Menu
terça, 28 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Atletas de Corumbá se destacam a nível mundial em competições de Stand Up Paddle

30 novembro 2020 - 12h00Assessoria de Imprensa

Os atletas de Corumbá vêm se destacando em competições nacionais e internacionais de Stand Up Paddle. Mais recentemente eles foram protagonistas do Circuito Mundial, conquistando as primeiras posições em suas respectivas categorias.

Nas categorias geral e master, Mônica Salustiano Luchner lidera a competição. Na última etapa do circuito realizada ela conquistou a terceira posição e manteve a dianteira.

Outros atletas despontam no ranking mundial da modalidade e demonstram o crescimento do esporte em Corumbá. Keyla Ayala é a segunda colocada na categoria 12.6 e Lívia Eger é a terceira colocada.

Já Paulo Eduardo Luchner é líder na categoria 12.6, ele também foi vice-campeão brasileiro geral e campeão brasileiro na categoria master. Completando a lista, Luiz Paulo Freitas é o segundo colocado no ranking mundial da categoria 12.6.

Modalidade cresce em Corumbá

Os resultados conquistados nas últimas competições apontam o grande crescimento da modalidade. Em 2019 foi criado o Circuito Municipal de Stand Up Paddle, realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da FUNEC.

Segundo Mônica Salustiano Luchner, a ideia inicial era ter mais competidores praticando o esporte na cidade. “Normalmente não conseguimos ultrapassar a marca de 10 atletas de Corumbá no Eco Pantanal Extremo, mas com a criação do Circuito Municipal começamos a ter uma maior frequência de treinos e conquistamos mais espaço.”

Em 2019, 30 atletas de SUP (sigla de Stand Up Paddle) de Corumbá participaram do Eco Pantanal Extremo e conquistaram resultados expressivos em diversas categorias.

Pandemia não interrompeu o crescimento da modalidade

Por ser uma modalidade individual e sem contato durante a remada, as principais competições de SUP foram realizadas virtualmente.

Cada atleta utiliza um GPS e ao final encaminha o arquivo para os organizadores da prova. Esse arquivo inclui dados como tempo, distância e até mesmo a quantidade de remadas que o atleta executou.

“Essas provas virtuais animaram os atletas de Corumbá. Como mantivemos os treinos, conseguimos ótimos resultados e estamos cada vez mais presentes nos pódios.” explica Mônica.

O SUP

A origem do esporte é datada em meados de 1960 em Waikiki (Havai), pelos famosos beach boys. O termo Stand Up Paddle Boarding é chamado na língua havaiana de Hoe He’e nalu (e significa Ku= em pé, Hoe=Remar, He’e=Surfar, Nalu=Onda), e sua história está diretamente ligada ao Surf, pois relembra uma maneira muito antiga de se praticar o esporte.

O SUP é dividido em quatro modalidades: Race, Wave, Freestyle e Rafting. Dentro dessas modalidades existem divisões por tamanho e tipo de material da prancha, além das divisões por idade e gênero.

Se você se interessou pode procurar a Fundação de Esporte de Corumbá e conhecer ainda mais sobre o Stand Up Paddle.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tradição Popular
Entrega dos doces de Cosme e Damião é fé, devoção e caridade
Fronteira
Ex-vereador é morto por pistoleiros em Ponta Porã
Amambai
Ação conjunta apreende 260 Kg de maconha na rodovia MS 156
Costume Popular
Agetrat alerta motoristas sobre os cuidados no dia de São Cosme e Damião
Exemplo
Enfermeira de MS recebe prêmio nacional pelo trabalho na área de transplante de órgãos
Serviço
Últimos dias para licenciar veículos com placa final 9
Corumbá
Barraco de madeira é destruído pelo fogo na parte alta
Trânsito
Dois pedestres são atropelados durante conversão de via no Guatós
Ventania
Queda de mais de 10 árvores bloquearam a rodovia BR 262
Oportunidade
Fundação do Trabalho oferta 1.953 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

Queimadas
Vento forte faz fogo se espalhar e famílias ribeirinhas são resgatadas na madrugada
Fronteira
Ex-vereador é morto por pistoleiros em Ponta Porã
Trânsito
Dois pedestres são atropelados durante conversão de via no Guatós
Tradição Popular
Entrega dos doces de Cosme e Damião é fé, devoção e caridade