Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Artesanato indígena de MS é vendido na loja Tok & Stok

06 agosto 2021 - 08h53Sylma Lima

O negócio está beneficiando 8 artesãos de duas famílias da etnia Terena, das aldeias Passarinho e Cachoerinha, ambas de Miranda, município que fica a pouco mais de 3 horas de Corumbá. A venda foi concretizada após a participação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e artesãos ligados à Associação de Produtores de Artesanato e Artistas Populares do Mato Grosso do Sul (PROART) na 32ª Feira Nacional de Artesanato ocorrida em Belo Horizonte (MG) em dezembro de 2020. 

Após o evento, com a intermediação da PROART a empresa Tok&Stok comprou R$ 90 mil em peças de artesãos de comunidades indígenas do Estado. A entrega dos produtos artesanais será feita pela FCMS no próximo dia 16 agosto no centro de distribuição da rede em Extrema (MG). 

Artesãos indígenas trabalham acelerado para cumprir o prazo de entrega, em 16 de agosto.Artesãos indígenas trabalham para cumprir o prazo de entrega, em 16 de agosto. Foto: Divulgação

Com a missão de entregar as peças vendidas o “caminhão do artesanato” da Fundação de Cultura chegou na Aldeia Passarinho, para carregar 1.450 peças de animais em madeira e na aldeia Cachoeirinha 1650 peças de cerâmica.  

“Até outro dia o nosso artesanato só chegava até Campo Grande. Com essa negociação ele vai chegar em diversas lojas de outras capitais do Brasil. Só conseguimos isso com o apoio de logística da Fundação de Cultura”, comemorou a presidente da PROART, Lucimar Maldonado. 

As feiras nacionais de artesanato são a vitrine da produção artesanal brasileira. Além de consumidores diretos, elas contam com a presença de comerciantes varejistas provenientes de todo o país e torna-se palco de uma grande oportunidade de negócios. “A Fundação de Cultura tem a função de promover o contato do artesão com o lojista. Nesses tempos de pandemia tivemos que pensar ações que possibilitassem aos artesãos continuarem vendendo seus produtos sem sair do local de produção. E essa nossa parceria com as associações de artesanato do Estado em participar das feiras nacionais de artesanato tem nos ajudado muito. Essa venda em grande escala dos nossos produtos para a Tok&Stok é resultado dos nossos esforços no desenvolvimento da cadeia produtiva do artesanato”, explicou a gerente do Núcleo de Atividades Artesanais da FCMS, Katienka Klain. Ainda segundo ela o fato de os artesãos estarem organizados em associações ou cooperativas facilita a venda de uma quantidade maior e variada de peças. 

 

Com informações da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas