Menu
quinta, 22 de abril de 2021
Andorinha Abril
Andorinha Abril
Geral

Astrorbits é a grande campeã do Interclasse de Robótica do Sesi de Dourados

02 julho 2018 - 08h29Kamilla Marques

A equipe “Astrorbits”, do 7º ano do Ensino Fundamental, foi a grande campeã da 5ª edição do Torneio Interclasse de Robótica da Escola do Sesi de Dourados, realizada na sexta-feira (29/06) e no sábado (30/06), no ginásio poliesportivo do colégio. Ao todo, a competição reuniu 12 equipes de robótica, formadas por alunos entre 9 e 16 anos de idade, e é promovida anualmente pelas sete escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul como preparação para o Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), que reúne no 2º semestre do ano as escolas de todo o País.

No Estado, as primeiras escolas do Sesi a realizarem o torneio neste ano foram as de Três Lagoas, nos dias 8 e 9 de junho, e de Corumbá, dias 15 e 16 de junho, e as próximas serão as de Naviraí (11 de agosto), Aparecida do Taboado (18 de agosto), Campo Grande (20 e 21 de agosto) e Maracaju (1º de setembro). Em Dourados, além da Astrorbits, também participaram a Apolo, Pegasus, Cósmicos, Cristalys, Legonauts, The Mentes, Orbitech, Mochileiros da Robótica, Space Lego, Locis e a MegaMentes, que é a equipe oficial da Escola.

Avaliações

Segundo a diretora da Escola do Sesi de Dourados, Sibele Aparecida de Almeida Garcia e Silva, o torneio de robótica serve para despertar o interesse dos alunos em temas como Ciências, Matemática e Tecnologia. “Foi um grande torneio essa nossa 5ª edição. Nós somos a 1ª Escola do Sesi de Mato Grosso do Sul a participar da etapa nacional, então, nós vivenciamos um torneio nacional e trouxemos para os nossos alunos um modelo muito parecido com o que a gente viu lá fora”, revelou.

Ela completa que o resultado da 5ª edição do Torneio Interclasse de Robótica da Escola foi um sucesso. “Os alunos fizeram ótimos projetos, saíram-se muito bem no designe do robô, fizeram um ‘Core Values’ com excelência, também se sobressaíram na competição da mesa e posso afirmar que eles vivenciaram o nível de uma competição nacional, que foi o nosso maior objetivo com esse evento”, finalizou.

O coordenador da competição em Dourados, professor Evandro Gabriel Cegati, informa que foi o seu 2º torneio interclasse de robótica na Escola. “Na primeira foi uma experiência grandiosa, mas essa segunda edição realmente superou todas as minhas expectativas. A participação dos alunos e da comunidade em geral, a animação das equipes, o trabalho duro dos professores que treinaram os alunos, o desempenho dos estudantes nas provas e até mesmo nas atividades paralelas, eles se dedicaram ao máximo, então, minha avaliação é de que todos nós estamos de parabéns”, concluiu.

Os campeões

Para a aluna Íris de Oliveira, 12 anos, integrante da equipe campeã “Astrorbits”, a sensação de ganhar o torneio foi de gratidão. “Nos anos anteriores, nós nos esforçamos muito para conseguir o título, porém não foi possível. Somente agora obtivemos essa conquista. É muito alegria, não faltei em nenhum treino e a vitória é uma recompensa por essa dedicação”, ressaltou.

Já o aluno João Negrão, 12 anos, também integrante da equipe campeã “Astrorbits”, está muito feliz de conquistar o título entre as 12 competidoras. “Estou muito emocionado, pois todos os integrantes da equipe se dedicaram e deram o melhor para essa conquista do título”, revelou.

O torneio

Na sexta-feira (29/06), os alunos foram avaliados internamente nas categorias Projeto de Pesquisa, Core Values, Design do Robô e Desafio do Robô. Na etapa de Design do Robô e Desafio do Robô, os alunos tiveram de apresentar o desenho mecânico, estratégias e inovação na programação, e também na série de missões programadas para cada robô desenvolver na mesa durante partidas de dois minutos e meio cada.

Já na categoria Projeto de Pesquisa os alunos apresentaram soluções inovadoras de acordo com a temática da FLL proposta para este ano “Into Orbit - Você tem o que é necessário para ir para o espaço?”. Na avaliação do Core Values, os alunos foram submetidos a uma atividade em grupo em que os juízes avaliaram se valores como trabalho em equipe foram contemplados.

No sábado (30/06), todos os alunos apresentaram ao público presente seu desempenho em cada categoria proposta. Durante o Interclasse, os alunos intensificaram a preparação para o Torneio de Robótica FLL, que está em sua 30ª temporada e vai “explorar, desafiar e inovar na vasta imensidão do espaço”. Embora o tema da temporada 2018/2019 da FLL já seja conhecido, o grande desafio só será anunciado em 1º de agosto. Os torneios regionais vão de 17 de novembro de 2018 a 13 de janeiro de 2019, e a Grande Final será em março de 2019, na Europa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA
181 é ferramenta para denuncia anônima em Mato Grosso do Sul
EDUCAÇÃO
Reforma de escolas municipais é solicitada por vereador durante sessão da Câmara
ESPORTE
Vereador sugere transformar o Marina Gattass em espaço para esportes radicais
LÍNGUA DE SINAIS
Projeto de Lei obriga instituições a disponibilizar intérpretes de Libras na cidade
ECONOMIA
Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em agosto
COVID-19
Polícia investiga empresa por fraude em oferta de vacina
CIDADE
Prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Dom Martinez
POLICIAL
PM de Corumbá prende foragido da justiça e apreende arma branca
POLICIAL
Homem é preso por porte de drogas no bairro Popular Nova
TEMPO
Massa de ar frio pode mudar o clima em Mato Grosso do Sul nos próximos dias

Mais Lidas

POLÍTICA
Câmara aprova projeto de lei que torna escolas serviços essenciais
MUDANÇAS NO CTB
Nova Lei abranda infração para motociclistas sem viseira ou óculos de proteção
GERAL
Vereador solicita recuperação da 21 de Setembro, após intervenções da Sanesul
SEGURANÇA
Tiradentes: no dia do patrono das polícias, Governo destaca investimentos na segurança