Em visita técnica à Area de Preservação Ambiental (APA) Baía Negra, a especialista da Ecoa, Fernanda Cano, capturou imagens com drone que mostram que a Unidade de Conservação no Pantanal se manteve preservada apesar do fogo que atingiu as suas proximidades. Nas imagens, é possível ver que a margem esquerda do rio Paraguai ficou totalmente destruída; já do lado direito, próximo à unidade de conservação, o impacto das chamas foi muito menor e ficou retido antes de alcançar o corixo.
Fernanda atribui a vitória ambiental ao trabalho das brigadas voluntárias no Pantanal, que teve início no ano 2000 e foi reforçado principalmente depois dos estragos de 2020. A formação das brigadas comunitárias voluntárias é um trabalho que a Ecoa realiza com o Prevfogo/Ibama (responsável pelo treinamento), a WWF Brasil e a SOS Pantanal. As instituições garantem que os Guardiões do Pantanal estão aptos a controlar qualquer ponto de ignição antes que ele tome grandes proporções.
Durante os 30 dias de junho deste ano, o Pantanal viveu dias terríveis, com o maior número de focos de incêndio para o mês em toda a série histórica, iniciada em 1998. Considerando os dados desde o início de 2024, a área devastada já passa dos 700 mil hectares, segundo informações do Lasa/UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água

Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
TempoSábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana

Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil

Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal

Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024

Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região

Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
