Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Apresentado Projeto de Lei que proíbe fogos de artifício e shows pirotécnicos na cidade

28 abril 2021 - 11h24ASCOM

A vereadora Raquel Bryk apresentou um Projeto de Lei que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício ou artefatos pirotécnicos, com a finalidade de seguir uma tendência mundial de respeito à qualidade de vida das pessoas e dos animais, reforçando o compromisso pessoal de uma gestão com a humanização e bem-estar de toda a população de Corumbá, seja da zona urbana, rural ou ribeirinha.

O projeto foi apresentado na sessão ordinária de ontem, terça-feira, 27 de abril. Segundo ela, a proposta se refere a fogos de artifício ou shows pirotécnicos que causam estouro, estampido, poluição sonora ou poluição do ar, bem como a utilização desses tipos de fogos ou artefatos por qualquer órgão da administração municipal, direta, indireta e de economia mista, em quaisquer eventos públicos: festividades, lançamentos, comemorações e inaugurações de obras, organizadas pela administração pública.

A preocupação da vereadora é com os danos provocados ao ambiente e a saúde de pessoas e animais, já que causa vários danos ao corpo, à qualidade de vida das pessoas e à fauna e que por isso mesmo é considerado um problema de saúde pública mundial. “É uma prática bastante apreciada por algumas pessoas que pode causar danos irreversíveis aos animais, seja silvestres ou domésticos, ao ambiente e também às pessoas, podendo ser entendida como uma forma de poluição atmosférica e sonora”, salientou.

O Projeto de Lei prevê que a proibição se estende a recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e locais privados aos eventos patrocinados e ou apoiados por quaisquer órgãos da administração pública municipal, e que em caso de violação à legislação, será instaurado procedimento administrativo disciplinar, com penalidade ao responsável pela utilização e manuseio do artefato sonoro, independentemente de outras sanções de natureza civil a serem promovidas pelo município.

HEMONÚCLEO

Por outro lado, Raquel Bryk reivindicou junto às pastas de Infraestrutura e de Saúde, a realização de limpeza, com roçada da área onde se localiza o Hemonúcleo de Corumbá, que está com m ato alto, um péssimo exemplo que pode causar proliferação de mosquitos transmissores da dengue e outras doenças.

Também à pasta de Infraestrutura, a vereadora solicitou limpeza e desobstrução das manilhas existentes na Rua Frei Mariano, entre a Avenida Porto Carreiro e a Rua Joaquim Murtinho, que se encontram entupidas e cheias de lixo. Explicou que “isso pode ocasionar alagamentos de casas e comércios existentes na região, em períodos de chuvas”.

TRÂNSITO

À Agetrat, a vereadora está reivindicando implantação de semáforo ou outro tipo de sinalização para reduzir os acidentes que estão acontecendo no cruzamento da Rua Pastor Carlos Padilha com a Avenida Senador Paulino Lopes da Costa, no Bairro Padre Ernesto Sassida. Ela alertou que, a partir da pavimentação dessas ruas, veículos trafegam em alta velocidade, desrespeitando a sinalização, e que é preciso adotar providências para evitar o pior.

RECONHECIMENTO

Ainda durante sessão da Câmara, Raquel Bryk requereu Moção de Aplauso, Reconhecimento e de Congratulações às pessoas que integram o GAPA (Grupo de Apoio e Proteção aos Animais) e à ACLAA (Associação Corumbaense e Ladarense de Apoio aos Animais), pelos relevantes serviços prestados em defesa dos animais nos municípios de Corumbá e Ladário.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal