Menu
quinta, 26 de maio de 2022
Festival da Carne
Andorinha Institucional
Geral

Bondinho do Porto é inaugurado com a presença do ministro do Turismo e presidente do Iphan Nacional

13 maio 2022 - 15h03Gesiane Medeiros

O Funicular/Plano Inclinado, obra de requalificação urbanística ligando a parte Alta com a parte Baixa de Corumbá, foi entregue pelo prefeito Marcelo Iunes e pelo ministro do Turismo, Carlos Brito nesta sexta-feira (13). A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, acompanhou a agenda. O prefeito Marcelo Iunes destacou que a intervenção tem a finalidade de proporcionar melhor mobilidade, favorecendo os pedestres (moradores, turistas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) no fácil acesso às áreas históricas, de visitação e contemplação, já que se trata de um cenário considerado um dos cartões postais de Corumbá. 

Iunes reforçou que Corumbá tem outras obras, em andamento, viabilizadas com recursos via Iphan. “Temos o Antigo Mercadão, a Prefeitura Antiga, a Comissão Mista; a Casa do Artesão e também o ILA. Se Deus quiser ministro, o senhor voltará a Corumbá ainda este ano para entregar estas obras. Peço esse olhar carinhos para Corumbá. Precisamos do apoio do Governo Federal, o Estado é grande parceiro, e que presidente Jair Bolsonaro continue investindo no patrimônio cultural brasileiro, sempre olhando para a o nosso Pantanal; rio Paraguai e para nossa Corumbá. Que a gente consiga entregar esses projetos”, complemento o chefe do Executivo Municipal. 

De acordo com o ministro do Turismo, a requalificação urbanística valoriza forte turismo corumbaense. “Corumbá está dentro do nosso planejamento, conte com o governo federal prefeito. São ações que fortalecem ainda mais o turismo de Corumbá e o brasileiro”. A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, disse que o Funicular é uma obra significativa. “Representa, de fato, a verdadeira interação entre a preservação do patrimônio e o usufruto da população. Obras como essa realmente estão fazendo a diferença”, destacou. 

Autoridades locais também participaram da inauguração. Foto: Clóvis Neto/PMC

A requalificação urbanística fez parte do pacote do PAC Cidades Históricas do Governo Federal, via IPHAN, com valor de R$ 1.479.627,35; além de recursos próprios da Prefeitura de Corumbá. Geralmente, requalificação envolve as áreas externas, como praças e ruas, e visa agregar mais conforto, iluminação, segurança, beleza e qualidade de vida ao espaço público. 

Antes de entrar em operação, a Fundação do Turismo do Pantanal fará um processo seletivo simplificado para escolher os profissionais que vão atuar o Plano Inclinado. 

O Funicular 

O Funicular/Plano Inclinado é uma espécie de bondinho ligando a avenida General Rondon a Travessa Mercúrio, no Porto Geral. Visa promover a mobilidade, urbanização, melhoria das condições socioambientais, turísticas e a acessibilidade facilitando o acesso da população – e visitantes – ao Porto Geral e à orla fluvial no Porto Geral. 

Bondinho promove mobilidade e potencializa o turismo em Corumbá. Foto: Clóvis Neto

O equipamento possui duas plataformas de entrada: a superior, que se encontra na avenida General Rondon, próximo ao Antigo Hotel Galileo no início da rua Frei Mariano; e a inferior, em uma pequena praça que dá acesso ao Porto Geral através da Travessa Mercúrio. O transporte dos passageiros é feito através do acesso a uma destas plataformas. O passageiro entra na cabine do elevador com capacidade para 06 pessoas. A cabine – popularmente conhecida como Funicular/Plano Inclinado – percorre um trilho inclinado, num trajeto de 45 metros, vencendo um desnível (altura) de 19 metros entre a plataforma superior e a inferior. 

Atualmente o acesso entre a parte alta e a parte baixa (orla do rio Paraguai) da cidade de Corumbá é feito através de várias ladeiras e a histórica Escadinha da XV. As ladeiras da cidade trazem a memória de boa parte da história e tradições culturais do município, como a festa do Banho de São João na Ladeira Cunha e Cruz e acontecimentos históricos como a batalha da Guerra contra o Paraguai. Porém devido as grandes inclinações das ladeiras, dentre outros fatores, é dificultosa a mobilidade de ônibus de transporte público e pedestres a pé, desta forma não promove a facilidade de acesso ao Porto por parte da população local e dos turistas. 

 

Maio Laranja_MPE-MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Informe Publicitário
Com cortes nobres e muito sabor, Festival da Carne de MS integra programação do Fasp
Lista Publicada
IFMS convoca candidatos para heteroidentificação
Novos Brigadistas
Prevenção a incêndios no Pantanal gera economia de gastos e preservação
Fiscalização
Casal é preso com 70,1 Kg de cocaína e 3,5 Kg de skunk na BR 262
Ação Conjunta
Corpo do homem que caiu no Rio é encontrado 10 m de distância do local do acidente
Economia
Adesão ao REFIS pode ser feita até 11 de julho; pagamento em cota única tem 100% de desconto
No Centro
Vereador pede recuperação de pavimento da Cabral para melhorar tráfego de veículos
Fiscalização
MPF aponta irregularidades nas pesquisas do Instituto Ranking em MS
Kadwéus
Dupla é presa com simulacro e celular roubado
Segurança Pública
Polícia Civil anuncia Unidade da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário para Corumbá

Mais Lidas

Informe Publicitário
Com cortes nobres e muito sabor, Festival da Carne de MS integra programação do Fasp
Aguardando Licitação
Até concluir licitação, estudantes do IFMS de Corumbá recebem merenda que não precisa de cozimento
Ação Conjunta
Corpo do homem que caiu no Rio é encontrado 10 m de distância do local do acidente
Segurança Pública
Polícia Civil anuncia Unidade da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário para Corumbá