Menu
quinta, 23 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Apresentado Projeto de Lei que proíbe fogos de artifício e shows pirotécnicos na cidade

28 abril 2021 - 11h24ASCOM

A vereadora Raquel Bryk apresentou um Projeto de Lei que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício ou artefatos pirotécnicos, com a finalidade de seguir uma tendência mundial de respeito à qualidade de vida das pessoas e dos animais, reforçando o compromisso pessoal de uma gestão com a humanização e bem-estar de toda a população de Corumbá, seja da zona urbana, rural ou ribeirinha.

O projeto foi apresentado na sessão ordinária de ontem, terça-feira, 27 de abril. Segundo ela, a proposta se refere a fogos de artifício ou shows pirotécnicos que causam estouro, estampido, poluição sonora ou poluição do ar, bem como a utilização desses tipos de fogos ou artefatos por qualquer órgão da administração municipal, direta, indireta e de economia mista, em quaisquer eventos públicos: festividades, lançamentos, comemorações e inaugurações de obras, organizadas pela administração pública.

A preocupação da vereadora é com os danos provocados ao ambiente e a saúde de pessoas e animais, já que causa vários danos ao corpo, à qualidade de vida das pessoas e à fauna e que por isso mesmo é considerado um problema de saúde pública mundial. “É uma prática bastante apreciada por algumas pessoas que pode causar danos irreversíveis aos animais, seja silvestres ou domésticos, ao ambiente e também às pessoas, podendo ser entendida como uma forma de poluição atmosférica e sonora”, salientou.

O Projeto de Lei prevê que a proibição se estende a recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e locais privados aos eventos patrocinados e ou apoiados por quaisquer órgãos da administração pública municipal, e que em caso de violação à legislação, será instaurado procedimento administrativo disciplinar, com penalidade ao responsável pela utilização e manuseio do artefato sonoro, independentemente de outras sanções de natureza civil a serem promovidas pelo município.

HEMONÚCLEO

Por outro lado, Raquel Bryk reivindicou junto às pastas de Infraestrutura e de Saúde, a realização de limpeza, com roçada da área onde se localiza o Hemonúcleo de Corumbá, que está com m ato alto, um péssimo exemplo que pode causar proliferação de mosquitos transmissores da dengue e outras doenças.

Também à pasta de Infraestrutura, a vereadora solicitou limpeza e desobstrução das manilhas existentes na Rua Frei Mariano, entre a Avenida Porto Carreiro e a Rua Joaquim Murtinho, que se encontram entupidas e cheias de lixo. Explicou que “isso pode ocasionar alagamentos de casas e comércios existentes na região, em períodos de chuvas”.

TRÂNSITO

À Agetrat, a vereadora está reivindicando implantação de semáforo ou outro tipo de sinalização para reduzir os acidentes que estão acontecendo no cruzamento da Rua Pastor Carlos Padilha com a Avenida Senador Paulino Lopes da Costa, no Bairro Padre Ernesto Sassida. Ela alertou que, a partir da pavimentação dessas ruas, veículos trafegam em alta velocidade, desrespeitando a sinalização, e que é preciso adotar providências para evitar o pior.

RECONHECIMENTO

Ainda durante sessão da Câmara, Raquel Bryk requereu Moção de Aplauso, Reconhecimento e de Congratulações às pessoas que integram o GAPA (Grupo de Apoio e Proteção aos Animais) e à ACLAA (Associação Corumbaense e Ladarense de Apoio aos Animais), pelos relevantes serviços prestados em defesa dos animais nos municípios de Corumbá e Ladário.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prevenção
Iniciada vacinação contra raiva em Ladário
Crime Ambiental
Promotoria de Porto Murtinho investiga desmatamento ilegal em Mata Atlântica
Infraestrutura
Ministro garante a reativação da ferrovia Malha Oeste
Violência Doméstica
Homem é preso após enforcar a ex no bairro Guaicurus
Corumbá
Inscrição e atualização do Cadastro habitacional inicia segunda (27)
Trabalho Conjunto
Operação Fronteira Legal apreende produtos de descaminho em hotéis de Dourados
Óbito
Irmãos são esfaqueados e o mais velho morre no caminho do hospital
Cidade
Incêndio consome vegetação próxima ao Mirante da Capivara
Cidade
Árvore de grande porte cai sobre casa na avenida Rio Branco
Proposta
Mutirão da vacina deve aplicar 275 mil doses contra Covid em sete dias

Mais Lidas

Denúncia
Carretas impedem tráfego de veículos na BR 262
Fazendo xixi
Mulher cai em ribanceira de 10 metros na Avenida General Rondon
Arma Apreendida
Polícia prende autor após perseguição e troca de tiros no Cristo Redentor
Investigação
MPF cobra Santa Casa de Corumbá sobre uso de recursos federais na pandemia