Menu
terça, 19 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Câmara de Corumbá celebra o Dia Nacional do Vereador

01 outubro 2021 - 09h46Redação

 
O Dia Nacional do Vereador é celebrado hoje, sexta-feira, 1º de outubro, em todo o País, e a data não poderia passar em branco em Corumbá, que conta como uma das Câmaras Municipais mais antiga do Brasil, com 149 anos de instalação. 

A data foi instituída pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1.984, e o 1º de outubro foi escolhido para celebrar o Dia Nacional do Vereador, por ter sido justamente nesse dia que o Imperador do Brasil, Dom Pedro I, oficializou as normas que definiam o cargo de vereador no País. 

Na manhã de hoje, o presidente do Poder Legislativo corumbaense, Roberto Gomes Façanha, relatou um pouco da história da Câmara de Corumbá, dando ênfase ao ato de criação assinado pelo então governador da província de Mato Grosso, Herculano Ferreira Penna, no dia 17 de agosto de 1872, após a guerra contra o Paraguai (1864 a 1870), que deixou a fronteira oeste sob domínio inimigo por três anos, até ser retomada pelas forças militares comandada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho. 

Lembrou o trabalho desenvolvido na época por uma junta especial que elegeu José Joaquim de Souza Franco como primeiro presidente do Poder Legislativo corumbaense. Um ano depois foi substituído temporariamente por Joaquim José Gomes da Silva, o Barão de Vila Maria, que foi presidente também nos anos de 1874 e 1876 e, hoje, a Câmara de Corumbá leva o seu nome, a Casa do Barão de Vila Maria. 

“A nossa Câmara de Vereadores faz parte da história do Brasil. Somos a quarta mais antiga do País e, hoje, passados 149 anos, continuamos na luta, contribuindo para o desenvolvimento da nossa região e por melhor qualidade de vida para toda a população”, acentuou. 

Em seu discurso, o presidente Roberto Façanha, destacou que a Câmara de Corumbá é a quarta mais antiga do país.Façanha destacou que a Câmara de Corumbá é a quarta mais antiga do país. Foto: Divulgação

Façanha afirmou que o Dia Nacional do Vereador é uma data especial, e que merece ser lembrada por todos. “O momento é difícil devido à pandemia da Covid – 19. Mas como muito trabalho e dedicação, estamos vencendo essa batalha que afetou a todos. A Câmara de Corumbá tem cumprido o se papel e os vereadores estão desenvolvendo um trabalho um trabalho importante na luta contra o novo coronavírus. Todos têm sido parceiros do Município para, o mais rápido possível, vencermos esta luta”, enfatizou. 

“O trabalho tem sido intenso e todos estão se dedicando ao máximo, sempre pensando no bem-estar de todos e no desenvolvimento da cidade. Temos muitos motivos para nos orgulhar desse 1º de outubro, Dia Nacional do Vereador, e trabalhar cada vez mais, buscando o melhor para toda a sociedade corumbaense”, ressaltou. 

Vereadores 

Hoje, a quarta Câmara Municipal mais antiga do Brasil conta com Roberto Gomes Façanha na presidência da Casa; Manoel Rodrigues e Yussef Salla, primeiro e segundo vices; Elinho Junior e Samyr Qualhada, primeiro e segundo tesoureiros; além dos vereadores Alexandre Vasconcellos, Luciano Costa, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Nelsinho Dib, Raquel Bryk, Daniel Brambilla, Chicão Vianna, Allex Dellas, Genilson José e Gaúcho da Pró-Art. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flexibilidade
Com redução dos casos de Covid-19, Prefeitura altera Toque de Recolher em Corumbá
Monumento Histórico
Vereadores defendem resgate de antigo Farol do Balduíno no Rio Paraguai
Sem Emendas
Câmara aprova Moção em Apoio à regulamentação da profissão de podologia
Pobreza Menstrual
Vereadora pede apoio de deputados para derrubar veto presidencial na distribuição de absorventes
Em tramitação
Proposta cria programa de apoio a catadores de recicláveis em Corumbá
Briga Antiga
Anatel convoca a Oi para reunião sobre internet em Corumbá
Na Câmara
Vereador questiona índices do ICMS Ecológico estabelecidos para 2022
Desdobramento
Denúncia contra os nove indiciados pelo Dracco na Operação "Dark Money" vira processo judicial
Desdobramentos
PF apreende arma, munição e faz termo de conduta durante operação Mercês
Crime na Capital
Após disparos, polícia prende ladrões que fizeram idosa e cuidadora de reféns na Capital

Mais Lidas

Capital e Chapadão do Sul
SAD divulga abertura de Processo Seletivo da Agepan
Crime
Motorista de aplicativo é sequestrada e tem carro roubado; dois dos assaltantes foram presos
Prisão
Homem é preso após invadir e roubar escola no centro
Impressionante
Moto Titan com débitos de R$ 107 mil é aprendida em blitz do Detran-MS no fim de semana