Menu
sexta, 15 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Após medidas duras, MS registra queda na taxa de contágio e novos casos de Covid

28 abril 2021 - 09h00Portal do Governo de MS

Três semanas após o decreto do Governo do Estado que fechou o comércio não essencial e restringiu a mobilidade da população por 10 dias com objetivo de frear a pandemia que vinha batendo recordes em Mato Grosso do Sul no final do mês de março, os resultados dessas duras medidas começam a aparecer.

Os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde na última semana mostram redução de indicadores importantes no controle da doença. “Temos dados que nos aliviam, a taxa de contágio, que é um referencial importante para que possamos mensurar o crescimento da doença, decaiu abaixo de 1,01%. Isso é sinal que a doença começa a decrescer. Isso nos alegra porque é fruto do decreto que fizemos e está tendo resultado agora”, destacou o secretário de saúde, Geraldo Resende na live de segunda-feira (26).

A diminuição da taxa de contágio consequentemente reduziu o número de casos confirmados de Covid nas semanas seguintes. Conforme mostra o gráfico abaixo, a semana 16 fechou com 3.284 casos a menos que a semana 13 que bateu recorde e também motivou as medidas restritivas no Estado.

Nos dados consolidados do mês, por enquanto abril acumula 29.640 novos casos, enquanto o mês de março fechou com 34.070 novos positivos para a doença. 

A secretária adjunta da saúde, Christine Maymone celebrou a diminuição da taxa de contágio no fechamento da 16° semana da pandemia que compreende o período de 18 a 24 de abril, mas ponderou que o número de óbitos segue elevado e Mato Grosso do Sul caminha para fechar o pior mês da pandemia.

“O recorde histórico foi na 14° semana que foi 397, e na semana 16 tivemos 305. Mas não estamos diminuindo o número de óbitos. Se você acompanha o nosso boletim, nos casos consolidados em março tivemos 1.077 óbitos, e agora em abril que ainda não terminamos, estamos com 1.142 óbitos”, alertou.

Prosseguir

Nesta quarta-feira (28) o Governo do Estado atualiza o mapa situacional dos municípios de Mato Grosso do Sul no Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) para o período de 29 de abril a 12 de maio. 

A atualização pode modificar o toque de recolher recomendado para as 79 cidades do Estado conforme sinalizam as bandeiras atribuídas a cada cidade, seguindo o decreto estadual n° 15.644. 

A apresentação do novo mapa ocorrerá durante live da saúde transmitida via redes sociais do Governo do Estado a partir das 10h30. 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia do Professor
Façanha destaca papel do professor no período pós-pandemia
Corumbá
Foragido é preso em ronda no bairro Generoso
Corumbá
Dupla é presa com 20 quilos de maconha
Evento
IFMS realizará Festival de Arte e Cultura 2021 de forma virtual
Reforço
Saúde de Corumbá e Ladário recebem mais de 500 equipamentos doados pela Vale
Porto Murtinho
Mulher é multada em mais de R$ 20 mil por exploração ilegal de madeira
Agenda
Povo das Águas atende ribeirinhos da região do Taquari a partir de 24 de outubro
Atualização Vacinal
13 unidades de saúde participam do Dia D de Multivacinação neste sábado em Corumbá
Corumbá
Vereador busca recursos para atender necessidades do Conselho Municipal Antidrogas
Monitoramento
Defesa Civil alerta para chance de novos temporais

Mais Lidas

Agenda Cultural
Marcynho Sensação se apresenta no estádio Arthur Marinho nesta sexta, dia 15
Destaque
Presídio feminino de Corumbá está na lista dos 30 melhor avaliados do país
Associação Criminosa
Segunda fase da operação Dark Card prende ex-funcionário público e empresário
Tempo
Chuvas retornam com chance de grandes acumulados para região sul do Estado