Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Artesãos de MS participam de exposição coletiva sobre o Centro Oeste

10 agosto 2022 - 12h49Agência Sebrae de Notícias

A beleza da fauna e flora sul-mato-grossenses, aliadas a outros elementos da identidade cultural do Estado são a matéria-prima para a produção de muitos artesãos. Estes profissionais terão a oportunidade de mostrar o seu trabalho em um dos principais espaços do País voltados ao segmento: o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), localizado no Rio de Janeiro (RJ). Nesta quinta-feira (11), acontece a inauguração da mostra “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, que traz o rico artesanato da região Centro-Oeste. A exposição é gratuita e ficará aberta para visitação até outubro. 

A mostra é promovida pelo Sebrae nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, e reunirá a produção de mais de 150 artesãos, trazendo um retrato do artesanato das regiões do Cerrado e do Pantanal. “O Sebrae apoia e promove o artesanato, a cultura e a gastronomia da região, por entender que é uma ação que trará novos mercados e oportunidades para os profissionais participantes, que, com seus trabalhos, reforçam nossa identidade cultural. Entendemos que os estados do Centro-Oeste têm um potencial enorme a ser explorado e conhecido”, destaca a diretora-técnica do Sebrae/MS e conselheira do CRAB pela região Centro-Oeste, Maristela de Oliveira França. 

Por Mato Grosso do Sul, irão participar cerca de 60 profissionais, das cidades de Campo Grande, Bonito, Jardim, Corumbá, Miranda, Bodoquena e Três Lagoas. A curadoria foi feita pelo designer de artesanato de Renato Imbroisi, que já possui um trabalho junto ao Sebrae/MS para profissionalizar este segmento. As peças mostram, principalmente, as belezas da fauna, como jacarés, onças, araras, capivaras e peixes, além da flora, como um quadro de ipê amarelo, árvore que se tornou símbolo do estado. 

As produções sul-mato-grossenses destacam-se pela matéria prima e técnica utilizada, abrangendo peças em cerâmica, biscuit, madeira entalhada, osso e couro de boi, embalagens de cebola e laranja, colchas bordadas a mão, salsaparrilha, entre outras novidades para encantar o público. O destaque fica por conta de um artigo de 300 quilogramas, que retrata uma comitiva pantaneira inteira entalhada em madeira, rica em detalhes. 

Sobre o CRAB 

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016, em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, completa seis anos de atividades reforçando sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. 

Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de mais 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo. 

Programa Ocupações 

O CRAB está conectado com todo o país para reposicionar e qualificar estrategicamente os produtos feitos à mão no Brasil e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva. O primeiro passo para reforçar esta conexão foi a criação do programa Ocupação. “O CRAB e o Sebrae Nacional convidaram as áreas de Artesanato dos Sebrae UFs a ocuparem nosso espaço com mostras temporárias todos os anos, apresentando o que há de mais significativo e relevante no artesanato do seu estado. A ideia é ‘vestir’ o CRAB com todas as riquezas existentes no Brasil”, explica Ana Paula Moura, gerente do CRAB. 

Em setembro de 2021, a mostra de artesanato organizada pelo Sebrae Pará, chamada Círio de Cores e Sabores, inaugurou o projeto Ocupação do CRAB. Desde então, o CRAB já recebeu o melhor do artesanato dos estados do Piauí (Mostra Piauí), Rio Grande do Norte (Mostra Bordado de Caicó), Minas Gerais (Mostra Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar) e de Pernambuco (Mostra Pernambuco Encantado). Após a visitação, o público pode adquirir as peças artesanais. 

Serviço
Exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” 
Endereço: Praça Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro/ RJ
Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita 
Site: https://crab.sebrae.com.br/ 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas