Menu
sábado, 22 de março de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

AW Brazil inicia Cruzeiro Ecológico e afirma a potência de Corumbá como destino internacional

08 abril 2016 - 08h35Gesiane Medeiros
Antes dos operadores turísticos e jornalistas internacionais, juntamente com equipe da ATTA (Associação do Turismo de Aventura), iniciarem o cruzeiro ecológico pelo Pantanal, uma coletiva com a imprensa local foi promovida pela Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur), no final da tarde desta quinta-feira (7) no Sesc de Corumbá. Durante pouco menos de uma hora de conversa, ficou muito bem esclarecido, que o roteiro Corumbá & Bonito é considerado por eles uma potência, a ser comercializada internacionalmente nas grandes feiras de turismo de aventura. Gabriela Stowell, representante da ATTA, instituição organizadora do evento, esclareceu que o Adventure Week (AW ) é fixado em três pilares: o marketing e promoção do destino, o treinamento e a comercialização. A equipe jornalística que acompanha o AW na cidade, entre eles freelances que pautam para canais como National Geographic, irão preparar materiais que ganharão alcance mundial, uma grande galeria com imagens e vídeos, do que foi vivenciado por eles nas regiões, estarão online, à disposição para apreciação de todos.Como tudo começou O planejamento para o acontecimento do AW Brazil, desde a escolha do lugar até a vinda da comitiva internacional, durou pelo menos um ano, e muitos deles nunca vieram ao Brasil. Gabriela afirma que “é um evento bem complexo, uma equipe da ATTA juntamente com representantes da EMBRATUR e FUNDTUR/MS, vieram antes para inspecionar a avaliar o verdadeiro potencial da cidade, alguns ajustes foram realizados e hoje estamos aqui porque acreditamos que os turistas internacionais, terão sim grande interesse em viver essa experiência”, explica a representante da ATTA. Luiz Ricardo da Fundtur esclarece que, “no município, o trabalho de fortalecimento e criação da rede para o mercado, iniciou no ano passado com o evento, Rodada Anual de Negócios de Turismo, onde cinco das operadoras brasileiras participantes também estarão no Marketing Place, feira com grandes operadoras nacionais e internacionais, onde os pacotes que serão aqui definidos estarão sendo oferecidos”. Segundo Diego Arelano, da EMBRATUR, as negociações para conseguir trazer o evento para Corumbá e Bonito iniciaram ainda em 2013. “O turista internacional demanda um trabalho muito grande para chegar até aqui, eles procuram visitar um roteiro enxuto que não fique em apenas um lugar, e acreditamos que a rota Corumbá & Bonito é perfeita, porque os roteiros se comunicam entre si e são próximos”. Como comercializar Após a comitiva experimentar o produto, eles indicam pontos que devem ser melhorados e negociam os pacotes com os empresários locais, para assim que saírem da região já iniciarem a venda internacional, assim como os jornalistas que já iniciarão os disparos de publicações. “A ATTA acompanha a divulgação e as vendas do roteiro visitado, por pelo menos um ano após o evento”, fala Gabriela sobre a proposta de trabalho do AW Brazil.  No dia 16, acontece o ponto chave para a comercialização dos pacotes, a Rodada de Negócios, que será realizada em Bonito. Esta é a fase em que os operadores negociam diretamente com os fornecedores locais como o pacote será exposto no mercado internacional. A negociação vai desde o preço até o formato do pacote, que são fechados por operadores brasileiros que possuem grande representação internacional, e podem assim expor seus portfólios em feiras que ocorrem em diversos lugares do mundo, com o objetivo de atrair o turista ecológico, aqueles que se agradam por roteiros que oferecem viver determinado local em contato direto com a natureza.Sobre o turista de aventura Shanow Stowell, presidente da ATTA, descreveu a felicidade de estar em corumbá, “nós trabalhamos pelo mundo inteiro, um dos principais tipos de turismo em expansão atualmente é o de aventura, nosso foco de trabalho. O turismo pode ser muito bom, mas também negativo para o destino, ou até mesmo não causar impacto algum para a região. Destinos como Corumbá & Bonito são perfeitos para o cliente potencial que objetivamos atrair, nossas pesquisas apontam que até 65% do investimento fica no destino, comparado com o turismo de massa, é um tipo de turista que investe na região e não agride o meio ambiente, pelo contrario eles tem consciência ecológica e social”. Para Paulo Duarte, a vinda do AW em Corumbá oficializa o processo de profissionalização do turismo de aventura na cidade, “essa é a primeira vez que o AW vem ao Brasil e Corumbá foi um dos destinos escolhidos, isso mostra que temos capacidade. Às vezes é necessário alguém de fora mostrar o valor da cidade para quem vive aqui reconhecer. Queremos exibir a riqueza viva de Corumbá, que vai além do turismo de pesca, queremos atrair o turista que tem a consciência da preservação ambiental. Foram três anos de caminhada, com criação de eventos ligados a natureza para que hoje pudéssemos ser reconhecidos como um destino do ecoturismo”, diz o prefeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Assistência Social
Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil
meio ambiente
Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal
meio ambiente
Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024
Assistência Social
Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
Saúde
Corumbá recebe recurso federal para compra de raio-X odontológico panorâmico
Repercussão
Postura fará nova vistoria em bar da rua América
Plantão
Bombeiros registram cinco ocorrências e três vítimas em 24 horas
Inclusão
Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA em MS
Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá

Mais Lidas

Direito de Resposta
Dono de bar acusado de perturbação diz que atende as solicitações do morador desde a inauguração
Polícia
Mulher presa por estupro da filha trabalhava tranquila em lanchonete de Corumbá
Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá
Saúde
Em nota, Santa Casa justifica demissões e afirma compromisso de pagar rescisões