Brasil e Estados Unidos assinaram o acordo comercial de carne bovina in-natura. O fim das negociações foi selado na quinta-feira (29), em Washington, durante o IX Comitê Consultivo Agrícola (CCA) dos dois países.
A expectativa é que os embarques comecem em 90 dias, após a finalização dos trâmites administrativos. Na próxima semana, no Palácio do Planalto, Blairo Maggi e a embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, vão fazer a troca de cartas de reconhecimento de equivalência dos controles oficiais de carne bovina entre os dois países.
“Esse documento representa o reconhecimento da qualidade de segurança sanitária do Brasil", afirmou o ministro. Em nota, a Pasta explicou a importância do acordo e como ele serve de referência, quase como um selo de qualidade da carne brasileira.
“A conclusão da negociação é importante para o Brasil não só pelo potencial de compra daquele mercado, mas também porque os EUA são uma referência para outros importadores de carne bovina in natura”, disse o texto.
Exportações para os EUA
O Brasil já vende carne bovina industrializada para os EUA e, no ano passado, elas somaram US$ 286,8 milhões. Com o fim dessa negociação em relação à carne fresca e congelada, os frigoríficos brasileiros, juntos, terão uma cota de até 64,8 mil toneladas por ano.
Para batê-la, o Brasil terá também de derrubar os concorrentes que estão dentro dessa mesma cota. Como contrapartida, os Estados Unidos poderão vender a sua proteína para consumidores brasileiros.
Oportunidades para exportadores
O Itamaraty celebrou o fim das negociações por meio de uma nota. "O acesso ao mercado norte-americano abre excepcionais perspectivas para os exportadores brasileiros e prenuncia novas oportunidades de negócio", afirmou.
Também elogiou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. "Esta fase final contou com a decisiva participação do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em negociações diretas com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América, no contexto do Comitê Consultivo Agrícola".
Deixe seu Comentário
Leia Também

Setor industrial de MS cria mais de 1.250 empregos em setembro, aponta Fiems

Tamanduá-mirim ferido é resgatado em quintal de casa em Corumbá
Menino de 5 anos é atacado por cão de rua no bairro Cravo Vermelho
Menino apresentava mordida e corte com hemorragia

Corumbá lança 1ª edição do Festival Gastronômico do Pantanal 2025

Novo Posto de Identificação já funciona no Detran de Corumbá
Sexta-feira de céu aberto e temperatura alta em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 23°C e máxima de 41°C

Corumbá recebe 1º campeonato oficial de futebol de mesa em dezembro



Acordo determina regras para a venda, inclusive armazenamento e transporte. (Reprodução Portal Brasil)

