Menu
terça, 07 de dezembro de 2021
Andorinha Dezembro
Mobile - Andorinha Dezembro
Geral

Aulão gratuito do Sesi dá dicas de como fazer uma boa Redação no Enem

29 setembro 2020 - 14h02Ascom Fiems

Se o Enem tem como principal característica a abordagem multidisciplinar, que valoriza o conhecimento global do aluno, o “1º Aulão Online do Sesi”, transmitido ao vivo nesta terça-feira (29/09) pelo canal da instituição no Youtube, foi uma mão na roda para os alunos de todo o Brasil, que puderam acompanhar dicas valiosas com o tema “Linguagens”, que tratou de conteúdos de Gramática, Literatura, Inglês e a importantíssima Redação. 

A estrutura de transmissão foi instalada na Escola do Sesi de Campo Grande, mas também contou com a participação direta de professores das escolas do Sesi de Aparecia do Taboado, de Três Lagoas e de Corumbá, além de uma intérprete de libras. Com alcance de mais de 500 usuários online simultaneamente, alunos de escolas públicas e privadas de todo o País puderam interagir com os docentes em tempo real por meio do chat do YouTube, enviando dúvidas e acompanhando a resolução de questões.

Memes e virais da Internet deram o tom das explicações da professora Ana Carolina, que, direto da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, falou sobre a história das Escolas Literárias, suas características e principais representantes, e deixou um recado importante para os candidatos que assistiram: “não menosprezem o Modernismo”.

A professora Nágila Sana, que leciona a disciplina de Gramática na Escola do Sesi de Campo Grande, caprichou na caracterização e usou um chapéu cangaceiro para reforçar aos alunos que o Enem sempre busca reduzir barreiras e o preconceito linguístico, atentando para o fato de que não existe “certo e errado” ao se considerar que a linguagem não será a mesma o tempo todo, variando conforme o interlocutor, contexto, momento histórico, entre outros.

Professora de Redação da Escola do Sesi de Corumbá, a professora Juliane Gamboa respondeu à pergunta que não quer calar: e o tema? A pandemia foi uma grande aposta dos alunos, porém, ela ponderou que o tema costuma não ser tão óbvio assim. O professor Max Jhonatan, que leciona a disciplina de Inglês na Escola do Sesi de Três Lagoas, frisou que o idioma não é um “bicho de sete cabeças” e deu algumas dicas de como os candidatos podem interpretar um texto na língua inglesa.

O aulão terminou com sorteio de brindes para os participantes, como obras literárias que costumas ser cobradas em questões da prova, e um fone de ouvido especial do Sistema Fiems, que vai ser útil para os alunos estudarem em casa em tempos de isolamento social. O Sesi ainda fará outros três aulões preparatórios para o Enem, sempre com um formato 100% online e sem qualquer custo para os estudantes de qualquer escola do país.

A próxima transmissão está prevista para outubro, com abordagem dos conteúdos da área de Exatas, enquanto os outros dois serão no mês de novembro. Para acompanhar as datas, basta acompanhar os canais do Sesi MS no Facebook (facebook.com/msses) e no Instagram (instagram.com/sesi_ms/).

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
IFMS convoca para heteroidentificação em seleção de cursos técnicos integrados
Tecnologia
Webinar das Cidades Digitais reúne Prefeituras do MS e Ministério das Comunicações nesta terça
Fiscalização
PMA aplica R$ 17 mil em multas e apreende 47 quilos de pescado no primeiro mês de piracema
Cidadão
Caixa divulga calendário de pagamentos do INSS de 2022
Transparência
Médicas de Campo Grande tinham até três cargos públicos com escala de 100 horas semanais
Serviço Público
Recesso na Assembleia começa no próximo dia 22 e trabalhos retornam em fevereiro
Eleições 2022
Tucanos buscam apoio no MDB e PSD
Desdobramentos
Caixa se pronuncia sobre prisão de estagiário acusado de furtar beneficiários do auxílio
Há 4 dias
Encontrado trabalhador rural que estava desaparecido na região do Paiaguás
Colisão entre motos
Jovem internado no CTI não resiste e morre antes da transferência para Capital

Mais Lidas

Desdobramentos
Caixa se pronuncia sobre prisão de estagiário acusado de furtar beneficiários do auxílio
Transparência
Médicas de Campo Grande tinham até três cargos públicos com escala de 100 horas semanais
Colisão entre motos
Jovem internado no CTI não resiste e morre antes da transferência para Capital
Há 4 dias
Encontrado trabalhador rural que estava desaparecido na região do Paiaguás