Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Ao menos 3 cidades de MS receberam alerta sobre racionamento em agosto

02 setembro 2021 - 10h17Redação

Assim como em outros lugares do Brasil, a água em Mato Grosso do Sul tem se tornado mais escassa, por conta de efeitos climáticos, como a estiagem. Alguns rios no Estado estão com níveis muito baixos e ao menos três lugares chegaram a receber aviso que pode faltar água por conta crise hídrica.  

Nas últimas duas semanas, houve 50 alertas de aviso de intermitência ou falta de água no interior sul-mato-grossense, em 24 municípios, de acordo com levantamento feito na base de dados publicados pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), que atende quase todas as cidades.  

Ainda que a maioria seja referente a problemas comuns e manutenções nos serviços, ao menos três lugares os alertas foram especificamente sobre questões climáticas.   

Na última terça-feira (24), moradores de três bairros de Ladário, ficaram por pelo menos quatro horas com problemas no fornecimento, por conta do “aumento de consumo, aliado à escassez de chuvas e as altas temperaturas”, segundo a própria Sanesul.   

Por isso, foi informado pela empresa de que haveria queda de pressão na rede de abastecimento de água, ou seja, haveria mais dificuldade para que o recurso chegasse nas torneiras. Foi estimado também que haveria até desabastecimento completo de algumas casas.   

Na última segunda-feira (23), quase toda a cidade de Amambai apresentou problemas de abastecimento, devido aos mesmos fatores, entre às 17h e 22h. No dia anterior, o problema havia se estendido das 10h até às 20h.   

Em Caracol, a situação aconteceu em quatro bairros, entre 16h55 e 20h do último domingo (21). Em meados de agosto,  Corumbá e Coxim chegaram a passar por algum tipo de dificuldade nesse aspecto.   

Crise hídrica

A Sanesul informou, quando questionada, que "não há falta de água nas cidades operadas pela Companhia, nem racionamento". Ocorre que todos os avisos feitos por ela já se encerraram, conforme analisado nesta quarta-feira. A empresa diz estar com "atenção redobrada", já que monitora "todos os sistemas de abastecimento de água durante essa que se mostra a maior crise de escassez de chuvas dos últimos cem anos".  

"Entre as iniciativas da empresa, as equipes técnicas das áreas de operação, manutenção eletromecânica e qualidade da água inspecionam diariamente as captações e avaliam as instalações hidráulicas dos municípios operados, bem como, o desempenho dos motores, bombas e equipamentos eletroeletrônicos para manutenções preventivas no período".   

A concessionária afirma que tem furado poços em todo Estado para aumentar a captação de água e garantir o fornecimento, além de realizar monitoramento diário. "Com falta de chuvas, há perda de produção natural dos poços e baixo nível dos rios. A situação tem exigido atenção redobrada da empresa e seu corpo técnico, com ações preventivas e investimentos, para que não chegue ao ponto de fazer racionamento".   

"A empresa também conta com o apoio e participação da população para que economize mais do que nunca neste momento. Precisamos da ajuda de todos, usando a água tratada com sabedoria, economizando e não desperdiçando", finaliza a Sanesul.   

 

Informações do Campo Grande News

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal