Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Assistência Social de Ladário quer que entidades tenham autonomia financeira

25 janeiro 2017 - 08h42PML

A Secretaria de Assistência Social de Ladário vai prestar consultoria para as entidades privadas, de forma que elas consigam se adequar à lei 13019/2014, de 31 de julho de 2014, que normatiza o trânsito financeiro para esse tipo de repasse. “A gente se habituou àquele pinga, pinga, que não seca”, disse a secretária Andressa Paraquett, ao afirmar que “não adianta ficarmos nessa mesmice de tentar conseguir uns trocados com o Poder Público, nós podemos fazer projetos e conseguir tocá-los de outra fora”.

“Nossa campanha foi pautada pelo empreendedorismo, e isso significa engrandecer o poder aquisitivo das famílias de Ladário”, disse o prefeito Carlos Ruso, complementando que, “eu consegui isso como empresário, Ladário tem potencial econômico, eu sei como fazer e nós vamos ensinar como fazer. Vamos buscar dinheiro novo, para melhorar a vida do nosso povo”.

O encontro denominado Empreendedorismo Social, foi na tarde desta terça feira, 24/01, na Câmara Municipal de Ladário, com os representantes daquelas que, antigamente, eram chamadas de entidades filantrópicas. São instituições como a SSCH, a Maçonaria, a Associação Mulheres de Fibra, e até times de futebol que trabalham em projetos sociais e que podem conseguir patrocínio ou mesmo cooperação técnica, e agora vão ter que se adequar à legislação para almejar verbas.

A secretária Andressa Paraquett garantiu, que a Casa dos Conselhos vai funcionar como suporte para essas entidades, e que lá, haverá uma equipe, com assistente social e assessoria jurídica, para atender a cada um. “Vamos resolver caso por caso, ajudar a juntar a documentação, a montar os projetos, a identificar as demandas”, disse ela, garantindo que a parceria entre a Prefeitura e essas instituições é profícua e benéfica para ambos os lados.

Segundo foi explicado no encontro, para o governo, a partir da edição da lei de 2014, que passou a vigorar em 1º de janeiro deste ano, as entidades, antes filantrópicas, passaram a ser vistas como Entidades Sociais Empreendedoras. Assim, elas podem desenvolver projetos e buscar verbas, mesmo que excedente, para executá-los.

Essas entidades são classificadas no 3º Setor da economia do município. Englobam
APAEs, Organizações da Sociedade Civil do Interesse Público, Cooperativas Sociais, Organizações sem fins lucrativos. Elas normalmente estão vinculadas a vocações e atuam para fortalecer determinados setores produtivos, inclusive, como Cooperativa de Pescadores, por exemplo.

“É lei, já tivemos problemas no ano passado para cumpri-la e, a partir de agora, ela será realmente exigida. Temos que nos adequar”, disse Antônio Carlos Pereira, presidente do Atlético Clube São José, que desenvolve um projeto social que ajuda a descobrir jovens valores do futebol ladarense e os auxilia a conquistar vagas em grandes clubes, inclusive do exterior do Brasil. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas
Dia do Artesão
Seu Sabastião é homenageado com 'Medalha Conceição dos Bugres' na ALEMS
Escondidas
Mulher é presa tentando entregar droga escondida na comida em presídio de Corumbá
Na Capital
Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS
Trânsito Proibido
Caminhão desobedece sinalização e tomba na galeria da XV de novembro
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril
Registro Civil
Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977
Ciclo de Palestras
IFMS promove palestras sobre inclusão no contexto educacional
Gabinete de Integração
Presidente do TJ entrega melhorias e assina parcerias em Corumbá

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Socorrida pelo pai
Autor de violência doméstica é preso em flagrante em Corumbá
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário