Menu
quarta, 20 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Banho de São João é certificado como Patrimônio do Brasil

28 agosto 2021 - 10h51Redação

Corumbá recebeu na tarde desta sexta-feira, 27 de agosto, a certificação do registro do Banho de São João como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

A cerimônia ocorreu de forma híbrida – presencial e virtual – no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá e contou com a participação do diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson Cruz, que, na oportunidade, representou o prefeito Marcelo Iunes. 

“Hoje vivenciamos um marco histórico. Foram anos aguardando essa notícia, esse título. Muitos Festeiros e Festeiras que viram o início dessa história não puderam ver o resultado positivo que temos agora, mas nós guardaremos seus nomes na memória das nossas cidades. Corumbá e Ladário continuarão celebrando… sempre”, declarou Joílson Cruz ao destacar a singularidade da forma pela qual Corumbá e a cidade vizinha Ladário festejar o santo junino. 

Diretamente de Brasília, a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, participou do momento por meio digital. O mesmo recurso foi utilizado pelo diretor-presidente da Fundação de Cultura de Ladário, Cléber de Miranda, que representou o prefeito Iranil. 

A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Corumbá, Marcelle de Saboya Ravanelli e alguns festeiros de São João de Corumbá, entre eles, Rosana Lídia da Silva Pereira, que herdou a festa da mãe, Maria Paula da Silva, estiveram presencialmente no auditório em Corumbá. 

A aprovação do Banho de São João de Corumbá e Ladário como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aconteceu no dia 19 de maio, durante reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

O pedido inicial foi realizado em 2010 pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da então Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, e a partir daí uma série de estudos, pesquisas, festejos, interações, entrevistas, coleta de materiais e cooperação geral, envolvendo o próprio Iphan, Prefeitura Municipal de Corumbá, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Municipal de Políticas Culturais, entre outros. 

Somente em Corumbá, atualmente, pelo cadastro da Fundação da Cultura do Patrimônio Histórico há pelo menos quase cem festeiros no território urbano. Com a pandemia, este ano, lançou-se um edital para os festeiros entregarem um registro audiovisual sobre a trajetória de suas comunidades para compor o acervo da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico. 

Os primeiros registros do Banho de São João em Corumbá e Ladário são datados do final do século XIX em jornais da época que já relatavam a forma singular dos festejos juninos nas duas cidades pantaneiras. Estudiosos afirmam que os festejos reúnem uma miscelânea de influências de povos, entre eles, os árabes e portugueses. Também marcam os festejos, o sincretismo religioso, sobretudo entre o catolicismo e as religiões de matrizes africanas. 

 

Informações da Ascom PMC

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flexibilidade
Com redução dos casos de Covid-19, Prefeitura altera Toque de Recolher em Corumbá
Monumento Histórico
Vereadores defendem resgate de antigo Farol do Balduíno no Rio Paraguai
Sem Emendas
Câmara aprova Moção em Apoio à regulamentação da profissão de podologia
Pobreza Menstrual
Vereadora pede apoio de deputados para derrubar veto presidencial na distribuição de absorventes
Em tramitação
Proposta cria programa de apoio a catadores de recicláveis em Corumbá
Briga Antiga
Anatel convoca a Oi para reunião sobre internet em Corumbá
Na Câmara
Vereador questiona índices do ICMS Ecológico estabelecidos para 2022
Desdobramento
Denúncia contra os nove indiciados pelo Dracco na Operação "Dark Money" vira processo judicial
Desdobramentos
PF apreende arma, munição e faz termo de conduta durante operação Mercês
Crime na Capital
Após disparos, polícia prende ladrões que fizeram idosa e cuidadora de reféns na Capital

Mais Lidas

Capital e Chapadão do Sul
SAD divulga abertura de Processo Seletivo da Agepan
Crime
Motorista de aplicativo é sequestrada e tem carro roubado; dois dos assaltantes foram presos
Prisão
Homem é preso após invadir e roubar escola no centro
Impressionante
Moto Titan com débitos de R$ 107 mil é aprendida em blitz do Detran-MS no fim de semana