Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Câmara entrega título e homenageia personalidades por serviços prestados à região

01 maio 2019 - 09h26Câmara de Corumbá

Sessão Solene na noite de ontem, terça-feira, 30 de abril, marcou homenagens a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade, com reflexos direto na melhoria da qualidade de vida da população corumbaense. O ato aconteceu no plenário da Casa do Barão de Vila Maria e foi comandado pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Roberto Gomes Façanha.

A cerimônia contou com as presenças de inúmeras autoridades, como o prefeito Marcelo Iunes; presidente da OAB de Corumbá, Roberto Ajala Lins, um dos homenageados da noite; da delegada Tatiana Zyngier e Silva, da Delegacia de Atendimento à Mulher, bem como dos vereadores Tadeu Vieira, Manoel Rodrigues, Domingos Albaneze Neto, Cristóvão Contador, João Mário e André da Farmácia.

Além da entrega de moções de congratulações a ilustres personalidades, por meio de indicação dos vereadores corumbaenses, a Câmara prestou também uma homenagem à médica ginecologista Maria da Penha Pereira Philbois, que recebeu o título de Cidadã Corumbaense, por indicação do vereador Domingos Albaneze Neto.

Maria da Penha Pereira Philbois é natural do Rio de Janeiro, filha de Américo Pereira e Noêmia Cezar Pereira. Chegou a Corumbá em julho de 1984. É casada com Luiz Philbois, mãe de dois filhos, Daniela e Gabriel, e possui um grande serviço prestado na área da medicina na Cidade Branca e região.

Moções

Além do título de Cidadã Corumbaense, a entrega de moções de congratulações marcou também a Sessão Solene na Câmara. Na oportunidade, o vereador Domingos Albaneze Neto procedeu a entrega de comendas a integrantes da Cia. de Dança do Pantanal, criada em 2017, e que este ano conquistou o prêmio de melhor grupo de dança no Concurso Internacional de Bailado do Porto, em Portugal.

O grupo é composto por cinco bailarinos corumbaenses, uma paulista e dois argentinos, além de três maestros e uma diretora artística. Brenda Lopes Ribeiro, Nayara Conceição Aponte, Nubia Silva dos Santos, Izabelle Fernandes Paiva, Kelven Alex Lopes de Jesus, Paloma Mariel Fernandez, Kauan da Cunha Coelho, Agustin Salcedo, Márcia Rolon, Rolando Cândia, Mayda Riveiro e Wellington Júlio.

Também foram homenageadas as servidoras públicas do Município Ruth Marciano Esnarriaga e Maria Auxiliadora Cestari Baruki Neves, pelos relevantes serviços prestados à população corumbaense. As moções foram entregues pelo vereador João Mário.

Já o vereador Tadeu Vieira foi o responsável pela homenagem aos servidores do Tribunal Regional Eleitoral pelos relevantes serviços prestados a comunidade: Anselmo Gonçalves Nina Junior, Clione dos Santos Vieira, Eduarda de Sá Lucena e Guilherme Almeida Pereira.

O presidente da Câmara, Roberto Façanha, prestou homenagens ao diretor do Campus Pantanal da UFMS, professor Aguinaldo Silva; ao coordenador do Curso de Direito, professor César Tavares, e também ao presidente da 1º Subseção da OAB/MS e ex-coordenador do Curso de Direito do CPAN/UFMS, Roberto Ajala Lins, pelo fato do Curso de Direto ter recebido o Selo de Qualidade "OAB Recomenda".

Esporte e Segurança

O setor esportivo também foi destacado na Casa do Barão de Vila Maria. Na sessão, os vereadores André da Farmácia e Manoel Rodrigues prestaram homenagem ao professor e ao aluno da APAE de Corumbá, Luiz Paulo Freitas Ribeiro e Pedro Henrique Brandão de Jesus, pela conquista do Grand Prix Internacional de Judô.

Os dois também homenagearam a delegada titular de Atendimento à Mulher, Tatiana Zyngier e Silva, pelos serviços prestados à frente da Delegacia da Mulher na região de Corumbá.

Saúde Pantaneira

Outro destaque na noite foi a entrega de moções aos integrantes da Expedição Alma Pantaneira – Médicos do Pantanal, que levam mais saúde para a população pantaneira, saindo de Corumbá com destino a Cuiabá, no Mato Grosso, percorrendo aproximadamente 1.800 km.

A equipe é composta por médicos, dentista, farmacêutica, médico veterinário, além de equipe de apoio. Os homenageados foram homenageados pelos vereadores Domingos Albaneze Neto e Manoel Rodrigues.

Foram homenageados Adriano Faro, Alfredo Sulzer, Aline Rohr, Carlos Golfeto, Diogo Staut Albaneze, Eduardo Arcas Fernandes, Elisclay Helian e Silva, Fábio Lopes Mandu, Flávia Caroline de Oliveira Leal, Gabriel Gabino, Geraldo Albaneze, 3° sargento Jadson Bejarano da Silva, José Luís Pereira (Mikimba), 3° sargento Lucas Tomé do Nascimento, Luís Vieira de Matos, Olavo da Silva, Paulo César Abud Filho, Rodrigo Torres Laranjeiras, Rodrygo Chekerdemian Sanchik Túlio, Waldeck de Souza, Waldir Staut Albaneze e o soldado Willian da Silva Victório.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal