Moradora da Rua Cyríaco de Toledo, no bairro Aeroporto, passou por momentos de tensão no final da tarde de ontem, quinta-feira (25), quando percebeu um forte cheiro de gás dentro de casa. Imediatamente entrou em contato com a Central 193 dos Bombeiros que a orientou abrir todas as janelas e portas de casa e não acionar nada que pudesse iniciar uma explosão, nem mesmo os interruptores de energia elétrica poderiam ser ligados.
No local, a equipe do Corpo de Bombeiros, contatou que um botijão de gás GLP (P13) estava com vazamento e o vasilhame foi retirado para a parte externa da casa. Como não havia chamas a moradora foi orientada a entrar em contato com o fornecedor do botijão para trocar o vasilhame.
O Corpo de Bombeiros explica que existe dois tipos de vazamento de gás, com ou sem chamas. As pessoas podem entrar em contato com a assistência técnica do seu fornecedor de gás e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros, pela central 193. Confira as orientações sobre como proceder em ambos os casos:
Vazamento de gás sem fogo:
- Mude para fechado a alavanca do regulador de pressão de gás;
- Afaste as pessoas do local;
- Desconecte o regulador de pressão de gás da válvula de saída de gás e, caso continue o vazamento, retire o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fonte de ignição.
- Não acione interruptores de eletricidade e não ligue nem desligue nenhum equipamento eletrônico ou outros que possam produzir faísca;
- Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência;
- Não fume, nem acenda fósforos ou isqueiros;
- Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas;
- Desconecte o regulador de pressão de gás da válvula e, caso continue o vazamento, retire o botijão para um local aberto, ventilado e longe de fontes de ignição;
Vazamento de gás com fogo:
- Afaste as pessoas do local;
- Se possível, feche o registro de gás do regulador de pressão de gás;
- Chame o Corpo de Bombeiros (193);
- Desligue a chave geral da eletricidade;
- Retire do local todos os materiais combustíveis;
- Não deite o botijão, pois isso pode agravar o incêndio.