Menu
quinta, 13 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Audiência pública vai debater infraestrutura e segurança das pontes do Rio Paraguai

20 fevereiro 2017 - 11h56Redação

A Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá realiza no dia 22 de março, uma audiência pública para tratar das questões relacionadas à infraestrutura e segurança das pontes sobre o Rio Paraguai. O evento está sendo organizado pelo vereador Domingos Albaneze (PV) que está convidando autoridades ligadas ao setor, possibilitando assim discutir as situações das pontes na região do Morrinho (rodoviária) e de Porto Esperança (ferroviária), bem como da ponte existente na área urbana de Corumbá, a captação de água bruta.

“Já estamos mantendo contatos com todas as autoridades ligadas aos setores competentes para que possamos debater este assunto, buscando soluções para os problemas já existentes, bem como prevenir futuros desastres que possam causar sérios transtornos à população pantaneira”, destacou Albaneze.

A audiência contará com as presenças de vereadores além de representantes da Marinha do Brasil, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/MS), secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, prefeituras de Corumbá e Ladário, armadores, além de deputados estaduais e federais.

“Anos atrás, um acidente causou sérios problemas à estrutura da ponte sobre o Rio Paraguai, na região do Morrinho. Desde então há necessidade de reconstruir o dolfin, um dispositivo de segurança que protege os pilares de colisões. Até hoje esta obra de extrema necessidade não foi executada e, mais recente, uma barcaça colidiu diretamente com os pilares, causando sérios danos e até interditando a ponte. Por isso temos que discutir este assunto com as autoridades competentes para reconstruir o dolfin e executar outras obras necessárias”, resumiu.

Domingos recorda que em 2012, a Mineradora Vale elaborou um projeto e as empresas que atuam no setor de transporte fluvial iriam executar a obra necessária (reconstruir o dolfin). Isto não ocorreu em virtude da crise econômica brasileira. “Vamos tratar com os nossos governantes, buscar viabilizar recursos, para executar este projeto”, observou.

Captação

Já em relação à ponte localizada na área urbana, a captação de água bruta no Rio Paraguai, o vereador ressalta que há necessidade de promover uma ampla discussão em torno de um projeto, executar as obras necessárias, para evitar desastres, já que os empurradores que fazem transporte de cargas da Bolívia, utilizam este trecho. 

“Temos que pensar em buscar soluções antes que aconteça um acidente grave, o que poderia interromper a captação de água bruta, deixando toda a cidade sem água potável”, comentou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Sebrae e parceiros lançam Portal de Ecoturismo
Plataforma inédita é uma iniciativa do Sebrae em Mato Grosso do Sul para todo o País. Portal reúne conteúdos sobre Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA
Operação Independência apreende arma de fogo e uma pessoa é presa
COVID-19
Drive Thru de vacinação está suspenso até a chegada de novas doses
GERAL
Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G
SAÚDE
Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacinas contra covid-19
CIDADE
Vereadores cobram ação do Procon em relação às lojas físicas das operadoras de telefonia
EDUCAÇÃO
Prefeitura inicia entrega do kit alimentação escolar a partir do dia 19 de maio
BOLSA ATLETA
Fundesporte divulga resultado preliminar por pontuação dos candidatos
EDUCAÇÃO
Mestrado em Educação Científica e Matemática da UEMS recebe inscrições até 17 de maio
GERAL
Paulo Duarte diz que não é alvo da Operação Independência

Mais Lidas

OPERAÇÃO PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA
PF cumpre mandado de prisão em empresários e funcionários da prefeitura de Corumbá
INCÊNDIO
Bombeiros combatem incêndio em residência no Cristo Redentor
GERAL
Homem fica ferido após colisão de motos
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA
Operação Independência apreende arma de fogo e uma pessoa é presa