Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Assistência Social vai potencializar atendimento oferecido às famílias mais carentes

25 janeiro 2017 - 10h27PMC

Além de garantir a manutenção de todos os serviços destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, a Secretaria Municipal de Assistência Social quer criar condições para reinserir essas pessoas na sociedade. Para isso, a principal meta da pasta chefiada por Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa é potencializar e integrar o trabalho de todas as secretarias municipais.

“O principal desafio que temos agora é a articulação com as demais secretarias para buscar, juntos, atingirmos as metas determinadas pelo prefeito Ruiter. Estamos fazendo um plano de trabalho para esse ano de 2017, traçando algumas metas e a integralidade de toda a Prefeitura Municipal vai ser o grande desafio para alcançarmos nossos objetivos”, afirmou Haroldo.

“Nosso desafio enquanto Assistência Social, claro, é atingir a população que mais precisa. Em Corumbá, não só pela crise que hoje afeta o País inteiro, está passando por situações difíceis, principalmente em relação ao desemprego. Muitas pessoas estão enfrentando esse problema. Também por isso precisamos estar em articulação com as demais secretarias para potencializar nosso trabalho e vislumbrar melhorias na vida dessas pessoas”, reforçou o secretário.

Servidor de carreira da Secretara Estadual de Fazenda, Haroldo participou ativamente das duas gestões anteriores do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Foi adjunto da Secretaria de Finanças, secretário de Governo e secretário de Assistência Social. Com a experiência adquirida na área, Haroldo já definiu as ações que serão desencadeadas com prioridade. Uma delas refere-se à capacitação profissional e o encaminhamento para o mercado de trabalho.

“Estamos revendo nosso trabalho com relação ao Centro Profissional Dom Bosco. Para que a possamos potencializar as ações da Assistência Social, principalmente para as pessoas que estão em risco social ou à margem da sociedade, não basta o atendimento nos CRAS, mas sobretudo dar um encaminhamento para essas pessoas que precisam ser realmente absorvidas pelo mercado de trabalho”, explicou.

Outra meta é melhorar o atendimento oferecido à população nos CRAS. “Temos em Corumbá sete CRAS, cinco na área urbana e dois para zona rural e ribeirinha. A maioria hoje está com falta de pessoal. A gente vai ter que fazer concurso e, mais emergencialmente, contratações por tempo determinado com relação a assistentes sociais, psicólogo e demais funcionários da parte técnica, para que tenhamos um melhor atendimento no CRAS. A situação não é diferente também com relação ao CREAS e ao Centro Pop”.

Nesses dois últimos órgãos, a ampliação do trabalho com pessoas em situação de rua e dependentes químicos é outro objetivo da gestão. “Vamos fazer uma busca ativa das pessoas que se encontram nessas situações. Verificamos muitos indivíduos em trânsito aqui por Corumbá, que acabam buscando uma autonomia econômica através de trabalho feito na rua: malabares, apresentações, etc. Temos que ajudar essas pessoas para que elas voltem ao seu local de origem”, continuou Haroldo.

A Assistência Social deve reforçar uma política pública Intersetorial para atingir de maneira eficiente a inclusão dos idosos e das pessoas portadoras de deficiência. “Vamos manter um atendimento focado nesse setor, principalmente dando o exemplo dentro da própria administração municipal com acessibilidade garantida em todos os nossos prédios e conscientizando a população da importância desse atendimento”, garantiu Haroldo.

Haroldo quer ainda reforçar a parceria da Assistência Social com o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública e as entidades assistenciais da cidade. “Eles são imprescindíveis. Por exemplo, o Asilo são José: é nosso braço direito, nosso esteio no tratamento, no acolhimento e no amparo de nossos idosos. Temos também a Marisa Paggee a CRIPAM, que também fazem um trabalho muito importante no acolhimento das crianças. As demais também, como APAE, Equoterapia, que vamos continuar firmando essas parcerias, estreitando esse trabalho nesse cofinanciamento que existe entre o Município e essas instituições”, finalizou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Casos de síndrome respiratória aguda grave sobem no país
Geral
Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas
Geral
Motorista que morreu em batida com ônibus na BR-262 estava a caminho de fazenda para buscar filhos
Geral
Empresário alvo de operação contra fraudes em licitações recorre ao TJMS e tem liberdade negada
Geral
Seca baixa nível do Rio Paraguai e paralisa exportações de minério em Mato Grosso do Sul
Geral
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%
Geral
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue
Tempo
Sexta-feira amanhece com 24 graus em Corumbá
A temperatura máxima pode chegar a 33°
Geral
Balanço de combate ao furto de energia registra mais de 7 mil irregularidades em 2023 no MS
Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira