Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Bioparque Pantanal recebe onça-pintada, arada e filhote de anta empalhados para Educação Ambiental

04 julho 2022 - 09h16Gesiane Sousa

Em cerimônia agendada para às 14h de hoje (4), a Polícia Militar Ambiental e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) farão a entrega de uma onça-pintada, uma arara-canindé e um filhote de anta para o Bioparque Pantanal, em Capo Grande. Os animais foram taxidermizados (empalhados) durante um curso realizado em parceria entre a PMA e a UCDB para alunos dos cursos de medicina veterinária e biologia. A entrega será efetuada no Bioparque. 

Os instrutores foram três Policiais Militares Ambientais, que durante as 40 horas do curso taxidermizaram 11 animais, dentre eles: uma onça-pintada, um tamanduá-bandeira, um filhote de anta, um preá, uma jiboia, dois tucanos, uma arara-azul, uma arara-canindé, um coró-coró, também conhecido como curicaca-parda e um animal doméstico da espécie cachorro. 

Após a secagem completa, hoje serão retirados os arames e tábuas utilizados para a sustentação e manutenção da posição dos animais. A conservação da taxidermia pode durar centenas de anos. 

Onça-pintada empalhada vai ficar em exposição no Bioparque Pantanal. Foto: Divulgação/PMA

Os demais animais irão compor os museus de fauna itinerante, que são utilizados como atrativos nos trabalhos de Educação Ambiental da PMA,  além de outras oficinas como a de reciclagem (em que se discute a questão dos resíduos sólidos), do ciclo da água (discutem-se recursos hídricos), a casinha da energia (maquete usada para se discutir sobre os tipos de produção de energias e seus impactos, bem como energias as renováveis e limpas), plantio de mudas nativas (discutem-se sobre desmatamento, assoreamento, importância da flora etc.). Os animais também poderao ser utilizados em apresentações teatrais de fantoches, que discutem vários temas ambientais. A PMA trabalha atualmente em média 20 mil alunos por ano em escolas da Capital e interior do MS. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
Trânsito
Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá
Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Mais Lidas

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados