Menu
sexta, 15 de janeiro de 2021
Governo - Janeiro
Andorinha - Dezembro
Geral

Audiência pública discute nesta semana situação de frigoríficos em MS

07 julho 2019 - 10h18Correio do Estado

Audiência pública na Assembleia Legislativa debate na próxima terça-feira (09) os desafios dos frigoríficos em Mato Grosso do Sul. O setor, que encerrou o ano de 2018 com 134 unidades no Estado (entre processamento de peixe, bovinos, aves e suínos), de acordo com dados da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), responde pela geração de 26.135 empregos e um valor de produção de R$ 14,5 bilhões, porém a cadeia produtiva ainda permanece sob os efeitos da crise econômica dos últimos cinco anos e continua a registrar o fechamento de plantas em MS.

De acordo com informações do deputado estadual João Henrique Catan (PL), proponente da audiência pública, o evento deve contribuir para diagnosticar a realidade da indústria de frigoríficos no Estado, avaliando os resultados das empresas em operação e, principalmente, elencando os problemas encontrados nas unidades que tiveram seus trabalhos encerrados.

No início de junho deste ano, mencionou o parlamentar, o frigorífico Marfrig confirmou o fechamento da unidade localizada no município de Paranaíba, por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa, culminando na demissão de mais de 500 funcionários. A nota não explicou o motivo do encerramento das atividades da empresa.

“O maior objetivo é pensar como criar estratégias de fortalecimento dos frigoríficos, analisando toda a cadeia produtiva da carne, encontrando todos os problemas pontuais, principalmente na garantia do mercado com um valor competitivo, na modernização das regras e medidas fiscais e principalmente a garantia dos direitos dos empresários e trabalhadores envolvidos”, destacou.

Representantes do Governo do Estado, da Fiems, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), do Tribunal de Contas de MS, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), empresários do setor e da sociedade civil estão presentes no evento, que será realizado das 13h às 17h, no Plenário Deputado Júlio Maia da Casa de Leis.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPTURA DE ANIMAL
PMA captura tamanduá-bandeira no centro da cidade, o terceiro em 15 dias
EDUCAÇÃO
Termina hoje inscrição para primeira seleção de 2021 do ProUni
COVID-19
MS chega à metade de janeiro com 272 mortes por Covid-19
CAMPANHA SAÚDE MENTAL
Janeiro Branco: Profissionais falam da importância de cuidar da saúde mental
POLICIAL
PRF e PM apreendem 581 Kg de maconha em MS
Utilidade
O melhor formato de vídeo para o seu Mac
EDUCAÇÃO
Veja cinco dicas para se preparar para o Enem 2020
EDUCAÇÃO
IEL está com inscrições abertas para o curso de planejamento estratégico
SAÚDE
Centro e Borrowiski recebem ação de combate à dengue nesta sexta e sábado
ECONOMIA
Nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Mais Lidas

CHUVA FORTE
Tempestade atinge 220 famílias em Corumbá
COVID-19
Criança de 8 morre por coronavírus em MS, somando 2.625 mortes pela doença
POLICIAL
Policiais prendem homens por lesão corporal dolosa e ameaça no Loteamento Pantanal
RECLAMAÇÃO DO CONSUMIDOR
Consumidor paga conta e tem água cortada