De acordo com informações do Boletim Diário da Operação Pantanal 2024, divulgado no final da noite deste domingo, 11 de agosto, as ações empenhadas nas últimas 24 horas foram concentradas no combate e contenção de oito focos de incêndio ativos no bioma.
Entre os focos identificados estão: um na região de Miranda, próximo à Salobra, que se estendeu até a BR-262 e na última semana chegou a causar bloqueios na rodovia; outros focos permanecem ativos nas regiões da Serra do Amolar e nas proximidades do Paiaguás; há pontos de calor nas imediações do Passo da Lontra, na Estrada Parque e na região de Forte Coimbra. Além destes, há outros dois focos ao Sul do estado vizinho, em Mato Grosso. Todos os focos foram identificados por meio de monitoramento por satélites.
As equipes de combate seguem, nesta segunda-feira, 12 de agosto, mobilizadas para controlar e monitorar o fogo, prevenindo a expansão dos incêndios. Além das áreas onde as operações estão em andamento, há monitoramento contínuo nas proximidades do Porto da Manga. Quatro equipes especializadas estão também em operação para atender os municípios de Corumbá (MS), e seus arredores, Aquidauana (MS) e Campo Grande - (MS).
Neste domingo, a região do Pantanal sul-mato-grossense registrou uma leve elevação na temperatura, que atingiu a média de 22°C e as rajadas de ventos chegaram a 25 km/h. Já a umidade relativa do ar ficou entre 30% e 70%, o que manteve o ambiente favorável para o controle dos focos de calor e do combate aos incêndios, ajudando a mitigar os efeitos devastadores das chamas que atingiram a região nas últimas semanas.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.