Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Apoio aéreo dos fazendeiros garantem a vacinação em massa no Pantanal de Corumbá

07 julho 2021 - 07h33Portal do Governo

Fazendeiros do Pantanal de Corumbá estão integrando a força-tarefa montada no município para a imunização em massa nas regiões de fronteira contra a Covic-19, deflagrada na última sexta-feira (2) pelo Governo do Estado. 

Por iniciativa do sindicato rural local, seus associados cederam aviões e pilotos para o deslocamento dos enfermeiros da Secretaria de Saúde Municipal para regiões de difícil acesso. Mais de mil vacinas Janssen, Coronavac e Astrazeneca foram disponibilizadas para vacinar os funcionários das fazendas. 

Nesta terça-feira, três aviões deslocaram para fazendas na sub-região pantaneira da Nhecolândia, a leste de Corumbá, com um lote de 300 vacinas, e estão previstos mais quatro sobrevoos nesta quarta para atender outras propriedades. 

O secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, disse que o município está contando com inúmeros parceiros para que a vacina chegue a regiões isoladas, como os empresários de turismo e agora o sindicato rural que viabilizou o meio aéreo. 

“Apoio este de suma importância para levar a imunização o mais breve possível a todos os corumbaenses que vivem no Pantanal”, ressaltou o secretário. “Nosso município possui uma peculiaridade em relação aos demais que é a enorme extensão territorial, e a sazonalidade da cheia e da seca que dificulta ainda mais o acesso.” 

Vacinação garantida 

Rogério observou que em muitas localidades do Pantanal o acesso somente é possível por via aérea, contudo, com essa força-tarefa será possível cumprir o compromisso de imunizar toda a população rural. “O deslocamento aéreo também dará maior agilidade na vacinação, pois temos pouco tempo para concluir a meta”, completou. 

A vacinação dos funcionários das fazendas iniciou-se na sede da fazenda Novo Horizonte, onde o acesso é feito por terra, com a aplicação de 378 vacinas Coronavac. Também está sendo atendida a população que vive nas sub-regiões do Taquari e do Paiaguás. 

“Os fazendeiros estão dando toda logística para garantir a imunização dos funcionários, a partir dos 18 anos, e acreditamos que vamos atender grande parte desses trabalhadores”, informou Luciano Leite, presidente do Sindicato Rural de Corumbá. 

Segundo o dirigente ruralista, os postos de vacinação estão sendo instalados em regiões polos que permitam o fácil acesso dos peões, que usam como transporte o trator, cavalo e barco a motor. “Temos mais aviões disponíveis, mas a equipe de vacinação é pequena, o pessoal da saúde está mobilizado na cidade”, explicou Leite. 

O sindicato solicitará ao Governo do Estado e à prefeitura de Corumbá um estoque de 500 doses da vacina Janssen para que a vacinação no Pantanal prossiga até domino. A vacinação nesta quarta-feira terá continuidade na Nhecolândia e chegará às fazendas localizadas na divisa com Mato Grosso, 

“Com isso, vamos imunizar mais de duas mil pessoas, as quais não seriam beneficiadas sem essa ação porque é difícil o deslocamento para a cidade”, disse o ruralista. “Estão sendo aplicadas tanto a primeira como a segunda dose e a procura tem sido muito grande.” 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira