Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Audiências Públicas sobre a Nova Ferroeste começam nesta segunda-feira

Ferrovia foi idealizada pelo governo do Paraná em parceria com o governo de Mato Grosso do Sul

16 maio 2022 - 10h15Redação

O município de Dourados abre nesta segunda-feira (16) a sequência de sete audiências públicas para apresentar os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Nova Ferroeste, idealizado pelo governo do Paraná em parceria com o governo de Mato Grosso do Sul. Dourados recebe o diálogo dos técnicos envolvidos no projeto com a sociedade às 19 horas.  

O município fica a 90 quilômetros de Maracaju, ponto de partida da estrada de ferro que vai percorrer oito cidades de Mato Grosso do Sul e 41 do Paraná, até chegar ao porto de Paranaguá, no litoral. 

As audiências públicas são etapas do processo de licenciamento ambiental prévio do projeto. Para a primeira semana, estão programados três encontros: em Dourados (16), Guaíra (18) e Cascavel (19). Em seguida, acontecem as audiências de Paranaguá (23), São José dos Pinhais (24), Guarapuava (26) e Irati (27). 

Todas as audiências podem ser acompanhadas in loco e a distância. Os canais de comunicação criados para os encontros estão no ar.  

Até quinta-feira, houve 4.500 acessos, com e sem interação, como envio de perguntas ou inscrição para o transporte gratuito ou agendamento da transmissão ao vivo das reuniões. 

As opções de contato passam por um número de 0800, mensagens por WhatsApp e o site oficial. Mais de 70% da procura ficou concentrada no site, no qual estão disponibilizados os resultados que serão objeto de discussão nos encontros. 

A população dos 49 municípios do traçado também pode optar pelo transporte gratuito para ir até os locais previstos das reuniões. O maior volume de pedidos até o momento é para as audiências de Dourados (MS), Cascavel e Paranaguá. 

“É de fundamental importância a sociedade contribuir com o processo de licenciamento desse projeto de infraestrutura, que vai influenciar a vida de milhões de brasileiros nas próximas décadas”, destaca o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes. 

Importância

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, o projeto da Nova Ferroeste é estratégico sob o ponto de vista da logística e também da competitividade.   

“No futuro, com a viabilização da ferrovia, o nosso estado vai diminuir a exportação de commodities e ampliar a exportação”, explicou o governador.   

Para o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a Nova Ferroeste se insere dentro da proposta de desenvolvimento da logística no Estado de Mato Grosso do Sul.   

“A questão ferroviária sempre se colocou como prioridade dentro do governo. A primeira foi a instalação dos terminais da Ferro Norte. Nós conseguimos reabrir o terminal de Chapadão do Sul. A segunda é o processo todo da Malha Oeste, que estamos finalizando o estudo para esse ano.  

E no segundo semestre deve ser colocado. E essa Nova Ferroeste, que é uma nova linha ferroviária”, afirmou. 

Verruck frisa que, hoje, Mato Grosso do Sul exporta praticamente 40% de toda a produção pelo porto de Paranaguá.   

“Essa Nova Ferroeste traz essa linha, e o objetivo de tudo isso é dar competitividade ao projeto, que deve ser finalizado agora. A intenção é de que ainda no segundo semestre a gente possa colocar para leilão na B3 para que se busquem os investidores interessados, e será um investimento privado”, concluiu. 

Vistoria

Como parte do processo de licenciamento, os técnicos do Ibama iniciaram vistorias técnicas. Segundo Fagundes, esta fase completa o processo ambiental.  

“É nessa visita que o Ibama confronta os dados que foram apresentados nesse imenso estudo, com mais de 3 mil páginas. No sobrevoo, eles terão contato visual com toda a área prevista para a passagem dos trilhos”, salienta. 

Eles ainda sobrevoam o trecho entre Cascavel e Maracaju, passando por Guaíra. “Eles vão passar por praticamente todo o traçado, para ter uma visão mais clara dos impactos positivos e negativos do empreendimento”, completa.   

40% do escoamento pelo porto de Paranaguá 

Hoje, Mato Grosso do Sul exporta praticamente 40%  de toda a produção pelo porto de Paranaguá. 

 

 

* Informações do Governo do Estado e Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas; inscrição inicia em 1º de ab
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS
Prazo
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico
Semana Santa
Confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul neste feriado

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira