Chegou ao terceiro dia nesta sexta-feira (10) o bloqueio da Estrada Bioceânica, em Puerto Suárez, na Bolívia, próximo à fronteira com Corumbá. O protesto do comitê cívico local, exigindo melhorias em um hospital da região, já provoca filas de veículos de carga entre os dois países.
A fronteira entre Brasil e Bolívia está fechada por conta da pandemia do novo coronavírus, contudo, o tráfego de veículos de carga foi autorizado a fim de evitar desabastecimento. Contudo, com o protestos, esses não conseguem entrar na Bolívia.
Humberto Miglino Rau, presidente do comitê cívico de Puerto Suárez, disse que o protesto iniciado na quarta-feira (8) vai continuar porque não houve posição sobre as reivindicações –foi realizada apenas uma reunião com representantes do Ministerio da Saúde, sem autonomia para resolver o impasse envolvendo o hospital San Juan de Dios, na cidade.
A unidade de Saúde está pronta há cerca de 10 anos, porém, ainda aguarda equipamentos para ser plenamente funcional. A situação se agravou com a pandemia de coronavírus, já que, em território boliviano, o hospital mais preparado para atender a população da região está em Santa Cruz de la Sierra, a 600 km de distância.
O San Juan de Dios é um hospital de segundo nível e atende aos 25 mil habitantes de Puerto Suárez e também de cidades vizinhas, como Puerto Quijarro, Roboré, Carmen Rivero Tórrez e outras da província de German Busch. Moradores da região costumavam buscar ajuda na Saúde de Corumbá, mas, com a pandemia, a entrada no Brasil é proibida –muitos ainda se arriscam à travessia clandestina.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Incêndio em conveniência mobiliza Bombeiros ao Cristo Redentor

Entre Elas: uma loja que nasceu de uma conversa e de um propósito
Terça-feira amanhece com chuva em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 18°C e máxima de 33°C

MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário

Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista

Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados

Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá

Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá

Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro






