Menu
quinta, 28 de outubro de 2021
Cassems - Melhores e Maiores - Edição 2021
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Atuação de vereadores na pandemia é destacada na Câmara e ações de conscientização são reforçadas

06 abril 2021 - 11h01ASCOM

A atuação dos vereadores corumbaenses nas ações de enfrentamento e combate à pandemia da Covid-19 foi destacada na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 05, da Câmara Municipal, pelo presidente do Poder Legislativo corumbaense Roberto Gomes Façanha.

Durante palavra livre, o vereador lembrou que desde o início da atual legislatura, os vereadores estão se empenhando de forma positiva, apoiando o Poder Executivo nas ações de enfrentamento à doença, bem como nas tomadas de decisões para buscar minimizar ao máximo, os impactos negativos causados pela pandemia, que tem afetado as classes empresarial e trabalhadora do Município, a exemplo do que ocorre em outras regiões do Brasil e também em outros países.

Façanha considerou o trabalho de todos os integrantes da Casa de Lei como muito importante durante esse período crítico. “De forma consciente, os vereadores, sem exceção, estão tendo uma participação importante nas tomadas de decisões e isso ficou evidenciado nos últimos dias, diante das medidas adotadas pelo Governo do Estado, de combate à pandemia”, lembrou.

Lembrou que os vereadores se posicionaram contra a decisão do primeiro toque de recolher, antecipado das 22 para às 20 horas, bem como a restrição impostas aos restaurantes e estabelecimentos do setor de alimentação fora de casa que, aos sábados e domingos, foram obrigados a encerrar o atendimento às 16 horas.

“Por considerar que Corumbá não se enquadrava em uma situação de risco extremo, nos posicionamos contrário e, inclusive, por decisão de todos dessa Casa, encaminhamos um ofício ao governador, pedindo flexibilização do horário”, lembrou o presidente.

E a posição da Câmara foi mantida a partir das restrições mais duras impostas pelo segundo decreto, que além de manter horário do toque de recolher inalterado, ainda estabeleceu o fechamento do comércio e de restaurantes, que passaram a trabalhar no formato drive thru.

“A posição da Casa foi contrária, também por acharmos que a situação não exigia medidas como as adotadas. Buscamos através do diálogo, flexibilizar. Felizmente o Governo entendeu a situação o prefeito, que também se posicionou de forma contrária, pode tomar as medidas conforme o momento atual, inclusive com o toque de recolher das 22 às 05 horas do dia seguinte, comércio aberto e restaurantes voltando a funcionar como vinha ocorrendo, mas com todos mantendo as medidas de biossegurança necessárias para conter o avanço da doença”, enfatizou.

CONSCIENTIZAÇÃO

Durante a sessão, Façanha pediu para que todos continuem trabalhando dessa forma e, ao mesmo tempo, promovendo ações de conscientização da população no sentido de evitar aglomerações, usar máscara quando sair de casa, manter a higienização das mãos, enfim, tomando dos os cuidados necessários para evitar aumento dos casos de Covid na cidade que ainda continua alta e registrando óbitos.

Além disso, sugeriu a todos os vereadores, um trabalho de conscientização visando a realização de uma campanha solidária de arrecadação de alimentos não perecíveis, para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, que estão sofrendo muito nesse período de pandemia, apoiando a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, que já está trabalhando uma ação, visando implantar postos de arrecadação no local onde está ocorrendo a vacinação contra a Covid.

Outros assuntos foram tratados durante a palavra livre como auxílios emergenciais àquelas pessoas que estão sem poder trabalhar nesse período, que já está em estudos por parte da Prefeitura, mas, o foco principal é conscientizar a população, evitar o relaxamento, para que Corumbá volte à bandeira verde.

Os vereadores presentes à sessão também destacaram a atuação da casa. Foram os casos de Manoel Rodrigues, Samyr Qualhada, Allex Dellas, Alexandre Vasconcellos, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Nelsinho Dib, Raquel Bryk, Daniel Brambilla, Chicão Vianna, Genilson José, Gaúcho da Pró-Art, Yussef Salla e Elinho Verde Fruti.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Apoio
Bia Cavassa destina R$ 150 mil para projeto direcionado a população LGBTQIA+ de MS
Ronda Policial
Evadido é capturado com trouxinhas de pasta base no bairro Aeroporto
Últimos dias de Pesca Aberta
Operação Dia de Finados da PMA intensifica fiscalização à pesca predatória
Segurança
Vereador busca informações sobre condições atuais do Arthur Marinho
Reconhecimento
Câmara de Corumbá homenageia servidores públicos pelo seu dia
Operação Hefesto
Novos focos de incêndio são identificados em pelo menos três regiões
Reunião na Anatel
Oi promete rota de redundância para descongestionar sinal de internet em Corumbá
Muito Importante
Governo pede atualização do cadastro no SUS para atendimento na Caravana da Saúde
Aviso
Atualização de sistema suspende serviços digitais do governo neste fim de semana
Tempo
Pancadas de chuva marcam últimos dias de outubro em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

Qualificação
Senac Corumbá abre inscrições para cursos nas áreas da informática, saúde e beleza
Apelo Popular
MPT-MS vai investigar assédio moral de gerente que humilha funcionário em Carrefour da Capital
Inicio do Defeso
Última semana para pesca nos rios de Mato Grosso do Sul
Formalização
Corumbá lança campanha de incentivo ao cadastro de profissionais do setor de turismo