Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Audiência pública aborda riscos relacionados às barragens de mineração em Corumbá e Ladário

05 abril 2019 - 08h52Assessoria de Comunicação

Audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Corumbá (MS) nesta quarta-feira, 3 de abril, abriu um canal de comunicação entre as empresas de mineração Vale e Vetorial, que atuam no município, e as populações corumbaense e ladarense. A partir dos rompimentos das barragens localizadas em Mariana e Brumadinho (MG), um clima de temor se instalou entre os moradores dos municípios que possuem barragens parecidas, levando as empresas e os órgãos de controle e fiscalização a adotarem uma série de medidas voltadas especificamente para a tranquilização dessas comunidades, incluindo a divulgação das atuais condições estruturais das barragens.

Segundo a procuradora da República Maria Olívia Pessoni Junqueira, que organizou e presidiu o evento, a audiência pública representou o início de um período de maior transparência e aproximação entre as empresas e a comunidade. “Corumbá e Ladário são municípios de atividade minerária. A população precisa se entender como tal e se aproximar dessa realidade, para que possa apresentar suas demandas de uma maneira mais clara e, assim, receber uma resposta adequada das empresas de mineração. O objetivo inicial dessa audiência era justamente desmistificar termos técnicos, para uma maior compreensão por parte da população. Eu acredito que foi um convite inicial para que a comunidade passe a participar mais, com um entendimento maior sobre a questão”, resumiu.

O evento começou com uma breve explanação do professor Detlef Hans Gert Walde, doutor em geologia que, entre outros temas, estuda riscos geológicos em áreas urbanas de mineração. Depois que o professor apresentou um panorama da geologia local, esclarecendo em linhas gerais como se dá a extração de ferro e manganês na região, foi a vez da mineradora Vale, por meio do gerente-executivo Antônio Sérgio da Silva Mello, apresentar a situação atual das barragens da empresa no município.

A Vale possui seis barragens na região de Corumbá e Ladário, entre ativas e inativas, e três delas possuem as características necessárias para enquadrar-se na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Entre essas três, apenas uma, a Barragem do Gregório, representaria algum risco para vidas humanas em caso de rompimento. Por esse motivo, a apresentação do gerente-executivo focou nessa barragem em específico. Ele mostrou a área que seria afetada num eventual rompimento, chamada de “mancha de inundação” e explicou quais seriam as medidas emergenciais adotadas pela empresa.

A mancha de inundação da Barragem do Gregório alcançaria dois balneários que funcionam próximos à estrutura, mas não alcançaria a comunidade de Antônio Maria Coelho, que abriga aproximadamente 200 pessoas e, teoricamente, seria a mais afetada. Antônio Sérgio explicou que a estrada de acesso à comunidade seria atingida, mas que a empresa garantiria tanto o transporte dos moradores quanto a entrega de água e suprimentos por vias alternativas enquanto fosse necessário.

Representando a mineradora Vetorial, quem fez uso da palavra foi o gerente-geral Rodrigo dos Anjos Xavier, que também focou sua apresentação nas condições atuais das barragens da empresa que se enquadram na PNSB, Barragem Sul e Monjolinho. Nas últimas semanas, muito se falou sobre uma infiltração que foi detectada na Barragem Sul e, por isso, Rodrigo fez questão de esclarecer o seguinte: trata-se de uma infiltração de nível 1 (numa escala de 1 a 3), o que representa baixo risco, que já está sendo corrigida. A obra de correção teve início há 15 dias e a previsão é que termine daqui a 30 dias.

O gerente-geral também apresentou as manchas de inundação de ambas as barragens, demonstrando que, assim como no caso da Vale, as comunidades urbanas de Corumbá e Ladário não seriam atingidas num eventual rompimento. Ambas as empresas confirmaram a realização de simulações de acidentes e uma aproximação gradativa com as comunidades do entorno, inclusive com visitas destas às barragens.

A Vetorial atendeu recomendação expedida pelo MPF e contratou auditoria externa para verificar a situação das barragens. Tanto a Vale quanto a Vetorial obtiveram os certificados de estabilidade das estruturas e os apresentaram durante a audiência. Ao final das exposições, o público presente pode fazer perguntas por escrito, em fichas previamente distribuídas, e tanto os representantes das empresas quanto alguns especialistas convidados (Ibama, Defesa Civil, Agência Nacional de Mineração) puderam responder.

As perguntas mais recorrentes foram sobre a segurança das comunidades do entorno num eventual rompimento; sobre o efetivo funcionamento de sistemas de alerta como sirenes; sobre as ações preventivas adotadas pelas empresas e sobre o estudo de alternativas para o acondicionamento dos resíduos. As respostas, tanto das empresas quanto dos especialistas foram no sentido de que a legislação está sendo cumprida; medidas preventivas vêm sendo adotadas; a segurança das barragens está certificada por empresa idônea e os órgãos de fiscalização e controle estão cumprindo com sua função.

Canal para novos questionamentos - Dezenas de perguntas foram encaminhadas à mesa e não houve tempo hábil para responder a todas. Por isso, o MPF encaminhará as perguntas que ficaram sem resposta às empresas e/ou aos especialistas e divulgará as respostas junto à ata da audiência pública no site do órgão (www.mpf.mp.br/ms). Considerando esse novo momento para questionamentos, o MPF disponibiliza um endereço de e-mail para que pessoas que não compareceram à audiência, ou que compareceram e têm novas dúvidas, possam ter suas perguntas respondidas: [email protected].

Como resumiu a procuradora da República Maria Olívia, a audiência pública foi apenas um momento inicial de aproximação. O objetivo do MPF é que essa comunicação se estenda, que empresas e comunidade estreitem os laços e consigam solucionar as muitas questões pendentes decorrentes da atividade da mineração. “A atividade de mineração gera danos ambientais, gera impactos sociais às comunidades do entorno e é preciso que haja a possibilidade de compensações, aproximação, completa compreensão desse assunto que é tão complexo e técnico”, frisou.

Atuação do MPF – O MPF possui três inquéritos civis e um procedimento preparatório que tratam da questão das barragens em tramitação no município de Corumbá. Os inquéritos foram instaurados para verificar a observância da PNSB nas barragens do município e, por meio deles, o órgão solicita farta comprovação documental das empresas responsáveis acerca do atendimento das normas em vigor. O órgão acompanhou vistoria especializada e simulação de emergência realizada em novembro de 2018, além de uma nova visita em fevereiro de 2019, após desabamento da barragem de Brumadinho. Além dos inquéritos civis, o MPF expediu recomendações a uma das empresas e a órgãos públicos com o objetivo de garantir a segurança da operação das barragens e também das pessoas que residem no entorno.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas