Menu
sexta, 15 de janeiro de 2021
Governo - Janeiro
governo presente janeiro/21
Geral

Câmara celebra Dia do Psicólogo e valoriza trabalho dos profissionais

29 agosto 2018 - 09h24Câmara de Corumbá

Parceiros do Município, com atuação fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas nas mais diferentes áreas, profissionais da psicologia foram homenageados na noite de ontem, segunda-feira, 27, pela Câmara Municipal de Corumbá, com uma Sessão Solene que marcou o Dia do Psicólogo.

O ato foi uma iniciativa do vereador Baianinho e aprovado por todos os demais pares do Poder Legislativo. A sessão lotou o plenário da Casa do Barão de Vila Maria e contou com a presença também do prefeito Marcelo Iunes que aproveitou o momento e revelou que, nos próximos dias, deverá anunciar novidades para a categoria.

O prefeito fez parte da mesa juntamente com os vereadores Evander Vendramini, que presidiu os trabalhos, e Baianinho; Maurício Santos, Juiz de Direito, e Gisele Silva Marques Barros, diretora da Unidade Assistencial Patronato Penitenciário de Corumbá / AGEPEN.

A sessão foi prestigiada também pelos vereadores Manoel Rodrigues, André da Farmácia, Carlos Alberto Machado, Roberto Façanha, Chicão Vianna, Cristóvão Contador, Domingos Albaneze, Bira e Tadeu Vieira.

Valorização

Baianinho, na oportunidade, destacou que o Poder Legislativo corumbaense não poderia, de forma alguma, deixar de “homenagear pessoas que exercem uma das mais importantes profissões” e que “são responsáveis pelo estudo dos fenômenos psíquicos e comportamentais, das relações do corpo de mente que, de alguma fora, interfere na vida e no cotidiano dos seres humanos”.

Disse ser admirador desses profissionais que “tem o dom de tirar lá de dentro, o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender e aliviar”. Citou a confiança que a sociedade deposita no psicólogo que é “capaz de transformar sonhos em felicidade”, destacou, parabenizando a todos pela data e pelo trabalho que fazem em prol da sociedade.

O vereador Evander Vendramini também enfatizou a importância da homenagem. Elogiou Baianinho pela iniciativa e os demais vereadores por terem aprovado o requerimento de forma unânime. “É uma categoria importante. Esta homenagem, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos psicólogos. A construção de uma cidade justa e humana, passa pelo trabalho que estes profissionais desenvolvem”.

Parceiros

O prefeito Marcelo Iunes, que fez questão de participar da Sessão Solene, também enalteceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais de psicologia na região, contribuindo inclusive para o desenvolvimento de políticas públicas em áreas importantes da administração, como nas áreas de saúde, educação, assistência social e outras.

“São profissionais que realizam um trabalho com responsabilidade, com dedicação e compromisso com o ser humano, ajudando as pessoas a superar os mais diferentes problemas. Vocês são nossos parceiros, cumprem um papel fundamental e nos auxiliam a fazer de Corumbá, uma cidade mais humana, melhor de se viver”, enfatizou.

Antes de encerrar, lembrou o encontro do Poder Executivo com a categoria e que “o resultado dessa reunião será positivo. O atual momento econômico não é dos melhores, mas vamos buscar valorizar o máximo possível esta e outras categorias importantes, que nos ajudam a construir nossa cidade”, reforçou, lembrando que a Câmara é parceira e cumpre um papel importante nessa transformação.

A data

O Dia do Psicólogo foi destacado também por profissionais durante a sessão. Marciene Rita da Silva Amorim, lembrou o dia 27 de agosto de 1964, 56 anos atrás, que marcou a regulamentação da profissão, por meio do Decreto de Lei 4.119, e que é um orgulho de fazer parte do que ela classificou como “a melhor ciência do século”, e que ser psicólogo “é uma imensa responsabilidade, uma notável dádiva”, de ter o “dom de usar as palavras, o olhar, as expressões e, até mesmo, o silêncio”, observou, agradecendo a iniciativa da Câmara de Corumbá.

Quem também agradeceu o ato foi psicóloga hospitalar Evanilza Mateus de Oliveira. Elogiou todos que integram a profissão, considerando-a “árdua, mas muito gratificante”, pelo fato de ser possível “aliviar sofrimentos, reconhecer doenças emocionais, e que é a única profissão capaz de ajudar na transformação do ser humano, do seu comportamento e de suas atitudes, proporcionando a cura através da palavra, do carinho, da atenção, do amor. Escutar e não apenas ouvir!”.

Disse ser importante o fato de que os psicólogos estão presentes em todas as partes, que não se privam em momento algum, na busca do bem-estar do ser humano e na melhoria da qualidade de vida do cidadão. Antes de encerrar, lembrou que todos estavam comemorando 56 anos da regulamentação da profissão que está presente na cidade há 51 anos com o Curso de Psicologia da UFMS/Campus Pantanal.

Homenageados

Os homenageados na Sessão Solene foram: Adriana Albaneze, Psicologia do Trânsito; Ana Cristina Saad Lima, Psicóloga Clínica; Beatriz Xavier Flandoli, Psicologia/Conselhos/Ensino/UFMS; Carmen Adélia Saad Costa, Psicologia/Psicodinâmica/UFMS; Deyse Mendes Braga, Coordenadora da Casa de Passagem.

Também homenageadas Diva Staut Albaneze, Psicóloga da Prefeitura; Elisa Gomes Costa, Psicóloga Clínica / Psicanalista; Evanilza Mateus De Oliveira, Psicologia Hospitalar; Flávia Pedrosa de Camargo, Psicologia Organizacional; Giselle Silva Marques Barros, da Unidade Assistencial Patronato Penitenciário De Corumbá/AGEPEN.

Gislaine Melise Aguiar da Conceição, Coordenadora do CRAS Rural; Glaucia Antônia Fonseca Iunes, secretaria de Assistência Social; Jeany Carla Simião Terto, Psicóloga voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer; Joanna Amorim de Melo Souza Loio, Psicóloga Clínica e Professora dos Cursos de Administração e Enfermagem da Faculdade Salesiana de Santa Teresa.

Joneize Selasque Quevedo Costa, Psicologia/Proteção Social; Juvenal Ávila Oliveira, Psicologia Judiciária/ Psico Oncologia; Kátia de Oliveira Capilé, Coordenadora do CRAZ 1; Luciana Xavier Lima, Psicologia Social; Lucimeire Montenegro de Freitas, Secretaria de Saúde, Psicóloga lotada no CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil).

Maria de Fátima Guimarães de Andrade Aragi, Psicóloga Perita Examinadora; Marciene Rita da Silva de Amorim, Psicologia Penitenciária; Marilu Brazil de Barros, Psicóloga do CRAS do Distrito de Albuquerque; Marilza da Silva Pinheiro, Psicologia da Educação; Milton de Souza Carvalho, Psicologia Educacional/Equoterapia.

Nides Maria Marcon, Psicóloga do CRAS do Distrito de Albuquerque; Paula Helena Vasconcellos Cavassa de Oliveira, Psicologia Clínica; Renata Camargo Esnarriaga, Psicóloga do Núcleo Especial de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Rosiene do Espírito Santo Mauro, Psicologia da Saúde/Políticas Públicas para Mulheres; Silvia Segóvia Araújo Freire, Psicologia/Saúde Mental; Suzete dos Santos, Psicóloga do Núcleo Psicossocial do Ministério Público Estadual em Corumbá, e Zuleida Marcelina de Arruda Daltro Samaniego; Psicóloga Agente de Assistência e Pericia da AGEPEN.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPTURA DE ANIMAL
PMA captura tamanduá-bandeira no centro da cidade, o terceiro em 15 dias
EDUCAÇÃO
Termina hoje inscrição para primeira seleção de 2021 do ProUni
COVID-19
MS chega à metade de janeiro com 272 mortes por Covid-19
CAMPANHA SAÚDE MENTAL
Janeiro Branco: Profissionais falam da importância de cuidar da saúde mental
POLICIAL
PRF e PM apreendem 581 Kg de maconha em MS
Utilidade
O melhor formato de vídeo para o seu Mac
EDUCAÇÃO
Veja cinco dicas para se preparar para o Enem 2020
EDUCAÇÃO
IEL está com inscrições abertas para o curso de planejamento estratégico
SAÚDE
Centro e Borrowiski recebem ação de combate à dengue nesta sexta e sábado
ECONOMIA
Nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Mais Lidas

CHUVA FORTE
Tempestade atinge 220 famílias em Corumbá
COVID-19
Criança de 8 morre por coronavírus em MS, somando 2.625 mortes pela doença
POLICIAL
Policiais prendem homens por lesão corporal dolosa e ameaça no Loteamento Pantanal
RECLAMAÇÃO DO CONSUMIDOR
Consumidor paga conta e tem água cortada