Menu
terça, 19 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

André e Rose lideram 1ª pesquisa para o Governo em eleição 2022

03 março 2021 - 10h18O Jacaré

O ex-governador André Puccinelli (MDB) e a deputada federal Rose Modesto (PSDB) lideram a primeira pesquisa sobre a sucessão de Reinaldo Azambuja (PSDB). Realizado em 20 municípios com 1,7 mil eleitores, o levantamento do Instituto Ranking mostra que não há candidato a governador favorito e qualquer um pode despontar nas eleições de 2022.

Outra constatação é que os pré-candidatos em campanha, como o senador Nelsinho Trad (PSD), o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB) e a senadora Soraya Thronicke (PSL) vão precisar gastar sola de sapato para se tornarem conhecidos e despontarem com chance de serem competitivos na sucessão estadual.

Prefeito da Capital e governador do Estado por dois mandatos, Puccinelli lidera todos os cenários. Na espontânea, ele surge com 6,35%, enquanto no cenário mais provável, o emedebista tem 12,06%. A sondagem mostra que o ex-governador perdeu o gás com ao se enrolar nas denúncias de corrupção e até ser preso duas ocasiões pela Polícia Federal, em 14 de novembro de 2017 e 20 de julho de 2018.

A segunda colocada é a deputada Rose Modesto, com 4,06% na espontânea e 9,18% no cenário com poucos candidatos. Ela tem 7% na primeira hipótese. No entanto, a tucana não é a preferida do PSDB, que já lançou Eduardo Riedel. Aliás, Reinaldo pode ter dado o golpe de misericórdia nos sonhos da deputada ao fechar aliança com o Podemos, que era apontado como o partido reserva para ela ser candidata em 2022.

O presidente regional do Podemos, Sérgio Murilo Nascimento Mota, virou secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, ou seja, principal articulador político de Reinaldo. Ao aceitar o cargo, ele acabou endossando a candidatura de Riedel apesar do empenho de Rose nas eleições municipais, que conseguiu eleger três vereadores em Campo Grande.

Alvo de várias ações por improbidade e acusado de receber propina na licitação do lixo, o senador Nelsinho aposta no apoio da mídia e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para superar o desgaste e ganhar força na disputa do Governo. Ele surge com 6,29% em um cenário e fica em 5º lugar na possibilidade de uma penca de candidatos. Na espontânea, ele ficou com apenas 2,06%.

Segundo colocado na disputa de 2018 e depois de conquistar mais de 600 mil votos, o juiz federal Odilon de Oliveira (sem partido) viu o capital político encolher drasticamente em dois anos. Na espontânea, ele ficou com 3,53%, em 3º lugar. Já no outro cenário estimulado, o magistrado obteve 4,24%, em 3º lugar. Isso significa que ele ficou com um décimo dos votos conquistados há dois anos.

Eduardo Riedel colhe os desgastes da administração do PSDB e ficou com 1,53%, em 7º lugar na espontânea, atrás também da ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina (DEM), com 3,29%, do ex-governador Zeca do PT, com 2,24%, e de Nelsinho, com 2,06%.

Na pesquisa com poucos candidatos, Riedel ficou em 4º, com 5,82%, atrás de Nelsinho, Rose e André. Já no cenário com vários candidatos, o tucano obteve 3,59%, 6º lugar, atrás de André (9,18%), Rose (7%), Odilon (4,24%), Tereza Cristina (4,12%) e Nelsinho (3,71%).

Ele consegue ficar a frente do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), que obteve apenas 2,06%. Isso significa que o médico não é tão querido em Mato Grosso do Sul como em nível nacional, já que chegou a pontuar o dobro em pesquisa visando a sucessão de Jair Bolsonaro em 2022. Na espontânea, Mandetta obteve apenas 1,47%.

O Instituto Ranking mostra que o mais rejeitado é Zeca, com 12,35%. O petista é seguido por outros políticos acusados de corrupção, como André (10,12%), Delcídio do Amaral (PTB), com 9,18% e Nelsinho (8,53%).

A pesquisa mostra um cenário nebuloso e, pela primeira vez, a disputa pela sucessão estadual começa sem um amplo favorito, com mais de 30% nas pesquisas. Todos possuem chance de chegar ao segundo turno e de crescer no decorrer da pré-campanha.

Como o tempo de campanha é curtíssimo, de apenas 45 dias, a chance do candidato crescer neste período é remota. Isso quer dizer que quanto mais cedo o candidato ou candidata colocar o bloco na rua, maior a chance de ter sucesso em 2022.

Preferida pelo PSDB de novo, Rose pode ficar também sem a janela, já que o Podemos embarcou na gestão de Reinaldo e sinaliza apoio a Riedel Foto: Divulgação

Deixe seu Comentário

Leia Também

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade
Incentivo
Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março
Semana do Jovem Eleitor
Campanha do TSE nas redes sociais incentiva o voto entre jovens de 16 e 18 anos
Acima da meta
Acórdãos do Tribunal de Justiça de MS são publicados em até três dias úteis
Internacional
Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Mãe e Filho
Homem descumpre medida protetiva e é preso com 30 trouxinhas de pasta base
Cheff Escolar
Software auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
Novidade da edição
Campeonato de Arremesso do FIPEC 2024 teve mulher como campeã

Mais Lidas

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
AGETRAT
Estudo aponta que 4,75% dos condutores desrespeitam o sinal vermelho em Corumbá
Consolidado
FIPEC 2024 premia vencedores e bate recorde em todas as áreas