Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Alunos da escola Clio Proença desenvolvem projeto de Horta Escolar

28 agosto 2019 - 07h34Prefeitura de Corumbá

A Escola Municipal Clio Proença fez nesta terça-feira, 27 de agosto, a primeira colheita da Horta Escolar concomitante com a I Horta Literária. A Iniciativa faz parte do projeto “Educação, Comunicação e Horta Escolar – EDU. COMHORTA: Tecnologia e Sustentabilidade através da Horta Escolar, que envolve os alunos dos 6os anos A e B, 7º Ano A e 8º ano B.

O projeto foi elaborado com a participação dos professores de área: Elisangela Vilalva, Luciene Batista, Luiz Minzão, Rodneya Auxiliadora e do Professor de Apoio ao uso das Tecnologia, Comunicação e Informação – PROATIC Rogério de Moura Xavier. Sendo dividido em outros subprojetos que farão parte de todo o processo, sendo elencados como segue:

Projeto Canteiros do Saber: Desenvolvidos pelos alunos do 8º ano B sobre a tutela das Professoras de Língua Portuguesa (Luciene Batista) e Matemática (Elizangela Vilalva), nesse subprojeto serão trabalhados conceitos de volume, área, medidas, geometria, elaboração de Diário de Bordo, resenhas, produção textual entre outras atividades.

Projeto horta sustentável com irrigação automatizada: pretende-se trabalhar os conceitos de programação com Arduino e a implantação do sistema de irrigação, sendo ainda responsável pela elaboração e acompanhamento da Composteira e Minhocario onde os alunos do 7º ano A, trabalharão com as noções de ciência e biologia, sob a responsabilidade do professor Luiz Minzão.

Projeto Mão na Massa: Horta suspensa e Viveiros com materiais Recicláveis: de Responsabilidade dos alunos dos 6os anos A e B e da Professora Rodneya Auxiliadora, será desenvolvido atividade inerentes a língua Portuguesa bem como a elaboração e manutenção da horta de PET e de viveiro de mudas com materiais reciclável. Em todos os projetos são trabalhados os conceitos de sustentabilidade e Bioeconomia.

O objetivo do Projeto é proporcionar aprendizagem ao aluno sobre educação ambiental e sustentabilidade através do plantio e manutenção de horta escolar e desenvolvimento de um sistema de irrigação com base nos conceitos de programação e robótica básica, utilizando o Arduino. 

A I Horta Literária que acontece nesta data, faz parte do Projeto Edu.ComHorta: “Canteiros do Saber” traz uma abordagem sobre aplicação de uma horta no ambiente da Escola Municipal “Clio Proença”, sendo utilizado como método de ensino para Educação Ambiental e Alimentação Saudável e para aplicação da  Interdisciplinaridade. 

A horta escolar ensina os alunos sobre sustentabilidade, agroecologia e cidadania. Aborda também, uma série de habilidades que são exploradas em sala de aula, nas aulas de Língua portuguesa e Matemática. 

São 4 canteiros que produzem alimentos como alface, cebolinha e salsinha, monitorados pelos  alunos que têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma horta, podendo replicá-lo em seus lares.

Outro ponto fundamental, é que além de ocupar um espaço físico ocioso, os alimentos produzidos podem exercer um papel complementar na merenda escolar, e ainda, estimular hábitos alimentares mais saudáveis, e a preservação do meio ambiente.

 O Projeto Edu.ComHorta: “Canteiros do Saber”, tem como orientadores o Professor Rogerio de Moura Xavier ((PROATIC)), as professoras Luciene Batista (Língua Portuguesa) e Elizangela Vilalva (Matemática), contando com o apoia Direção e Coordenação Colegiada, Núcleo de Tecnologia Educacional de Corumbá – NTEC, e do Sr. João Mario e equipe.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Em táxi
Brasileiro é preso com 16 kg de maconha na fronteira