Menu
terça, 26 de outubro de 2021
Cassems - Melhores e Maiores - Edição 2021
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Ao menos 3 cidades de MS receberam alerta sobre racionamento em agosto

02 setembro 2021 - 10h17Redação

Assim como em outros lugares do Brasil, a água em Mato Grosso do Sul tem se tornado mais escassa, por conta de efeitos climáticos, como a estiagem. Alguns rios no Estado estão com níveis muito baixos e ao menos três lugares chegaram a receber aviso que pode faltar água por conta crise hídrica.  

Nas últimas duas semanas, houve 50 alertas de aviso de intermitência ou falta de água no interior sul-mato-grossense, em 24 municípios, de acordo com levantamento feito na base de dados publicados pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), que atende quase todas as cidades.  

Ainda que a maioria seja referente a problemas comuns e manutenções nos serviços, ao menos três lugares os alertas foram especificamente sobre questões climáticas.   

Na última terça-feira (24), moradores de três bairros de Ladário, ficaram por pelo menos quatro horas com problemas no fornecimento, por conta do “aumento de consumo, aliado à escassez de chuvas e as altas temperaturas”, segundo a própria Sanesul.   

Por isso, foi informado pela empresa de que haveria queda de pressão na rede de abastecimento de água, ou seja, haveria mais dificuldade para que o recurso chegasse nas torneiras. Foi estimado também que haveria até desabastecimento completo de algumas casas.   

Na última segunda-feira (23), quase toda a cidade de Amambai apresentou problemas de abastecimento, devido aos mesmos fatores, entre às 17h e 22h. No dia anterior, o problema havia se estendido das 10h até às 20h.   

Em Caracol, a situação aconteceu em quatro bairros, entre 16h55 e 20h do último domingo (21). Em meados de agosto,  Corumbá e Coxim chegaram a passar por algum tipo de dificuldade nesse aspecto.   

Crise hídrica

A Sanesul informou, quando questionada, que "não há falta de água nas cidades operadas pela Companhia, nem racionamento". Ocorre que todos os avisos feitos por ela já se encerraram, conforme analisado nesta quarta-feira. A empresa diz estar com "atenção redobrada", já que monitora "todos os sistemas de abastecimento de água durante essa que se mostra a maior crise de escassez de chuvas dos últimos cem anos".  

"Entre as iniciativas da empresa, as equipes técnicas das áreas de operação, manutenção eletromecânica e qualidade da água inspecionam diariamente as captações e avaliam as instalações hidráulicas dos municípios operados, bem como, o desempenho dos motores, bombas e equipamentos eletroeletrônicos para manutenções preventivas no período".   

A concessionária afirma que tem furado poços em todo Estado para aumentar a captação de água e garantir o fornecimento, além de realizar monitoramento diário. "Com falta de chuvas, há perda de produção natural dos poços e baixo nível dos rios. A situação tem exigido atenção redobrada da empresa e seu corpo técnico, com ações preventivas e investimentos, para que não chegue ao ponto de fazer racionamento".   

"A empresa também conta com o apoio e participação da população para que economize mais do que nunca neste momento. Precisamos da ajuda de todos, usando a água tratada com sabedoria, economizando e não desperdiçando", finaliza a Sanesul.   

 

Informações do Campo Grande News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Instalação de polo da Universidade Estadual em Corumbá é solicitada na Câmara
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa
Prevenção
Vereador pede instalação de telas de proteção no prédio do antigo Cine Anache
Resgate +
Ministério do Meio Ambiente lança Programa de Resgate da Fauna Silvestre em Corumbá
Nova Corumbá
Foragido é preso com diversos itens suspeitos na mochila
Presente Inesperado
Policiais Militares de Corumbá fazem surpresa em aniversário de criança que sonha em ser PM
Reivindicação
Vereadores pedem retorno das aulas presenciais na Rede Municipal
Representatividade
Sancionada Lei que institui o Prêmio Zumbi dos Palmares em Corumbá
Péssimas Condições
Morte de motorista na BR 262 é mais um alerta para o perigo do tráfego na rodovia
Campo Grande
Casa Rosa: atendimento integrado contra o câncer de mama inaugura em novembro

Mais Lidas

Denúncia
Sem resposta, passageira recorre a rede social para reclamar da Buser
Acidente
Rapaz sofre fraturas após ser atropelado na saída da quermesse em Ladário
Mundo Novo
Jovem é preso por disparos e porte ilegal de arma de grosso calibre
Procurados
Membros do PCC presos na fronteira com MS são entregues à polícia brasileira