Menu
quinta, 21 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Bloco Sandálias de Frei Mariano abre o Carnaval Cultura de Corumbá

28 fevereiro 2019 - 09h26Prefeitura de Corumbá

O Bloco Sandálias de Frei Mariano abriu oficialmente o Carnaval Cultural de Corumbá, na noite desta quarta-feira, 27 de fevereiro. E, fazendo jus ao nome de Carnaval Cultural, o bloco trouxe para o circuito de rua muitos corumbaenses e turistas, além da corte de momo que desfilou com os foliões que começaram a esquentar o clima com o trio que ditou o ritmo pela Rua Frei Mariano até ganharem a Passarela do Samba.

Para o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson da Silva Cruz, o bloco mostra o que o carnaval reserva para os próximos dias.

“Estamos começando a folia com bastante alegria, muita animação, muita segurança e com a presença deste povo animado. A expectativa é grande para ver os blocos e as escolas, realizando um carnaval tranquilo e de muita alegria”, afirmou.

O prefeito Marcelo Iunes que participou da folia e interagiu com os integrantes do bloco, elogiou a organização e disse que a expectativa por um grande carnaval é enorme. “Tivemos toda uma preocupação na organização. Inclusive eu estive junto com o Governo do Estado nesse ano pedindo para aumentar o efetivo para que tenhamos um carnaval tranquilo”, comentou.

“Estamos abrindo oficialmente hoje o Carnaval de rua e já podemos ver que alguns turistas já estão na nossa cidade nos prestigiando, além é claro da população que também já foi pra rua para prestigiar esse tradicional bloco”, colocou Marcelo.

O bloco desfilou pela Passarela do Samba com a animação que marca o carnaval corumbaense. A turista Franciele de Aquino veio de Cuiabá para curtir a festa e já gostou do que viu. “Tenho vários amigos que já vieram para cá em anos anteriores e sempre me convidam para participar desta maravilhosa festa. Este ano me programei e aqui estou para curtir cada momento desta folia”.

Bloco

Reza a tradição que Frei Mariano teria lançado uma maldição sobre a Cidade Branca, após ser acusado de não pagar o relógio da Igreja que havia construído. Ao ser expulso da cidade, Frei Mariano enterrou suas sandálias em algum local desconhecido e disse que Corumbá só se desenvolveria quando achassem suas sandálias.

Essa é uma das muitas lendas locais que ao longo dos anos povoaram o imaginário popular e hoje fazem parte da tradição carnavalesca da cidade. Tanto que, em 2006, foi criado o Bloco Sandálias de Frei Mariano formado, inicialmente, apenas por funcionários públicos. Criado pela ex-presidente da Fundação de Cultura do Município, Heloísa Urt, já falecida, com o passar do tempo e também pela força de sua história, outros foliões agregaram-se ao bloco que, embora extraoficialmente, chega a ter mais de mil pessoas descendo a avenida, entoando os versos da marchinha a Frei Mariano.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLICIAL
PF desmantela organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em MS
Operação Viagem Santa investiga tráfico doméstico de cocaína e maconha as quais eram transportadas da cidade de Dourados/MS, para a cidade de São Paulo/SP
ESPORTE
Inter humilha São Paulo no Morumbi e volta à liderança do Brasileiro
DEFESA CIVIL
Aumento de nível dos rios e chuvas constantes colocam Defesa Civil em alerta
TEMPO
Nebulosidade e pancadas de chuva em todo Estado nesta quinta
MEIO AMBIENTE
Onça resgatada em novembro no Pantanal com queimaduras, será solta em seu habitat
FRAUDE ELEITORAL
Ministério Público quer impugnação de candidatos do PRB em Ladário
COVID-19
Pandemia ainda não acabou: MS registra mais de mil casos em apenas um dia
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova
POLICIAL
PRF recupera dois veículos em MS que seriam levados para a Bolívia
JUSTIÇA
Alexandre de Moraes nega HC para anular seis prisões e mandar Jamil Name para casa
p

Mais Lidas

FRAUDE ELEITORAL
Ministério Público quer impugnação de candidatos do PRB em Ladário
GERAL
Comando do 6º Distrito Naval abre inscrições para concurso de nível superior
GERAL
Confira a distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 por município em Mato Grosso do Sul
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova