Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Ato na Câmara mostra a importância da união de todos contra a discriminação racial

24 novembro 2021 - 13h33Ascom Câmara de Corumbá

Uma noite especial. O ato de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares e a premiação dos vencedores da 2ª edição do Concurso Beleza Negra Virtual, ontem, terça-feira, 23 de novembro, na Câmara Municipal de Corumbá, mostrou que, na maior cidade pantaneira, todos estão engajados na luta para colocar um ponto final à discriminação racial contra a população negra e na luta pela igualdade dos direitos de todos na região pantaneira. 

O evento ocorreu em um segundo momento da sessão ordinária do Poder Legislativo corumbaense e movimentou a noite de terça-feira em Corumbá, com direito inclusive a uma apresentação da cantora Manuela Ramos que, ao som de um atabaque, encantou todos com “Canto das Três Raças”, música de Mauro Duarte e letra de Paulo César Pinheiro, eternizada na voz de Clara Nunes. 

Além dos prêmios, os vencedores do Prêmio Zumbi dos Palmares e do Concurso Beleza Negra Virtual, foram homenageados pelos vereadores corumbaenses com outorga de Moções de Congratulações. 

A sessão foi presidida pelo vereador Roberto Façanha, e contou com as presenças dos vereadores Genilson José, Samyr Qualhada, Chicão Vianna, Nelsinho Dib, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Manoel Rodrigues e Elinho Junior. Apesar de ausentes, Gaúcho da Pró-Art, Yussef Salla, Daniel Brambilla, Raquel Bryk, Alexandre Vasconcellos e Luciano Costa, também aprovaram as homenagens e deixaram mensagens aos vencedores e vencedoras. 

Plenário Lotado 

O Plenário Dr. Léo Medeiros de Guimarães ficou lotado. Acompanhado pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, o prefeito Marcelo Iunes também participou da solenidade de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares, instituído pelo Executivo Municipal pela Lei nº 2.789, de 22 de outubro de 2021, e premiação dos vencedores do Concurso Beleza Negra Virtual. 

Presente também o secretário municipal de Governo, Luiz Antônio da Silva; o coordenador de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, Alexsander Pereira de Souza, entre outras autoridades. 

O Prêmio Zumbi dos Palmares é uma realização da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial. Foram personalidades locais em seis categorias: Cultura - Nara Nazareth Lima Monteiro; Esporte - Luzia Rodrigues Ozório; Cidadania - Rogério César dos Santos; Personalidade - Benedito C.G. Lima; Saúde - Mariluce Gonçalves Leão; e Educação - Rozemeire dos Santos. 

A noite marcou também a premiação dos vencedores da 2ª edição do Concurso Beleza Negra Virtual, também promovido pela Secretaria de Assistência e Cidadania. O casal vencedor, escolhido por meio de votação online, foi Ana Flávia e João Vitor. Cada um deles recebeu premiação de R$ 300,00. O segundo lugar ficou com Yasmim Vitória e Val Araújo e a terceira colocação foi para Marcielli Santos e Henrique Asher. 

Engajamento de todos 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Façanha, disse se sentir “orgulhoso em fazer parte de um momento como esse, que ficará marcado na história de Corumbá”. Elogiou todos os vencedores do Prêmio Zumbi dos Palmares e do Concurso Beleza Negra Virtual; destacou a atuação de todos os integrantes do Poder Legislativo que atuam de forma firme e trabalham ações voltadas para o combate à discriminação racial. 

Elogiou ainda o prefeito Marcelo Iunes, por ter sancionado a Lei nº 2.789, de 22 de outubro de 2021, que criou o Prêmio Zumbi dos Palmares, bem como a primeira-dama e secretária Amanda Balancieri Iunes, pelo trabalho que vem desenvolvendo junto com sua equipe. 

“Essa data ficará marcada na história. A gente sente orgulho em fazer parte desse momento histórico, mais uma ferramenta para lembrar uma data tão importante para todos nós, o dia 20 de novembro, Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra”, enfatizou. 

“Por isso mesmo a Lei foi aprovada por unanimidade por todos desta Casa. A homenagem que prestamos hoje aos vencedores dessa primeira edição, representa o reconhecimento público das pessoas que se destacaram por sua atuação no combate ao racismo e a discriminação racial contra a população negra, e na luta pela igualdade dos direitos de todos em Corumbá”, continuou. 

Façanha lembrou ainda que o movimento de combate ao racismo sempre teve apoio da Câmara. Lembrou a criação do Instituto da Mulher Negra do Pantanal, que surgiu dentro do Poder Legislativo com o objetivo de ajudar mulheres negras e outras etnias em situação de vulnerabilidade racial e social. 

Para ele, o momento reforçou que é preciso, cada vez mais, “incentivarmos a importância dessa luta para pôr um ponto final na desigualdade que ainda teima em estar presentes no nosso meio. Não podemos desanimar, temos que continuar caminhando juntos, lembrando sempre o início dessa luta de Zumbi dos Palmares”. 

Para concluir, o presidente destacou que, apesar de toda a luta, “a dor aumenta quando observamos que a discriminação racial continua ocorrendo, não só no Brasil, mas em todo o mundo. E tem crescido inclusive, nos estádios de futebol. Mas as respostas estão sendo rápidas. Movimentos organizados estão combatendo esses atos discriminatórios, e temos que nos juntar, nos fortalecer cada vez mais para vencer atos praticados por pessoas que, muitas vezes, desconhecem a sua própria história de vida, suas origens”. 

Na mesma noite de celebração á cultura negra, os vencedores do Concurso Beleza Negra 2021 foram coroados. Foto: Divulgação

Desconstruir preconceitos  

“Corumbá não é somente cultura, mas tem a nossa beleza representada aqui pelas belezas negras e negros, nossas comunidades quilombolas. Existem vários movimentos que estão lutando e dizendo que a consciência tem que vir de cada um, de dentro de casa. Em pleno século 21, ainda é vergonhoso a gente buscar esse direito de igualdade da nossa comunidade. Como costumo dizer, assim como na política da mulher a gente desconstrói o machismo, a gente tem que desconstruir esse preconceito também”, afirmou Amanda Balancieri. 

“Precisamos ensinar aos nossos filhos que não é uma questão de cor que vai ser fazer a pessoa diferente. Temos que ter um olhar humanizado para cada um que hoje está sendo aqui homenageados. São pessoas que estão nessa luta ativamente. Só tenho que agradecer mesmo a cada um e parabenizar a todos homenageados, a todos os ganhadores do concurso”, completou a secretária de Assistência e Cidadania. 

O prefeito Marcelo Iunes também destacou a luta ativa dos homenageados pelo prêmio Zumbi dos Palmares. “Fiz questão de vir aqui para homenagear as seis primeiras pessoas que estão recebendo essa bela homenagem. Queria agradecer também a todos vocês vereadores, porque quando mandamos essa Lei para cá, vocês por unanimidade, aprovaram. Isso é muito importante”. 

“Esse é um jeito de poder agradecer as pessoas ativistas, militantes, que brigam, fazem todo possível e lutam sempre pela igualdade racial”, complementou o chefe do Executivo municipal, que agradeceu ao coordenador de Igualdade Racial, Alexsander Pereira de Souza, e a toda equipe da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. 

“Queria também parabenizar aos jovens que participaram do concurso Beleza Negra. Foi virtual, infelizmente, por causa da pandemia, mas acredito que nós estamos entrando na era da pós-pandemia. No Brasil a vacinação foi enorme, e em Corumbá também. Nossa cidade é um dos municípios com mais de 100 mil habitantes que tem praticamente 100% imunizado, só não está imunizado quem não quer”, finalizou o prefeito Marcelo Iunes. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética