Menu
quarta, 22 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Câmara aprova Projeto de Lei que proíbe uso de capacete em locais fechados

07 junho 2019 - 09h06Câmara de Corumbá

A Câmara Municipal de Corumbá aprovou esta semana, durante sessão ordinária, um Projeto de Lei de autoria do vereador Tadeu Vieira, que proíbe o uso de capacete, balaclava (touca ninja) ou equipamento similar que dificulte a identificação das pessoas em locais fechados da cidade.

A proposta foi aprovada por unanimidade e, se sancionada pelo Poder Executivo, ficará proibida a entrada de pessoas em estabelecimentos comerciais, industriais e financeiros, repartições públicas e prestadoras de serviços, hospitais e maternidades, com capacete ou a conhecida touca ninja.

Pelo Projeto de Lei, os usuários de capacetes ou equipamentos similares, deverão retirá-los também em postos combustíveis e estacionamentos. Isso não se aplica apenas ao condutor, mas também ao ‘carona’, sob pena dos órgãos de segurança serem acionados em caso de a lei não ser respeitada.

Tadeu Vieira destacou a decisão da Casa de Leis e lembrou que a proposta prevê que os estabelecimentos deverão, em um prazo de 60 dias a contar da publicação de Lei, para fixar na entrada, em local visível, placas informativas sobre a proibição do uso de capacetes no local.

“Fizemos esse Projeto de Lei pensando exclusivamente na segurança da população de um modo geral, reduzindo o número de assaltos na cidade praticados por condutores de motos que, ultimamente, passou a ser o meio de transporte mais usado pelos criminosos, e o capacete vem sendo utilizado como forma de esconder a face do assaltante”, comentou.

O vereador acredita que o Projeto de Lei vai ser sancionado pelo prefeito Marcelo Iunes, argumentando inclusive que a sua proposta “ajudará a separar os trabalhadores dos marginais, pois o crescente número de assaltos praticados por motociclistas na cidade afeta diretamente a imagem dos cidadãos de bem”.

Pavimentação

Por outro lado, Tadeu Vieira solicitou esta semana, obras de melhorias da Alameda Salgado Filho, entre as ruas Tiradentes e Antônio João. Em requerimento direcionado ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, a implantação de pavimento asfáltico no trecho.

“É um pedido dos moradores que sentem falta dessa infraestrutura. Eles alegam que as vias no entorno estão todas pavimentadas e que a Salgado Filho é a única sem a benfeitoria, o que tem causado sérios problemas à saúde das pessoas que residem nessa alameda”, justificou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Serviço
Sesc inaugura nova unidade em Corumbá
Arma Apreendida
Polícia prende autor após perseguição e troca de tiros no Cristo Redentor
Em Campo Grande
MDB filia novos membros para juventude do partido
Luto
Armando Anache morre aos 91 anos no Rio de Janeiro
Campanha
Corumbaense pode descartar medicamentos em drive thru nesta quinta (23)
Em Corumbá
Abertas as inscrições para o Festival Internacional de Pesca Esportiva
"Dark Money"
Operação cumpre mandados contra esquema que desviou mais de 23 milhões dos cofres de Maracaju
Só piora
Cinco incêndios urbanos foram registrados nas últimas 24 horas
Fazendo xixi
Mulher cai em ribanceira de 10 metros na Avenida General Rondon
Vento Forte
Figueira cai sobre residência e danifica rede elétrica no Loteamento Pantanal

Mais Lidas

Naviraí
Casal preso por tráfico de aves silvestres recebe multa de R$ 2,5 milhões da PMA
243 anos
Corumbá celebra aniversário com retomada de desenvolvimento
21 de setembro
Incêndios continuam e Corumbá não tem motivo para celebrar o dia da árvore
Tempo
Inverno se despede com temperaturas acima dos 40°C e umidade do ar em níveis críticos