
Adolescente é socorrido com perfuração de bala na coxa

Mais Lidas

Balanço
Em três dias, operação Fronteiras e Divisas apreendeu R$ 12 milhões em drogas
Preconceito não!
Jogo da Diversidade acontece hoje com cobertura ao vivo do Capital do Pantanal
Flagrante na fronteira
PMA desmonta acampamento mas caçadores escapam para o Paraguai
Alerta
Com umidade do ar registrando 10%, cidades de MS voltam a ficar em alerta