Menu
quinta, 13 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Bloco Sandálias de Frei Mariano abre o Carnaval Cultura de Corumbá

28 fevereiro 2019 - 09h26Prefeitura de Corumbá

O Bloco Sandálias de Frei Mariano abriu oficialmente o Carnaval Cultural de Corumbá, na noite desta quarta-feira, 27 de fevereiro. E, fazendo jus ao nome de Carnaval Cultural, o bloco trouxe para o circuito de rua muitos corumbaenses e turistas, além da corte de momo que desfilou com os foliões que começaram a esquentar o clima com o trio que ditou o ritmo pela Rua Frei Mariano até ganharem a Passarela do Samba.

Para o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson da Silva Cruz, o bloco mostra o que o carnaval reserva para os próximos dias.

“Estamos começando a folia com bastante alegria, muita animação, muita segurança e com a presença deste povo animado. A expectativa é grande para ver os blocos e as escolas, realizando um carnaval tranquilo e de muita alegria”, afirmou.

O prefeito Marcelo Iunes que participou da folia e interagiu com os integrantes do bloco, elogiou a organização e disse que a expectativa por um grande carnaval é enorme. “Tivemos toda uma preocupação na organização. Inclusive eu estive junto com o Governo do Estado nesse ano pedindo para aumentar o efetivo para que tenhamos um carnaval tranquilo”, comentou.

“Estamos abrindo oficialmente hoje o Carnaval de rua e já podemos ver que alguns turistas já estão na nossa cidade nos prestigiando, além é claro da população que também já foi pra rua para prestigiar esse tradicional bloco”, colocou Marcelo.

O bloco desfilou pela Passarela do Samba com a animação que marca o carnaval corumbaense. A turista Franciele de Aquino veio de Cuiabá para curtir a festa e já gostou do que viu. “Tenho vários amigos que já vieram para cá em anos anteriores e sempre me convidam para participar desta maravilhosa festa. Este ano me programei e aqui estou para curtir cada momento desta folia”.

Bloco

Reza a tradição que Frei Mariano teria lançado uma maldição sobre a Cidade Branca, após ser acusado de não pagar o relógio da Igreja que havia construído. Ao ser expulso da cidade, Frei Mariano enterrou suas sandálias em algum local desconhecido e disse que Corumbá só se desenvolveria quando achassem suas sandálias.

Essa é uma das muitas lendas locais que ao longo dos anos povoaram o imaginário popular e hoje fazem parte da tradição carnavalesca da cidade. Tanto que, em 2006, foi criado o Bloco Sandálias de Frei Mariano formado, inicialmente, apenas por funcionários públicos. Criado pela ex-presidente da Fundação de Cultura do Município, Heloísa Urt, já falecida, com o passar do tempo e também pela força de sua história, outros foliões agregaram-se ao bloco que, embora extraoficialmente, chega a ter mais de mil pessoas descendo a avenida, entoando os versos da marchinha a Frei Mariano.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Lote com 5,7 milhões de doses de vacinas começa a ser distribuído
POLÍTICA
Iunes aceita convite do Podemos
VOLUNTARIADO
Confeiteiros Solidários realizam Campanha do Agasalho para o Voluntários no Caminho
POLICIAL
PF prende quatro pessoas e apreende 180 kg de cocaína em MS
GERAL
Em Corumbá condutor tem veículo removido por transporte clandestino
GERAL
Detentas bolivianas em Corumbá recebem assistência de Consulado
ESPORTE
Curso de "Treinamento Esportivo no Contexto Escolar" vai ser realizado de 28 a 30 de maio
EDUCAÇÃO
Inep define cronograma do Censo Escolar da Educação Básica 2021
ESPORTE
Bia Cavassa visita Secretaria Nacional do Esporte e busca apoio para MS
GERAL
Bia Cavassa e vereadores visitam sede da Sudeco

Mais Lidas

OPERAÇÃO PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA
PF cumpre mandado de prisão em empresários e funcionários da prefeitura de Corumbá
INCÊNDIO
Bombeiros combatem incêndio em residência no Cristo Redentor
GERAL
Homem fica ferido após colisão de motos
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA
Operação Independência apreende arma de fogo e uma pessoa é presa