Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Amassador de PETs desenvolvido por alunos do Sesi é apresentado a catadores de Corumbá e Ladário

04 julho 2017 - 08h55Redação

Um grupo de alunos da Escola do Sesi de Campo Grande (MS), que participou do desenvolvimento do Urupet, amassador portátil de garrafas PETs premiado pela associação educativa Junior Achievement e considerado uma das 11 invenções mais inovadoras do Brasil no Desafio Criativos da Escola 2016, esteve na Escola do Sesi de Corumbá (MS) nesta segunda-feira (03/07) para apresentar o protótipo para os alunos e, principalmente, aos catadores de materiais recicláveis da cidade e também de Ladário.

Aluno demonstra facilidade do Urupet. Foto: Divulgação

A ação faz parte do projeto “Urupet na Estrada”, que vai percorrer as escolas do Sesi do Estado até o próximo dia 6 de julho para apresentar o protótipo como ferramenta facilitadora para os catadores de materiais reciclados, além de demonstrar conceitos de robótica e empreendedorismo estudados nas escolas da rede. Depois de Corumbá, o projeto vai passar pelos municípios de Maracaju e Dourados nesta terça-feira (04/07), Naviraí na quarta-feira (05/07) e Três Lagoas e Aparecida do Taboado na quinta-feira (06/07).

A diretora da Escola do Sesi de Corumbá, Miriam Corrêa da Silva de Jesus, classificou a apresentação como um momento de troca entre os alunos e a comunidade. “Tanto os nossos alunos, quanto os catadores de materiais recicláveis ficaram muito satisfeitos com a dinâmica utilizada pelos alunos de Campo Grande. Esse tipo de projeto resulta, invariavelmente, em crescimento para todos que participam”, declarou.

Um dos catadores que participaram da ação, Samuel Moreira, afirmou tratar-se de uma experiência válida sobretudo pelo fato do protótipo representar uma preocupação social dos alunos que o desenvolveram. “Além disso, o Urupet é feito de material barato e fácil de encontrar. Agora, vou tentar replicar a ferramenta junto aos catadores que trabalham junto comigo”, disse.

Segundo o professor César Henrique Zanatto, os alunos já estão extremamente familiarizados com o projeto, fator que facilita a apresentação. “Acredito que esse ciclo de viagens estimule a realização de novas pesquisas, de novos projetos. Replicar o resultado desse projeto nas escolas da rede é uma ação muito interessante, mostra que o Sesi está disposto a apoiar projetos úteis e interessantes como o Urupet”, afirmou.

Pedro Lucas Rocha Kohakura, de 13 anos, que está no 8º ano do Ensino Fundamental e integra a equipe que desenvolveu o protótipo, explica que, para a apresentação em Corumbá, foi levado um Urupet pronto e mais os materiais para montar outra unidade na presença dos catadores e demais alunos. “O mais legal é que ninguém esperava essa repercussão toda. Fizemos o protótipo com o único objetivo de ajudar as pessoas que vivem da reciclagem e acabamos reconhecidos a nível nacional”, relatou.

Catadores se mostraram satisfeitos com a ferramenta desenvolvida pelos alunos. Foto: Divulgação

Já Pedro Victor da Silva Pacheco Moreira, de 14 anos, que é aluno do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Corumbá, disse não se surpreender com o reconhecimento dos colegas da Capital. “A escola oferece várias oportunidades e eles inventaram algo muito útil. Fico feliz por eles e ainda mais estimulado a participar das aulas de robótica”, declarou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24