Menu
quinta, 09 de dezembro de 2021
Governo do Estado - Dezembro
Mobile - Andorinha Dezembro
Geral

Apoio aéreo dos fazendeiros garantem a vacinação em massa no Pantanal de Corumbá

07 julho 2021 - 07h33Portal do Governo

Fazendeiros do Pantanal de Corumbá estão integrando a força-tarefa montada no município para a imunização em massa nas regiões de fronteira contra a Covic-19, deflagrada na última sexta-feira (2) pelo Governo do Estado. 

Por iniciativa do sindicato rural local, seus associados cederam aviões e pilotos para o deslocamento dos enfermeiros da Secretaria de Saúde Municipal para regiões de difícil acesso. Mais de mil vacinas Janssen, Coronavac e Astrazeneca foram disponibilizadas para vacinar os funcionários das fazendas. 

Nesta terça-feira, três aviões deslocaram para fazendas na sub-região pantaneira da Nhecolândia, a leste de Corumbá, com um lote de 300 vacinas, e estão previstos mais quatro sobrevoos nesta quarta para atender outras propriedades. 

O secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, disse que o município está contando com inúmeros parceiros para que a vacina chegue a regiões isoladas, como os empresários de turismo e agora o sindicato rural que viabilizou o meio aéreo. 

“Apoio este de suma importância para levar a imunização o mais breve possível a todos os corumbaenses que vivem no Pantanal”, ressaltou o secretário. “Nosso município possui uma peculiaridade em relação aos demais que é a enorme extensão territorial, e a sazonalidade da cheia e da seca que dificulta ainda mais o acesso.” 

Vacinação garantida 

Rogério observou que em muitas localidades do Pantanal o acesso somente é possível por via aérea, contudo, com essa força-tarefa será possível cumprir o compromisso de imunizar toda a população rural. “O deslocamento aéreo também dará maior agilidade na vacinação, pois temos pouco tempo para concluir a meta”, completou. 

A vacinação dos funcionários das fazendas iniciou-se na sede da fazenda Novo Horizonte, onde o acesso é feito por terra, com a aplicação de 378 vacinas Coronavac. Também está sendo atendida a população que vive nas sub-regiões do Taquari e do Paiaguás. 

“Os fazendeiros estão dando toda logística para garantir a imunização dos funcionários, a partir dos 18 anos, e acreditamos que vamos atender grande parte desses trabalhadores”, informou Luciano Leite, presidente do Sindicato Rural de Corumbá. 

Segundo o dirigente ruralista, os postos de vacinação estão sendo instalados em regiões polos que permitam o fácil acesso dos peões, que usam como transporte o trator, cavalo e barco a motor. “Temos mais aviões disponíveis, mas a equipe de vacinação é pequena, o pessoal da saúde está mobilizado na cidade”, explicou Leite. 

O sindicato solicitará ao Governo do Estado e à prefeitura de Corumbá um estoque de 500 doses da vacina Janssen para que a vacinação no Pantanal prossiga até domino. A vacinação nesta quarta-feira terá continuidade na Nhecolândia e chegará às fazendas localizadas na divisa com Mato Grosso, 

“Com isso, vamos imunizar mais de duas mil pessoas, as quais não seriam beneficiadas sem essa ação porque é difícil o deslocamento para a cidade”, disse o ruralista. “Estão sendo aplicadas tanto a primeira como a segunda dose e a procura tem sido muito grande.” 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corrida Eleitoral
Simone Tebet é lançada como pré-candidata do MDB pela Presidência da República
Primeira Semana
Deputado Paulo Duarte assume nove comissões na Alems e é relator do Refis ICMS
Tempo
Sol predomina e quinta-feira será de calor e tempo seco
Corumbá tem máxima de 37°C sem previsão de chuva
Solenidade
Empossado novo comandante do Corpo de Bombeiros de Corumbá
21 votos favoráveis
Polícia Penal de MS é aprovada com emendas e vai para sessão extraordinária
Barbaridade
Sargento aposentado estava bebendo antes de matar a mãe de 72 anos em Campo Grande
Oportunidade
Feirão Serasa Limpa Nome é prorrogado até 20 de dezembro
Fiscalização
Máquina de construção asfáltica roubada é impedida de entrar na Bolívia
Últimos Dias
Prazo para isenção da taxa do vestibular 2022 da UFGD encerra dia 10
Na Câmara
Vereador pede fiscalização mais intensa para maior segurança no trânsito

Mais Lidas

Barbaridade
Sargento aposentado estava bebendo antes de matar a mãe de 72 anos em Campo Grande
Fiscalização
Máquina de construção asfáltica roubada é impedida de entrar na Bolívia
Solenidade
Empossado novo comandante do Corpo de Bombeiros de Corumbá
21 votos favoráveis
Polícia Penal de MS é aprovada com emendas e vai para sessão extraordinária