Menu
segunda, 01 de março de 2021
Governo do Estado - Campanha de Março
Geral

Após incêndio de creche em Ladário, alunos serão remanejados para outras unidades

19 outubro 2016 - 18h00Gesiane Medeiros
Incêndio atingiu dormitório onde estavam 13 crianças. Foto: Divulgação

O incêndio de grandes proporções no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professor Antônio Florêncio de Macedo, no bairro Mista em Ladário, teve inicio no começo da tarde de hoje (19), por volta das 12h50. A instituição que possui 80 alunos de 0 a 5 anos teve um de seus pavimentos totalmente destruído. No momento havia 33 crianças e 7 funcionários, felizmente ninguém ficou ferido.

O 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros deslocou quatro viaturas e 15 militares para combater as chamas que iniciaram pelo depósito do prédio, onde havia grande quantidade de material inflamável, como lenções, colchonetes, itens de higiene e limpeza, livros e materiais de escritório, em seguida a chama se alastrou pela secretaria e por um dos dormitórios da creche, onde dormiam 13 crianças, todas foram salvas sem ferimentos.

O trabalho dos Bombeiros foi árduo e duraram horas, foram 6.500 litros de água para combater as chamas que tiraram de cena a alegria das crianças, para um local cinza e destruído. Foram danificados, ventiladores, computadores, televisores, impressoras, vários documentos e outras coisas mais. Para os bombeiros empenhados na missão, que contaram com a cooperação da Marinha do Brasil e de funcionários da empresa Granel Química, a eficiência da equipe escolar foi de sua importância, conseguiram manter a calma e evacuar todas as crianças em segurança. Foi realizada uma contagem entre os alunos e nenhum ficou ferido. Apenas uma mãe, passou mal assim que soube do ocorrido e foi devidamente socorrida.

Equipe dos Bombeiros levaram horas para conseguir exterminar as chamas. Foto: Divulgação

Em nota, a prefeitura de Ladário informou que ao longo dessa gestão a instituição passou por obras de expansão e aguardava finalização de processo para climatização das salas. Afirmou que as 80 crianças do atendidas pelo Cemei serão remanejadas para outras instituições adequadas a necessidade da faixa etária de cada uma, que também contaram com transporte para todos conseguirem se deslocar com tranquilidade aos novos endereços.

Os pais dos alunos da creche foram atendidos pela secretária de educação do município, Maria Eulina Rocha dos Santos, e foram assegurados, que nenhum criança ficará desamparada, todos retornarão as aulas no dia 25 de outubro.

Incêndio começou pelo depósito. Foto: Divulgação

A prefeitura informou ainda que só divulgará os danos materiais do acidente após a avaliação da equipe de engenheiros da Prefeitura do município.  

Confira nota de esclarecimento enviada pela Prefeitura municipal de Ladário na íntegra:

Com relação ao incêndio no Centro Municipal de Educação Infantil – CEMEI Professor Antônio Florêncio de Macêdo, localizada no bairro da Mista, ocorrido no início da tarde desta quarta-feira, 19 de outubro, a Prefeitura de Ladário esclarece-se:

1) No momento do incidente, 33 crianças e sete funcionários da Prefeitura de Ladário estavam no local. Porém, graças aos esforços dos mesmos, com o apoio do Corpo de Bombeiros, Militares da Marinha do Brasil e funcionários da Empresa Granel Química, todos foram socorridos e retirados pelas três saídas existentes no prédio. Não houve feridos.

2) Ao todo, a CEMEI atende 80 alunos de 0 a cinco anos, sendo, deste total, 45 crianças no período integral (0 a 03 anos); no matutino,  21 crianças (04 a 05) e vespertino, com 14 estudantes de (04 a 05).

3) Ao longo desses oito anos, a atual administração realizou reformas na CEMEI Antônio Florêncio, que foi ampliada com duas novas salas de aulas, e a reforma e ampliação de três salas já existentes, além da instalação de uma brinquedoteca.

4) Segundo o Prefeito José Antonio Assad e Faria, além das reformas feitas, para 2016, já está em andamento o processo de publicação da reforma da parte elétrica, para a climatização do prédio, assim, como vem ocorrendo em outras CEMEIS de Ladário, que também ganharam aparelhos de ar condicionado.

5) Em relação aos alunos, a Secretaria de Educação realizou um mapeamento e designou as crianças do período integral para serem atendidas no CEMEI Mariano da Silva Carneiro, localizado no bairro Boa Esperança.

6) Em relação aos estudantes da pré-escola, na idade de 04 a 05 anos, as aulas serão transferidas para a Escola Municipal Irmã Régula, que também atende no bairro Boa Esperança.

7) Além disso, para atender a demanda de todos, será disponibilizado o transporte para os estudantes se deslocarem até as duas instituições.

8) As aulas retornarão no próximo dia 25 de outubro, seguindo assim, a recomendação dos pais e responsáveis que participaram de uma reunião com a secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos, que na oportunidade, também frisou que os danos materiais só serão divulgados, logo após a avaliação da equipe de engenheiros da Prefeitura de Ladário.

Prefeitura de Ladário
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTE
Estadual de Futebol 2021: Campeão da Série B, Dourados bate Aquidauanense na estreia
POLICIAL
PRF recupera três veículos em caminhão cegonha no MS
POLICIAL
Motociclista sem habilitação desacata policiais e é algemado no Guaicurus
GERAL
Acessos ao Porto Geral fica fechado para evitar aglomerações e brigas
SAÚDE
Corumbá abre hoje vacinação para idosos a partir de 78 anos
POLICIAL
Motorista embriagado bate carro e desacata policiais no Centro
POLICIAL
PM prende homem foragido da justiça por falsa identidade no Centro
ESPORTE
Retorno do Programa Bolsa Atleta é solicitado na Câmara de Corumbá
POLICIAL
Mulher é espancada em Ladário e marido é preso
ACIDENTE DE TRÂNSITO
Jovem bate carro em árvore e fica ferido no Universitário

Mais Lidas

EDUCAÇÃO
IFMS oferece vagas para portadores de diploma e transferências no Campus Corumbá
TRÂNSITO
Capotamento na BR-163 mata adolescente e deixa motorista em estado grave
GERAL
Complexo hospitalar de Corumbá está com 85% de sua estrutura pronta
PESCA
PMA lança e disponibiliza Cartilha do Pescador 2021 com todas regras de pesca