Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Audiência pública vai debater infraestrutura e segurança das pontes do Rio Paraguai

20 fevereiro 2017 - 11h56Redação

A Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá realiza no dia 22 de março, uma audiência pública para tratar das questões relacionadas à infraestrutura e segurança das pontes sobre o Rio Paraguai. O evento está sendo organizado pelo vereador Domingos Albaneze (PV) que está convidando autoridades ligadas ao setor, possibilitando assim discutir as situações das pontes na região do Morrinho (rodoviária) e de Porto Esperança (ferroviária), bem como da ponte existente na área urbana de Corumbá, a captação de água bruta.

“Já estamos mantendo contatos com todas as autoridades ligadas aos setores competentes para que possamos debater este assunto, buscando soluções para os problemas já existentes, bem como prevenir futuros desastres que possam causar sérios transtornos à população pantaneira”, destacou Albaneze.

A audiência contará com as presenças de vereadores além de representantes da Marinha do Brasil, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/MS), secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, prefeituras de Corumbá e Ladário, armadores, além de deputados estaduais e federais.

“Anos atrás, um acidente causou sérios problemas à estrutura da ponte sobre o Rio Paraguai, na região do Morrinho. Desde então há necessidade de reconstruir o dolfin, um dispositivo de segurança que protege os pilares de colisões. Até hoje esta obra de extrema necessidade não foi executada e, mais recente, uma barcaça colidiu diretamente com os pilares, causando sérios danos e até interditando a ponte. Por isso temos que discutir este assunto com as autoridades competentes para reconstruir o dolfin e executar outras obras necessárias”, resumiu.

Domingos recorda que em 2012, a Mineradora Vale elaborou um projeto e as empresas que atuam no setor de transporte fluvial iriam executar a obra necessária (reconstruir o dolfin). Isto não ocorreu em virtude da crise econômica brasileira. “Vamos tratar com os nossos governantes, buscar viabilizar recursos, para executar este projeto”, observou.

Captação

Já em relação à ponte localizada na área urbana, a captação de água bruta no Rio Paraguai, o vereador ressalta que há necessidade de promover uma ampla discussão em torno de um projeto, executar as obras necessárias, para evitar desastres, já que os empurradores que fazem transporte de cargas da Bolívia, utilizam este trecho. 

“Temos que pensar em buscar soluções antes que aconteça um acidente grave, o que poderia interromper a captação de água bruta, deixando toda a cidade sem água potável”, comentou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril