Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Audiência Pública sobre a proibição da pesca do Dourado conta com participação do vereador Rufo

18 março 2017 - 08h30Assessoria

A proibição da pesca do Dourado nos rios do Estado foi debatida nesta quarta-feira (15) no plenário Júlio Maia, da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul. O veto está previsto no Projeto de Lei (PL) 237/2016, do deputado estadual Beto Pereira (PSDB), vice-líder do governo na Casa de Leis, autor do projeto e propositor da Audiência.

O deputado considera a causa ambiental. “Estamos aqui pelos pescadores, pela preservação do meio-ambiente e a manutenção da fauna e flora nos rios de Mato Grosso do Sul. De acordo com o meu projeto, a proibição deverá ser por oito anos, para haver aumento da população do peixe nos rios. Isso promove a manutenção, procriação e repovoamento da espécie nos rios do Estado”, ressaltou.

Durante a audiência vários deputados, representantes na área do turismo, pesquisadores, presidente da Federação dos Pescadores, técnico do Ibama e representante do Instituto do Homem Pantaneiro tiveram a palavra e colocaram a sua opinião, uns foram a favor outros foram contra, mas ambos colocaram e explicaram sua posição entre eles o vereador Rufo Vinagre (PR) também teve a sua oportunidade de colocar a sua opinião.

Rufo, vereador de Corumbá defende a espécie do Dourado. Foto: Divulgação

“A Audiência Pública é o momento que temos para debater qualquer assunto de interesse da população, e esse tema é muito importante porque o Dourado é um peixe que é topo de cadeia e não se trata só disso, isso envolve vários setores de nossa sociedade e precisamos pensar em alternativas para o sustento das famílias dos pescadores. Como Corumbá é a maior planície alagada e é onde se encontra a maior parte do Rio Paraguai, levantei essa bandeira para a nossa cidade e para a colônia Z-1, pois temos que pensar em dar melhores condições para esses pescadores e criar um entreposto da pesca”, colocou Rufo.

Ao final do debate o propositor concluiu que com democracia é possível o avanço nesta questão. “A primeira sugestão é que a PMA, o Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), o Ibama e Marinha do Brasil trabalhem em conjunto, construam normativas, afinal um rio não pode ser regido por duas legislações diferentes, isso é inconcebível. Não estou aqui para defender a pesca esportiva, amadora ou o trade turístico, ou o pescador profissional do Dourado, e sim para legislar medidas que defendam o meio-ambiente. A minha luta e bandeira é o meio-ambiente, ele tem um símbolo, o rei do rio, o Dourado. Temos que defender o que temos de mais precioso no estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil”, concluiu Beto Pereira.

Também estiveram presentes na audiência pescadores profissionais e esportivos, pesquisadores, biólogos, representantes dos órgãos oficiais ligados à proteção e fiscalização do meio ambiente.

Atualmente já existem Leis que proíbem a pesca do Dourado em Estados como Paraná, Mato Grosso e Goiás, e em países como a Argentina.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

De hoje até domingo
PMA inicia Operação Semana Santa com foco na prevenção e repressão à pesca predatória
História
Sessão especial reúne corte do TJMS em celebração aos 150 anos da Comarca de Corumbá
Tempo
Chuva e sol se alternam nesta quinta e sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 23°C e máxima de 35°C nesta quinta-feira
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas
Dia do Artesão
Seu Sabastião é homenageado com 'Medalha Conceição dos Bugres' na ALEMS
Escondidas
Mulher é presa tentando entregar droga escondida na comida em presídio de Corumbá
Na Capital
Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS
Trânsito Proibido
Caminhão desobedece sinalização e tomba na galeria da XV de novembro
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Socorrida pelo pai
Autor de violência doméstica é preso em flagrante em Corumbá
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário