Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Bioparque Pantanal inaugura nessa segunda com maior aquário de água doce do mundo

A visitação será gratuita até o último dia do ano e a capacidade diária será de 300 pessoas, 150 pela manhã e 150 à tarde

28 março 2022 - 07h46Portal de Notícias do Governo

Mato Grosso do Sul entrega para o mundo, o maior aquário de água doce. Segmentos do turismo, educação, pesquisa e outros ganham um complexo com 19 mil m² de área construída e vive um marco em sua história nesta segunda-feira (28). Isso porque, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, inauguram o Bioparque Pantanal - Espaço de Experiência e Conhecimento. 

Localizado nas dependências do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, o Bioparque do Pantanal abriga o maior aquário de água doce do mundo. Com a entrega, os benefícios vão além do fortalecimento do turismo de Mato Grosso do Sul, tornando-se um centro de referências em pesquisas. 

“É uma alegria poder entregar o Bioparque Pantanal, uma obra tão esperada pela nossa população. Hoje, Mato Grosso do Sul vive um momento que vai ficar para a história”, destacou o governador Reinaldo Azambuja. 

“A gente conclui uma longa jornada de obras, de construção, e agora se inicia uma nova história. Um novo equipamento, com uma nova proposta para se tornar realmente algo de uma dimensão muito grande do ponto de vista não só turístico, mas também científico, educacional e de conscientização”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel. 

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Bioparque Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água. O complexo ainda oferece um museu interativo, biblioteca, auditório com capacidade para 250 pessoas, sala de exposição e laboratórios de pesquisa para estudantes, cientistas e pesquisadores. O calendário de visitações será apresentado no ato da inauguração. 

A obra 

O principal atrativo do Bioparque Pantanal é o circuito que forma o maior aquário de água doce do mundo, onde o visitante terá contato com as principais espécies de peixes do Pantanal e dos 5 continentes. A cenografia dos tanques é de autoria do artista plástico, cenógrafo e ambientalista, Roberto Alves Gallo.

Os tanques têm lindos cenários produzidos pelo artísta plástico Roberto Alves Gallo. Foto: Divulgação

O Bioparque oferece também um ambiente aberto que representa o Pantanal na sua forma “bruta”, possibilitando contato com animais típicos do bioma como o jacaré vivendo ao ar livre. Uma passarela ainda na área externa conduz ao mirante de contemplação de aves e outros animais em seu habitat natural, o Parque das Nações Indígenas. 

Além do turismo 

O Bioparque Pantanal oferece um novo conceito que une educação, pesquisa e conservação, promovendo projetos de pesquisa e conservação de espécies, valorizando o bem-estar dos animais e orientando seus visitantes pela educação ambiental. O museu, laboratórios de educação ambiental e pesquisa científica e centro de convenções, proporcionam um conjunto de atividades e experiências, de maneira inovadora, dinâmica e viva. 

Outras atividades possíveis de serem realizadas dentro do Bioparque, e que serão importante gerador de receitas para sua manutenção, são os eventos: seminários, conferências, formaturas ou eventos sociais poderão ser realizados, aproveitando toda a dinâmica que o local oferece. 

Além do turismo, o Bioparque oferece ainda auditório, laboratório e museu. Foto: Divulgação

Com a bancada multimídia e a Biblioteca disponíveis no primeiro piso, o visitante poderá também ampliar seus conhecimentos e pesquisas em diferentes temas de seu interesse. O Bioparque Pantanal também contará com a oferta de produtos e serviços nos restaurantes, lanchonetes e lojas de artesanato e souvenires que serão implantados ao longo do ano, visando complementar a experiência do visitante e proporcionar bem-estar durante a sua estada no ambiente. 

Visitação 

A diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, destaca que a visitação aberta ao público em geral terá início no dia 1º de maio e os primeiros 30 dias após a inauguração serão de treinamento, com agendas internas e institucionais. 

“Está sendo elaborada uma plataforma por onde a população poderá se cadastrar para visitar o Bioparque. Serão visitas guiadas, segmentadas. A visita será feita com um guia-chefe e dez condutores, as pessoas vão se cadastrar e será emitido um voucher com dia e horário da visita”, afirmou. 

A visitação será gratuita até o último dia do ano e a capacidade diária será de 300 pessoas, 150 pela manhã e 150 à tarde. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
Trânsito
Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá
Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Mais Lidas

saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
Educação
Inscrições para o Jet Programme 2026 encerram nesta sexta-feira (19)
Programa seleciona brasileiros para atuar no Japão como Coordenador de Relações Internacionais, prestando apoio à estrangeiros no país
Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática