Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Câmara celebra conquistas das mulheres em noite dedicada às pantaneiras

09 março 2019 - 08h54Câmara Municipal de Corumbá

Uma noite especial dedicada às mulheres pantaneiras. Foi o que a Câmara Municipal proporcionou ontem, sexta-feira, 8 de março, para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Mais do que lembrar a data, a Sessão Solene celebrou também as conquistas políticas e sociais da população feminina, bem como os avanços na região de Corumbá nos últimos anos.

O ato aconteceu no plenário da Casa do Barão de Vila Maria e contou com um grande público. A iniciativa da Sessão Solene em homenagem ao Dia da Mulher foi de autoria do vereador e presidente do Poder Legislativo, Roberto Façanha, e teve apoio de todos os demais vereadores da Casa de Leis.

Um dos avanços na região foi lembrado pelo próprio Façanha em seu discurso alusivo à data. Trata-se da Lei Municipal 1.765, de 08 de março de 2017, assinada pelo saudoso prefeito Ruiter Cunha, que instituiu a Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência, que culminou com a criação da Patrulha Maria da Penha, lançada em janeiro do ano passado pelo prefeito Marcelo Iunes.

A Patrulha Maria da Penha é um organismo criado para acompanhar e atender mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica e familiar, além de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência. As ações estão a cargo Guarda Municipal em parceria com a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos.

Façanha lembrou a formatura recente de 40 agentes que estão aptos para participar das ações em defesa da mulher. “Foi um avanço. Prova disso é que a Prefeitura, recentemente, recebeu o Selo Social ‘Prefeitura Amiga da Mulher’, concedido pelo Governo do Estado, como forma de premiar novas políticas públicas desenvolvidas pelos municípios no combate e enfrentamento à violência contra a mulher e incentivo ao empreendedorismo feminino”, observou, elogiando o trabalho do prefeito Marcelo Iunes; da primeira-dama do Município, secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Cristiane Balancieri Iunes, com toda a sua equipe, e da Guarda Municipal.

Mulher nas Forças Armadas

Foi mais além ao se referir às tenentes Grazielly Rodrigues de Amorim e Ana Carolina Blonkowski, que representaram os comandos do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil e da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, numa clara demonstração de que as mulheres venceram barreiras e hoje, ocupam seus espaços nas Forças Armadas.

Também destacou a presença da Promotora de Justiça Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina, pelo trabalho que vem desenvolvendo na região, especialmente em relação às barragens das mineradoras, como também sobre o desastre ambiental no Rio Taquari.

Outra citação foi relacionada à deputada Federal Bia Cavassa. Para Façanha, a eleição em 2018, foi uma outra barreira ultrapassada na região. “Após longos anos, temos representação em Brasília, e feminina, que vai nos representar muito bem lá, ajudando o desenvolvimento da nossa região”, acentuou, não se esquecendo de outra conquista, dessa vez proporcionada por uma pessoa do sexo masculino, ex-vereador, que também faz parte da reconquista da representatividade política corumbaense, o deputado estadual e ex-vereador Evander Vendramini.

Reconhecimento

O 8 de março, segundo o presidente do Legislativo, é especial, “apesar de sua origem ter sido marcada pelo grito da mulher, por justiça e igualdade”, mas que a sessão representou a oportunidade da Câmara externar o “reconhecimento da importância das mulheres que estão superando o preconceito da sociedade masculina, implementando ao longo dos anos, graças à capacidade de pensar, refletir, projetar e contribuir para transformações dos valores sociais, quebrando as barreiras que as impediam de manifestar suas potencialidades, dando o grito de independência. Independência do preconceito familiar, religioso e social, para tornarem-se hoje, mulheres livres, independentes, participativas e solidárias”.

No entanto, o presidente ressaltou que ainda existem barreiras a serem vencidas. Uma delas é a representatividade feminina na sociedade pela sua incorporação no cenário político. Bia Cavassa é uma das 77 deputadas federais eleitas em 2018, o que representa apenas 15% do total de vagas, o mesmo percentual no Senado Federal que hoje conta com 12 mulheres.

E foi além ao afirmar que, hoje, a Câmara não conta com nenhuma representante do sexo feminino, apesar de, nas campanhas eleitorais, 30% das vagas ser reservadas às mulheres. Lembrou Terezinha Baruki que, inclusive, foi presidente do Poder Legislativo; Solange Alves de Oliveira, Lourdes Esnarriaga, Maria Maria, Rosinha do Sindicato e Cristina Lanza, que já ocuparam espaços no Legislativo corumbaense. Lanza, inclusive, recebeu uma homenagem em nome de todas as vereadoras que passaram pela casa.

“Sentimos a falta da sensibilidade das mulheres aqui na Câmara”, frisou, acentuando que, mesmo sem esse reforço da mulher pantaneira, os vereadores atuais continuarão sendo parceiros da sociedade, lutando por mudanças e sempre à disposição para que possamos trabalhar mais por dias melhores”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal