Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Câmara e Pastoral buscam alternativas para atender haitianos na cidade

19 junho 2018 - 09h50Câmara de Corumbá

A Câmara Municipal de Corumbá e a Pastoral da Mobilidade Humana estão buscando alternativas para atendimento aos migrantes haitianos na cidade. O assunto foi debatido na noite de ontem, segunda-feira, 18, durante sessão do Poder Legislativo corumbaense que contou com a presença do padre Marco Antônio Ribeiro, do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de MS e coordenador da Pastoral da Mobilidade Humana.

O padre fez uso da palavra e fez um relato da situação em que se encontram os haitianos que estão chegando diariamente a Corumbá, via Bolívia. Classificou a situação como preocupante, principalmente pelo fato de que eles estão vindo sem documentos e sem dinheiro principalmente.

Explicou que, na semana passada, conseguiu apoio disponibilizado por Márcia Rolon, do Moinho Cultural, que viabilizou um espaço para abrigar os migrantes. No entanto, o local, conforme o padre, está pequeno para atender os haitianos que chegam diariamente a Corumbá.

“Precisamos de um abrigo e apoio para atender estas pessoas enquanto aguardam uma solução. Estamos recebendo uma demanda contínua e, infelizmente, o Governo Brasileiro se voltou ara Roraima, para o caso dos migrantes venezuelanos, se esquecendo dos haitianos de Corumbá que não devem ser penalizados”, citou.

Conforme o coordenador da Pastoral, os órgãos competentes devem penalizar as pessoas que estão facilitando esta situação, e que “como estão na nossa casa, nossa missão é cuidar bem deles que chegam aqui, e ficam vulneráveis”.

Apoio

No encontro com os vereadores, o presidente da Câmara, Evander Vendramini, afirmou que todos, da Casa, estão engajados nessa luta, visando minimizar os problemas enfrentados pelos migrantes. Se colocou inclusive à disposição para, em conjunto com a direção da Pastoral, se reunir com o prefeito Marcelo Iunes, é buscar alternativas de acomodação.

Tadeu Vieira sugeriu acomodar os migrantes nas instalações da antiga Rede Ferroviária Federal. Baianinho, por sua vez, indicou a utilização da sede do Riachuelo Futebol Clube, enquanto Paulo Bertini citou o antigo prédio do Mercadão. Chicão Vianna afirmou que, o que for decidido pela presidência da Câmara, terá o seu apoio. Manoel citou que é preciso ver junto às autoridades, o período para que os casos sejam solucionados. Machado e os demais vereadores, também se colocaram à disposição.

Levantamento

Levantamento da Pastoral dá conta que, desde fevereiro, mais de mil migrantes haitianos passaram por Corumbá. Atualmente, existem mais de 250 aguardando solução para seus casos. Desses, 100 estão ‘hospedados’ e outros 150 estão pelas ruas da cidade.

O grande fluxo da migração haitiana em Corumbá fez com que integrantes da Defensoria Pública da União (DPU), responsável pelo Projeto de Ação Global que visa combater o tráfico de pessoas nesta região de fronteira, retornassem a Corumbá, preocupados com a situação.

Marco Antônio citou que o DPU contribuiu para a compra de cobertores para os migrantes e voltou a defender a necessidade da instalação de uma unidade da Defensoria em Corumbá.

Semana do Migrante

O padre lembrou que a Diocese de Corumbá está envolvida com a 33ª Semana do Migrante, aberta no dia 17, se estendendo até o dia 24 de junho. O tema este ano é “A vida é feita de encontros” e o lema “Braços abertos sem medo de acolher”.

A sua explanação ontem, fez parte da programação. Na quarta, 20, Dia do Refugiado, está programada uma ação social do COMAIRA, no Jardim da Independência, com arrecadação de agasalhos e material de higiene pessoal.

No dia 23, das 14 às 17 horas, está marcada uma oficina sobre Migração e a superação da Violência, na Matriz de Nossa Senhora de Fátima. Nos dias 23 e 24, acontecem celebrações da Semana do Migrante em todas as comunidades da Paróquia de Fátima.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24