Menu
quinta, 01 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Alistamento Militar 2026 começa hoje e amplia vagas para mulheres

01 janeiro 2026 - 09h17Danielly Carvalho

O Alistamento Militar 2026 tem início nesta quinta-feira (1º) e vai até 30 de junho. A inscrição é obrigatória para homens que completam 18 anos neste ano e, pelo segundo ano consecutivo, também está aberta às mulheres, de forma voluntária, na mesma faixa etária.

O cadastro pode ser feito pela internet, no sistema de alistamento online, inclusive por brasileiros que vivem no exterior. Quem preferir o atendimento presencial poderá procurar, a partir desta sexta-feira (2), a Junta de Serviço Militar mais próxima da residência. Os endereços estão disponíveis no site oficial do alistamento.

Criado em 2024, o serviço militar feminino oferta, em 2026, 1.467 vagas em todo o país. Do total, 1.010 são destinadas ao Exército, 300 à Aeronáutica e 157 à Marinha. A expectativa do Ministério da Defesa é ampliar gradualmente esse número nos próximos anos.

A distribuição das vagas também cresceu. Em 2025, o programa estava presente em 28 municípios de 13 estados e no Distrito Federal. Neste ano, alcança 145 cidades em 21 estados, além do DF. No primeiro ano da iniciativa, 33.721 mulheres se inscreveram.

Após o alistamento, homens e mulheres passam pelas etapas de seleção, designação e incorporação. Os selecionados começam as atividades no início de 2027, com duração inicial de 12 meses. O tempo de serviço pode ser prorrogado, conforme disponibilidade de vagas e interesse das Forças Armadas, por até oito anos.

A participação no serviço militar não garante estabilidade. Quem deseja seguir carreira precisa ingressar por meio de concursos públicos ou cursos de formação específicos das Forças Armadas.

Quem não regularizar a situação militar enfrenta restrições legais, como impedimento para tirar passaporte, assumir cargo público, prestar concursos, obter registro profissional ou se matricular em instituições de ensino.*Com informações do Ministério da Defesa.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
Confira os números da Mega da Virada 2025, sorteada nesta quinta
justiça
Moraes nega prisão domiciliar e mantém Bolsonaro preso na PF
geral
Caixa realiza hoje sorteio da Mega da Virada 2025 com prêmio recorde
tempo
Quinta-feira começa com sol e calor intenso em Corumbá e Ladário
Temperaturas variam entre 24°C e 38°C, com umidade baixa durante o dia e chance de chuva à noite
justiça
Moraes nega pedido da defesa de Bolsonaro para receber visita de sogro
Plantão
Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido no bairro Popular Nova
Apostas
Mega da Virada sai hoje a noite; saiba como apostar
Plantão
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no Aeroporto
geral
Feira muda de local no dia 31 e coleta de lixo para no feriado
Atividades passam por alterações no fim de ano; serviços voltam ao normal na sexta-feira
tempo
Quarta-feira de sol e calor antecede festas de Ano-Novo em Corumbá e Ladário
Temperaturas variam entre 23°C e 39°C com possibilidade de pancadas de chuva à tarde

Mais Lidas

Educação
Entrega de kits escolares e uniformes para 2026 começou no Estado
polícia
Polícia Civil indicia motoristas por acidentes fatais registrados em Corumbá
licitação
18ª Brigada de Infantaria de Pantanal abre licitação para serviços de manutenção
economia
Doces artesanais ganham espaço na ceia de Ano-Novo em Corumbá