Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Amanhã, deputados vão definir a distribuição de cargos na mesa

29 janeiro 2019 - 10h02Correio do Estado

Amanhã (30) deverá ser revelado todos os nomes que vão compor a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. As cadeiras da segunda e terceira vice-presidência e segunda secretaria, vão ficar com o G10, grupo formado pela maioria de deputados novatos.

Até o momento, já foram definidos os nomes da presidência da Casa de Leis, a vice-presidência, primeira e terceira secretaria. O deputado Paulo Corrêa (PSDB) já é nome praticamente confirmado para assumir a presidência, ele tem 22 votos dos 24 deputados.

O parlamentar Onevan de Matos (PSDB) disputou internamente com Corrêa no partido para ser o candidato para a cadeira de presidente, mas seu correligionário foi voto vencido.

Matos ficou irritado com a situação, chegou a lançar uma candidatura avulsa, mas não levou adiante por considerar que tudo já estava acertado acerca de Paulo Corrêa. Nenhum outro parlamentar decidiu disputar com o tucano, que assume seu sétimo mandato a partir de 1º de fevereiro e é chapa única.

Antes mesmo de ser o candidato do PSDB, o futuro presidente da Casa de Leis já estava conversando com outros deputados e pedindo apoio.

Com isso, o MDB perde a presidência após quatro anos sendo liderada pelo emedebista Junior Mochi. Como ele não disputou a reeleição para deputado estadual e sim para o governador, Eduardo Rocha (MDB) ficará com a primeira vice-presidência.

Zé Teixeira (DEM) já tem 15 votos dos deputados para retornar ao cargo de primeiro secretário, que ocupa desde 2015, de acordo com Corrêa. O G10 tinha a pretensão de disputar a vaga, mas desistiu quase dois meses depois, reivindicando então, a segunda secretaria, cargo que era para ser do PT, além da segunda e terceira vice-presidência.

Porém, Capitão Contar (PSL), decidiu disputar a primeira secretaria com Teixeira de forma avulsa. “Faço parte do G10 por acreditar que o grupo, nomeado ‘renovação’, será unido e coeso na condução dos trabalhos da Casa, principalmente nas comissões. Minha decisão em concorrer, de forma avulsa, ao cargo de 1º Secretário não se trata de romper tratativas do grupo, mas de ser uma opção nova ao atual candidato. Não sou obrigado a consentir com aquilo que não acredito”, declarou.

Sobre a candidatura de Contar, Corrêa explicou ser natural o político disputar chapa com outro deputado. “É um direito que ele assiste. Para nós, o que interessa para entrar na chapa é a pessoa trazer uma lista assinada com 13 votos”, explicou.

A segunda secretaria é ocupada pelo PT desde 2011. Já foram responsáveis pela cadeira os deputados Paulo Duarte, Pedro Kemp, Cabo Almi e agora por último, o parlamentar não reeleito, Amarildo Cruz.

Os petistas disseram que não abririam mão da vaga, até o G10 pedir a cadeira. Com isso, Corrêa precisou conversar Kemp a deixar a vaga para o grupo. O futuro presidente alegou “gesto de grandeza” do petista e um “grupo de dez é maior do que dois”.

Com os nomes escolhidos, devem ser revelados agora, qual dos dez deputados do G10, vão fazer parte da Mesa.

O grupo vai se reunir na quarta-feira às 14h e definir entre eles. Ainda não há local definido para reunião. “Depois de decidirmos, vamos passar os nomes para o Corrêa e ele deve levar ao governador (Reinaldo Azambuja). O grupo não deve se reunir com o governador. Pelo menos não há nada marcado”, comentou Herculano Borges (SD), um dos líderes do G10.

Ele não adiantou os indicados, mas disse já ter uma análise prévia. “Não podemos falar, porque pode mudar em cima da hora. Vamos deixar para anunciar no dia”, revelou Borges.

Estão no G10: Herculano Borges e Lucas de Lima, ambos do Solidariedade; Coronel David e Capitão Contar, do PSL; Londres Machado do PSD; João Henrique Catan, filiado ao PR; Evander Vendramini e Gerson Claro, os dois do PP; Jamilson Name (PDT) e Neno Razuk, do 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril