Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Cadastramento biométrico obrigatório vai até outubro, alerta juiz

07 maio 2019 - 12h05Câmara de Corumbá

Os trabalhos de revisão eleitoral e cadastramento biométrico obrigatório vão até o mês de outubro e os faltosos ficarão impedidos de participar das eleições de 2020. O alerta foi feito ontem, segunda-feira, 06 de maio, pelo juiz da 1ª Vara Cível, Mauricio Cleber Miglioranzi Santos, responsável pela 50ª Zona Eleitoral.

O juiz participou da Sessão Ordinária da Câmara nessa segunda, oportunidade em que fez uma ampla explanação sobre o assunto, inclusive formalizando uma parceria com o Poder Legislativo, no sentido de conclamar o eleitor para a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico programado oficialmente para o período de julho a outubro de 2019.

“Corumbá conta com mais de 69 mil eleitores, mas apenas 25% já fez a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico. Estamos nos aproximando de um momento importante (eleição de 2020). Por isso estamos fazendo este chamamento e buscando parcerias para auxiliar no processo”, acentuou.

A preocupação do juiz Maurício Miglioranzi se deve justamente ao grande número de eleitores com dados desatualizados e obrigados a fazer o cadastramento biométrico. Ladário, com 13.346 eleitores, também preocupa. Está na mesma situação de Corumbá. As duas cidades somam 82.542 eleitores e apenas 20,6 mil estão aptos ao voto.

O juiz ressaltou que a revisão eleitoral e cadastramento acontece no período de julho a outubro. Quem ainda não possui a biometria cadastrada, deverá comparecer ao Cartório Eleitoral e realizar os procedimentos previstos, sob pena de ter o título cancelado.

Por isso mesmo o juiz orienta os eleitores no sentido de procurar o Cartório Eleitoral desde já, para realizar os procedimentos necessários, evitando filas e transtornos. Ele explicou que Corumbá conta com seis máquinas biométricas e que o tempo em média para o cadastro e de 15 minutos por eleitor.

Câmara é parceira

O presidente da Câmara, Roberto Gomes Façanha, assegurou que o Poder Legislativa é parceiro da Justiça Eleitoral e que os vereadores já estão engajados no processo, conclamando o eleitor a comparecer no Cartório Eleitoral, desde já, para a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico.

“A Câmara é parceira. Vamos trabalhar em conjunto, utilizar todos os espaços que temos, inclusive na mídia, para uma campanha intensa, chamando o eleitor para comparecer ao Cartório Eleitoral e atualizar os dados e fazer a biometria”, enfatizou.

Uma preocupação dos vereadores foi em relação aos eleitores residentes na zona rural, região ribeirinha. Como não existe possibilidade de deslocamento dos equipamentos biométricos, o juiz comentou a possibilidade de, por meio de parcerias, viabilizar o transporte de eleitores para a área urbana, agendando inclusive o atendimento.

O vereador Tadeu Vieira levantou inclusive a possibilidade dos eleitores que votam em Corumbá, mas que residem em outros municípios, fazer atualização de dados e a biometria na cidade onde está morando atualmente, um assunto que será levado ao Tribunal Regional de Mato Grosso do Sul, conforme citou o juiz.

A biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Serviço

O Cartório Eleitoral de Corumbá fica localizado na Rua Duque de Caxias, 45, Bairro Nossa Senhora de Fátima. O atendimento acontece no período das 12 às 18 horas.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24