Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Câmara celebra Dia do Psicólogo e valoriza trabalho dos profissionais

29 agosto 2018 - 09h24Câmara de Corumbá

Parceiros do Município, com atuação fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas nas mais diferentes áreas, profissionais da psicologia foram homenageados na noite de ontem, segunda-feira, 27, pela Câmara Municipal de Corumbá, com uma Sessão Solene que marcou o Dia do Psicólogo.

O ato foi uma iniciativa do vereador Baianinho e aprovado por todos os demais pares do Poder Legislativo. A sessão lotou o plenário da Casa do Barão de Vila Maria e contou com a presença também do prefeito Marcelo Iunes que aproveitou o momento e revelou que, nos próximos dias, deverá anunciar novidades para a categoria.

O prefeito fez parte da mesa juntamente com os vereadores Evander Vendramini, que presidiu os trabalhos, e Baianinho; Maurício Santos, Juiz de Direito, e Gisele Silva Marques Barros, diretora da Unidade Assistencial Patronato Penitenciário de Corumbá / AGEPEN.

A sessão foi prestigiada também pelos vereadores Manoel Rodrigues, André da Farmácia, Carlos Alberto Machado, Roberto Façanha, Chicão Vianna, Cristóvão Contador, Domingos Albaneze, Bira e Tadeu Vieira.

Valorização

Baianinho, na oportunidade, destacou que o Poder Legislativo corumbaense não poderia, de forma alguma, deixar de “homenagear pessoas que exercem uma das mais importantes profissões” e que “são responsáveis pelo estudo dos fenômenos psíquicos e comportamentais, das relações do corpo de mente que, de alguma fora, interfere na vida e no cotidiano dos seres humanos”.

Disse ser admirador desses profissionais que “tem o dom de tirar lá de dentro, o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender e aliviar”. Citou a confiança que a sociedade deposita no psicólogo que é “capaz de transformar sonhos em felicidade”, destacou, parabenizando a todos pela data e pelo trabalho que fazem em prol da sociedade.

O vereador Evander Vendramini também enfatizou a importância da homenagem. Elogiou Baianinho pela iniciativa e os demais vereadores por terem aprovado o requerimento de forma unânime. “É uma categoria importante. Esta homenagem, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos psicólogos. A construção de uma cidade justa e humana, passa pelo trabalho que estes profissionais desenvolvem”.

Parceiros

O prefeito Marcelo Iunes, que fez questão de participar da Sessão Solene, também enalteceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais de psicologia na região, contribuindo inclusive para o desenvolvimento de políticas públicas em áreas importantes da administração, como nas áreas de saúde, educação, assistência social e outras.

“São profissionais que realizam um trabalho com responsabilidade, com dedicação e compromisso com o ser humano, ajudando as pessoas a superar os mais diferentes problemas. Vocês são nossos parceiros, cumprem um papel fundamental e nos auxiliam a fazer de Corumbá, uma cidade mais humana, melhor de se viver”, enfatizou.

Antes de encerrar, lembrou o encontro do Poder Executivo com a categoria e que “o resultado dessa reunião será positivo. O atual momento econômico não é dos melhores, mas vamos buscar valorizar o máximo possível esta e outras categorias importantes, que nos ajudam a construir nossa cidade”, reforçou, lembrando que a Câmara é parceira e cumpre um papel importante nessa transformação.

A data

O Dia do Psicólogo foi destacado também por profissionais durante a sessão. Marciene Rita da Silva Amorim, lembrou o dia 27 de agosto de 1964, 56 anos atrás, que marcou a regulamentação da profissão, por meio do Decreto de Lei 4.119, e que é um orgulho de fazer parte do que ela classificou como “a melhor ciência do século”, e que ser psicólogo “é uma imensa responsabilidade, uma notável dádiva”, de ter o “dom de usar as palavras, o olhar, as expressões e, até mesmo, o silêncio”, observou, agradecendo a iniciativa da Câmara de Corumbá.

Quem também agradeceu o ato foi psicóloga hospitalar Evanilza Mateus de Oliveira. Elogiou todos que integram a profissão, considerando-a “árdua, mas muito gratificante”, pelo fato de ser possível “aliviar sofrimentos, reconhecer doenças emocionais, e que é a única profissão capaz de ajudar na transformação do ser humano, do seu comportamento e de suas atitudes, proporcionando a cura através da palavra, do carinho, da atenção, do amor. Escutar e não apenas ouvir!”.

Disse ser importante o fato de que os psicólogos estão presentes em todas as partes, que não se privam em momento algum, na busca do bem-estar do ser humano e na melhoria da qualidade de vida do cidadão. Antes de encerrar, lembrou que todos estavam comemorando 56 anos da regulamentação da profissão que está presente na cidade há 51 anos com o Curso de Psicologia da UFMS/Campus Pantanal.

Homenageados

Os homenageados na Sessão Solene foram: Adriana Albaneze, Psicologia do Trânsito; Ana Cristina Saad Lima, Psicóloga Clínica; Beatriz Xavier Flandoli, Psicologia/Conselhos/Ensino/UFMS; Carmen Adélia Saad Costa, Psicologia/Psicodinâmica/UFMS; Deyse Mendes Braga, Coordenadora da Casa de Passagem.

Também homenageadas Diva Staut Albaneze, Psicóloga da Prefeitura; Elisa Gomes Costa, Psicóloga Clínica / Psicanalista; Evanilza Mateus De Oliveira, Psicologia Hospitalar; Flávia Pedrosa de Camargo, Psicologia Organizacional; Giselle Silva Marques Barros, da Unidade Assistencial Patronato Penitenciário De Corumbá/AGEPEN.

Gislaine Melise Aguiar da Conceição, Coordenadora do CRAS Rural; Glaucia Antônia Fonseca Iunes, secretaria de Assistência Social; Jeany Carla Simião Terto, Psicóloga voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer; Joanna Amorim de Melo Souza Loio, Psicóloga Clínica e Professora dos Cursos de Administração e Enfermagem da Faculdade Salesiana de Santa Teresa.

Joneize Selasque Quevedo Costa, Psicologia/Proteção Social; Juvenal Ávila Oliveira, Psicologia Judiciária/ Psico Oncologia; Kátia de Oliveira Capilé, Coordenadora do CRAZ 1; Luciana Xavier Lima, Psicologia Social; Lucimeire Montenegro de Freitas, Secretaria de Saúde, Psicóloga lotada no CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil).

Maria de Fátima Guimarães de Andrade Aragi, Psicóloga Perita Examinadora; Marciene Rita da Silva de Amorim, Psicologia Penitenciária; Marilu Brazil de Barros, Psicóloga do CRAS do Distrito de Albuquerque; Marilza da Silva Pinheiro, Psicologia da Educação; Milton de Souza Carvalho, Psicologia Educacional/Equoterapia.

Nides Maria Marcon, Psicóloga do CRAS do Distrito de Albuquerque; Paula Helena Vasconcellos Cavassa de Oliveira, Psicologia Clínica; Renata Camargo Esnarriaga, Psicóloga do Núcleo Especial de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Rosiene do Espírito Santo Mauro, Psicologia da Saúde/Políticas Públicas para Mulheres; Silvia Segóvia Araújo Freire, Psicologia/Saúde Mental; Suzete dos Santos, Psicóloga do Núcleo Psicossocial do Ministério Público Estadual em Corumbá, e Zuleida Marcelina de Arruda Daltro Samaniego; Psicóloga Agente de Assistência e Pericia da AGEPEN.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal