Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Bloco Sandálias de Frei Mariano abre o Carnaval Cultura de Corumbá

28 fevereiro 2019 - 09h26Prefeitura de Corumbá

O Bloco Sandálias de Frei Mariano abriu oficialmente o Carnaval Cultural de Corumbá, na noite desta quarta-feira, 27 de fevereiro. E, fazendo jus ao nome de Carnaval Cultural, o bloco trouxe para o circuito de rua muitos corumbaenses e turistas, além da corte de momo que desfilou com os foliões que começaram a esquentar o clima com o trio que ditou o ritmo pela Rua Frei Mariano até ganharem a Passarela do Samba.

Para o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson da Silva Cruz, o bloco mostra o que o carnaval reserva para os próximos dias.

“Estamos começando a folia com bastante alegria, muita animação, muita segurança e com a presença deste povo animado. A expectativa é grande para ver os blocos e as escolas, realizando um carnaval tranquilo e de muita alegria”, afirmou.

O prefeito Marcelo Iunes que participou da folia e interagiu com os integrantes do bloco, elogiou a organização e disse que a expectativa por um grande carnaval é enorme. “Tivemos toda uma preocupação na organização. Inclusive eu estive junto com o Governo do Estado nesse ano pedindo para aumentar o efetivo para que tenhamos um carnaval tranquilo”, comentou.

“Estamos abrindo oficialmente hoje o Carnaval de rua e já podemos ver que alguns turistas já estão na nossa cidade nos prestigiando, além é claro da população que também já foi pra rua para prestigiar esse tradicional bloco”, colocou Marcelo.

O bloco desfilou pela Passarela do Samba com a animação que marca o carnaval corumbaense. A turista Franciele de Aquino veio de Cuiabá para curtir a festa e já gostou do que viu. “Tenho vários amigos que já vieram para cá em anos anteriores e sempre me convidam para participar desta maravilhosa festa. Este ano me programei e aqui estou para curtir cada momento desta folia”.

Bloco

Reza a tradição que Frei Mariano teria lançado uma maldição sobre a Cidade Branca, após ser acusado de não pagar o relógio da Igreja que havia construído. Ao ser expulso da cidade, Frei Mariano enterrou suas sandálias em algum local desconhecido e disse que Corumbá só se desenvolveria quando achassem suas sandálias.

Essa é uma das muitas lendas locais que ao longo dos anos povoaram o imaginário popular e hoje fazem parte da tradição carnavalesca da cidade. Tanto que, em 2006, foi criado o Bloco Sandálias de Frei Mariano formado, inicialmente, apenas por funcionários públicos. Criado pela ex-presidente da Fundação de Cultura do Município, Heloísa Urt, já falecida, com o passar do tempo e também pela força de sua história, outros foliões agregaram-se ao bloco que, embora extraoficialmente, chega a ter mais de mil pessoas descendo a avenida, entoando os versos da marchinha a Frei Mariano.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas